sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Chá verde com menta......

Uma delícia! O chá verde com menta é típico dos países do magreb. Tradicionalmente é colocado numa chaleira de prata e servido em copos altos, coloridos, decorados .... É só esquentar água (não deixar ferver), depois adicionar chá verde, algumas folhas de hortelã (pode ser desidratado), deixar em infusão por alguns minutinhos e coar. Os tunisianos gostam de adoçar antes de servir..... Para dar um toque especial ao chá é só colocar alguns pignoles ou amendoin dentro do copo de chá......fica super saboroso. Para servir o chá nos conformes é só fazer o seguinte: levante bem a chaleira, e faça alguns movimentos enquanto coloca o chá nos copos. Quanto mais distante a chaleira do copo mais espuma e mais glamour. Meu sogro serve o chá lindamente ..... nos conformes ....

Mercadão Sampa.....

Abóboras.....

Foto tirada em outubro, metrô Mont-Royal.

Penne con Fave e Ricotta ....

Adoro este prato: fácil de preparar e super saboroso. É um prato do sul da Itália. Uma receitinha da Ursula Ferrigno, do livro "Pâtes à la folie". As receitinhas dela são supinpas e sempre dão certo. Como não tinha tempo para preparar o penne caseiro usei pronto mesmo. Fiz um pacote de 425 g......rendeu horrores. Também não tinha manjericão fresco assim usei um pouquinho de herbes de provence secas. Para facilitar mais ainda usei favas verdes enlatadas. Nesta época fica difícil encontrá-las frescas. Substituí o pecorino por emmental ralado.

Receita:
Penne com favas verdes e ricota (Ursula Ferrigno)

150g de favas verdes frescas
200 g de penne
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
1 dente de alho amassado
25 g de pecorino fresco ralado
50 g de ricota
2 colheres de azeite extra-virgem suplementar
folhas de manjericão frescas para decorar

1 - cozinhar as favas no vapor por 6 minutos, ou até que elas estejam tenras;
2- cozinhar o penne - al dente;
3- aquecer o azeite em uma panela e dourar levemente o alho;
4- na panela onde o alho foi dourado, acrescentar o penne, as favas verdes, o pecorino, a ricota, o azeite suplementar, sal e a pimenta-do-reino. Misturar tudo.
5- Servir o penne decorado com as folhas de manjericão.
Bom apetite !!!!!!

Palets + Galettes Bretonnes....

Diretamente de Paris para meu armário, ou melhor, para meus chás da noite !!!!!!

Tagarelando ......

Milho frito ......

A primeira vez que provei foi no mercadão em São Paulo....Para minha alegria, encontrei aqui em Montreal.....adoro !!!!!

Outra vez chá na cama .......

hábito horroroso ....... será que vamos nos livrar dele? Só comi a cabeça e as mãozinhas do "pain d'épice"......o resto foi o tunisianoco aqui.....

Sapucaia.....



Na minha última visita ao Brasil meu pai apareceu com essa fruta fantástica nas mãos e todo feliz da vida. Ele descobriu que tem um pé desta gostosura lá no sítio..... Só para explicar melhor sua felicidade: ele é agrônomo e esta árvore está em extinção..... muita alegria. A árvore pode atingir até 30 metros de altura e suas flores sao de coloração rosa-lilás. Quando madura, abre uma tampa e dentro encontramos castanhas (as sementes) doces, que na minha opiniao lembram o sabor do coco. A castanha da sapucaia pode ser consumida crua, cozida ou assada. Pode substituir nozes, amêndoas ou castanhas e ser utilizada para fazer doces, confeitos e também pratos salgados. Um fruto super exótico e saboroso. Adoramos !!!!!
PS: O negócio foi conseguir panhar a sapucaia. Meu pai e o Mohamed demoraram 2 horas para conseguir umazinha.....ahahaha......

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Para preparar café turco.......

Mais chá na cama ......

...como nao engordar desta maneira !!!!!

Khyber Pass .....

Sábado fomos jantar no Khyber Pass. Um restaurante afegão localizado no quartier latin de Montreal. O Kyber Pass é um desfiladeiro que fica entre o Paquistão e o Afeganistão. Fazia tempo que queríamos ir até lá degustar os pratos exóticos preparados com perfeição pela chef-proprietária Faruk Ramisch. Ainda mais depois de ler "O caçador de pipas", ficamos com muita vontade de experimentar a cozinha afegã. O Amir, personagem do livro, fica falando o tempo todo sobre as gostosuras afegãs que me deram água na boca. Aproveitamos o aniversário de 10 anos de casamento da Gui e do Erasmo para dar um pulo até o local. O restaurante é adepto ao conceito "apportez votre vin". Você pode levar sua garrafa de vinho...... uma idéia fantástica. O restaurante é incrível, começando pela decoração que é linda. Fotos de Kabul por todos os lados, roupas típicas penduradas nas paredes, tapetes, instrumentos típicos..... uma viagem cultural antes da chegada dos talibãs ao Afeganistão. As mesas são bem perto uma das outras, o que me lembrou Paris. Velas...muitas velas para dar charme ao ambiente. Os garçons vestiam roupas típicas para dar um ar encantador ao local.

Como vinho, escolhemos vinho verde para as garotas e os garotos ficaram entre rosé e tinto suave.

Como aperitivo foi servido pão e molhinhos variados. Como entrada, escolhi uma sopa de lentilhas vermelhas com coentro. Como primeiro prato, optei por Ashak: pasta recheada com allho-poró ralado, servida com iogurte à la menta e molho de lentilhas. Como segundo prato fui de Korma Chalaw: trio de arroz basmati servido com pedaços de carneiro cozidos no molho vermelho e salada. Como sobremesa a escolha de todos foi pudim com água de rosas salpicado com pistache. Para terminar um chá verde.


O Mohamed escolheu como entrada a Salade du jardin: verdes, pepino, cebola, tomate, menta e coentro. Como entrada ele optou por Sambossa: massa frita, recheada com carne moída, allho-poró e batata ralada. O que mais se aproxima do pastel brasileiro... divino. Como segundo prato escolheu Bara Kabâb: brochette de carneiro acompanhada do trio de arroz basmati e salada.

Fiquei maravilhada com a delicadeza dos pratos. Perfeitos !!!!! O atendimento também foi maravilhoso. Nosso garçom era um tunisiano apaixonado pelo Brasil. Nem precisa falar nada né..... Uma noite encantadora com pessoas que adoramos !!!!!

L'ecureuille e seu biscoito ....

Ele bateu o pé, rodopiou, fez graça e acabou levando um biscoito de chocolate...... Não sigam o exemplo, por favor...... faz mal para a saúde do bichinho !!! Mas ele gostou !!!!!

Caldo verde .....

Depois de experimentar o caldo verde do Chez Doval fiquei com vontade de fazer em casa. Decidi fazer sem receita e seguir meu paladar. Cozinhei 5 batatas descascadas num belo caldo de legumes que tinha pronto e folhas de louro. Depois de cozidas, bati as batatas no liquidificador com o caldo de legumes. Refoguei meia cebola e uma linguiça calabresa em rodelas no azeite extra-virgem. Coloquei as batatas batidas na panela juntamente com a cebola e a calabresa refogadas. Acrescentei sal, pimenta-do-reino moída na hora, cominho e deixei engrossar por uns 20 minutos. Como nao tinha couve, cortei couve-de-Bruxelas bem fininha e adicionei ao caldo. Deixei cozinhar por mais uns 15 minutos e voilá. Ficou uma delícia.....pelo menos eu gostei !!!!!

Perfeitas.....

Pêras assadas ....

Adoro pêra.......sempre que vou fazer compras saio devorando uma pêra vermelha. É a minha preferida!!!! Essas daí eu fiz assada. Usei a variedade Williams. Revirando as revistas de culinária da Cláudia da minha mae, achei esta receitinha. É só cortar as pêras em fatias, regar com azeite extra-virgem e levar ao forno por uns 15 minutinhos. Neste dia servi com lombo assado no molho de laranja e vinho tinto. Mas também ficam maravilhosas numa salada e para acompanhar filé de linguado. Divinas !!!!!

Penne com filé......

O maridoco simplesmente adora este prato. É super simples, nada de especial.....mas é bem saboroso. Este da foto foi ele quem preparou para duas pessoas. Ele temperou dois steaks com sal e pimenta-do-reino. Derreteu uma colher de manteiga numa frigideira e colocou os steaks. Gostamos bem passado..... Enquanto preparava os steaks, ele colocou a água para cozinhar o penne. Sempre preparamos meio pacote de penne (225 g). Quando os steaks estavam no ponto, ele os retirou da frigideira. Na mesma frigideira ele adicionou mais um pouco de manteiga, 1/4 de caldo de carne, sal, pimenta-do-reino moída na hora e 190 g de creme de leite. Desligou o fogo e mexeu bem, até derreter o caldo de carne. Ele serviu o molho por cima do steak. Para dar um gostinho especial ao penne, ele regou azeite extra-virgem, salpicou emmental ralado e pimenta-do-reino moída na hora. Ficou delicioso !!!!!!

Chá da noite.....

Todos os dias nao resistimos à uma boquinha na cama......péssimo hábito......mas é tudo de bom!!!!

Citron .....

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Seulement PIC ......

Uma família que tem mais de um século de tradição e perfeição na cozinha. Assim foi e é a família PIC. Em 1891, Sophie Pic inaugura o café du PIN. Aos poucos, começa a fazer um grande sucesso com sua cozinha terroir. Em 1920, seu filho André Pic passa à ser o novo chef do restaurante. E foi assim, que em 1934 ele obtém a cotação máxima do Guia Michelin: três estrelas. A Maison PIC passa para as mãos do filho de André, Jacques Pic e, em 1973, ele recupera as três estrelas. Agora, em 2007, Anne-Sophie Pic, a quarta geração da renomada família alcança as magníficas três estrelas. Assim como seu avó e seu pai, Anne-Sophie é sucesso absoluto. Ela é a quarta mulher na história à conseguir esta proeza. O irmão de Anne-Sophie, Alain Pic, tem um restaurante em Grenoble. O filho de Alain, Gillaume Pic não resistiu e também se rendeu ao mundo da gastronomia. Me parece que atualmente ele exerce seu métier no Brasil. Está no sangue da família..... A Maison Pic fica em Valence, na França.
Livrinhos que podemos encontrar no mercado: "Au Non du Père" e "L'artichaut - Dix façons de le préparer". Em 2008, madame Pic vai inaugurar sua escola de gastronomia, a "Scook".
A grande novidade é que Anne-Sophie vai ao Brasil pela primeira vez em dezembro. Nos dias 4, 5 e 6 ela vai estar preparando gostosuras no restaurante francês Eau, em São Paulo. Que maravilha !!!!!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Kebab em Paris.....

Adoro kebab, me dá água na boca só de pensar. Na minha opnião o tunisiano é o melhor. Principalmente se puder saboreá-lo em Paris ...... Delicioso !!!!!!

Para acompanhar um delicioso couscous tunisiano ...

...... leite de manteiga !!!!!

Mimo brasileiro ......

"Nao é de todo absurdo que um frango à portuguesa me deixe mais otimista do que uma tortilha de batatas. Nunca terá ocorrido à nenhum sociólogo efetuar uma cuidadosa análise sobre a influência das digestoes na cultura, na economia e na política uruguaias? Como comemos, meu Deus! Na alegria, na dor, no assombro, no desalento. Nossa sensibilidade é primordialmente digestiva". (trecho do livro "A trégua", de Mario Benedetti).

Segunda foi dia de m'hamsa ....

Segunda resolvi arriscar mais uma receitinha tunisiana. O nome dessa gostosura é m'hamsa. Adoro essa sopa...... na verdade amo. O macarrãozinho usado no preparo da sopa é à base de semolina e é em forma de bolinha. O macarrão que usei na minha sopa é caseiro e veio diretamente da Tunísia para minha cozinha. Foi preparado carinhosamente pelas tias do ninoco. Que previlégio....... Aqui em Montreal encontro esse macarrão no Bonanza.
Numa panela de fundo grosso refoguei meia cebola com duas colheres de azeite. Na mesma panela coloquei alguns pedaços de músculo em cubo e refoguei. Depois coloquei 3 colheres (sopa) bem cheias de extrato de tomate concentrado, mexi por uns 3 minutos e acrescentei 1,5l de caldo de carne caseiro. Acrescentei 1/2 copo de grão-de-bico, uma folha de louro, sal, 1 pouquinho de harissa (pimenta Tunisiana em pasta), tabil (uma mistura de várias especiarias tunisianas) e cominho. A harissa e o tabil podemos encontrar no Marché Jean-Talon, em um mercadinho tunisiano chamado Chez Olivier.
Deixei cozinhar em fogo médio até que a carne e o grão-de-bico estivessem macios. Coloquei o macarrão e deixei cozinhar até ficar macio . Servi com pão pita (pão sírio). Simplesmente adoro o sabor do m'hamsa .......

Leite com amendoin + Bolo suíço .....


Domingo à noite a Gui fez leite com amendoin. Delicioso......nunca tinha tomado e adorei. Deu vontade agora....... Gui faz mais???? Ainda bem que ela é minha vizinha de parede.......
Para acompanhar resolvi fazer a receita de um bolo que minha querida Tia Lúcia me passou quando estive no Brasil em agosto. A receita foi dada por uma suíça e por este motivo minha tia adotou o nome de "Bolo suíço". Super leve e saboroso....... com nozes, coco e cenoura ralada.
O bolo demorou para ficar pronto entao resolvemos acompanhar o leite com biscoitos e comemos o bolo mais tarde. Esse inverno vai me matar de tanto comer........ eita comilança boa demais da conta.
Receita do Bolo Suíço
4 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
200 gr de margarina (usei manteiga - prefiro)
zeste de 1 limao
suco de meio limao
2 xícaras de cenoura crua ralada
2 colheres de cognaque (nao coloquei)
2 xícaras de nozes ou coco ralado (usei meia de cada um)
1 3/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres de fermento
Misturar tudo com a ajuda da batedeira. Assei em forno pré-aquecido numa temperatura de 180 graus celsius. Levou 30 minutinhos para ficar pronto. Muito gostoso !!!!

Diabolo menthe......

Com Perrier ou com soda ........ e muito gelo, muito gelo.......o xarope de menta é de arrasar. Os franceses que o digam.......... Saudades do meu refúgio favorito.....

Um Sonho.....


Pastel de nata .....

Preciso urgentemente desta receita ......

Chez Doval .....





Sábado almoçamos no Chez Doval. É um restaurente tipicamente português, super pitoresco e que matém mais de 30 anos de tradiçao aqui em Montreal. Optei por um saboroso caldo verde, bitoque (filé com fritas e salada), flan e café. A entrada veio após o prato principal pois o garçom alegou que ninguém pediu para trazer a entrada.....achei o máximo...... De qualquer maneira decidi tomar o caldo após o bitoque pois queria experimentar. Uma delícia. Adoramos !!!!!

Pimentoco !!!!