quarta-feira, 29 de julho de 2009

rosca da vó Alice ....

Sou uma grávida até que sem muitas vontades ..... já tive alguns desejos mas nada exagerado nem impossível (tirando a pamonha é claro !!!) .... Já passei da metade da gestação e posso dizer que as vontades continuam e os indesejáveis enjôos matinais aparecem raramente .... agora são noturnos... ahahah. Outro dia desses, passando em frente à uma boulangerie, senti um aroma que me lembrou a rosca da vó Alice saindo quentinha da fornalha. Claro que cheguei em casa e coloquei a batedeira para funcionar .... Na verdade a Vó Alice faz essa rosca no liquidificador .... meu caro amigo liquidificador é tão fraquinho que não aguenta nem lassi .... assim resolvi fazer na batedeira mesmo. Quem quiser arriscar pode sovar na mão mesmo . O consolo: fica com o braço malhadinho ... eheheh. A rosca cresceu horrores, ficou linda e deliciosa .... Agorinha mesmo vai sair uma bem quentinha do meu forno.

rosca da vó Alice

Massa:
medida xícara: 250 ml
- 1 xícara de água morna (nunca quente .... o fermento não resiste)
- 24 gramas de fermento seco (pode usar o fresco se preferir)
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1 lata de leite condensado
- 1 kg de farinha de trigo menos 2 xícaras. Sei que esse negócio da medida da farinha é sempre uma dor de cabeça ..... eu coloco sempre à olho e a vó Alice me passou a medida exatamente assim: 1 kg de farinha menos 2 xícaras. Aconselho ir colocando a farinha aos poucos até obter uma massa elástica e meio grudentinha .... É uma massa que fica mais mole, até dá uma grudadinha nas mãos ..... A medida que a vovó passou dá certo .... mas confesso que nunca mesurei a farinha nesse caso.
Bata no liquidificador, na batedeira planetária ou com um fouet: a água, o fermento e os ovos. Em seguida, acrescente o óleo e o leite condensado. Bata por alguns minutos e vá adicionando a farinha aos poucos.... xícara por xícara. A massa fica meio grudentinha. Unte com óleo ou com manteiga um marinex ou uma forma de 22,5 cm por 33 cm. Pode ser menor se preferir ..... Essa receita dá para duas roscas. A vó Alice faz assim: com uma colher (sopa) ela vai pegando a massa e colocando na forma. Encha a colher e vá dispondo uma porção de massa ao lado da outra .... uma fileira de quatro porções, como bolas, é só pingar com a colher .... o resultado vai ser bem parecido com tranças ..... Se preferir despejo toda a massa na forma e deixe assim mesmo, ajeitando com uma colher para ocupar toda a forma. Prometo que da próxima vez coloco um passo à passo .... mas não tem segredo ...... como a massa é mais molenga é só ir pingando as porções uma ao lado da outra. Deixe a massa descansar durante aproximadamente 2h. Ela vai crescer bastante ..... Depois que cresceu, pincele gema de ovo e leve ao forno à 180°C durante aproximadamente 25 - 30 minutos. Atenção: o tempo varia de forno para forno ..... por isso verifique sempre ... a rosca deve ficar bem coradinha por cima.

Calda:
A vó Alice sempre prepara uma calda com leite, açúcar e coco ralado para deixar a rosca molhadinha. Faço meio que à olho mesmo .... coloque meia xícara de leite, 2 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de coco. Deixe ferver e despeje na rosca ainda quente. Para enfeitar polvilhe mais coco ralado por cima da rosca .....

sexta-feira, 24 de julho de 2009

olha o barrigão .....

Nesse momento nos sentimos completos .... felicidade plena, absoluta ....

quinta-feira, 23 de julho de 2009

biscoitinhos de parmesão ....

Adoro parmesão ..... esses biscoitinhos de parmesão são deliciosos e super fáceis de preparar.
Sempre deixo um rolinho no freezer para uma visita surpresa. A receita é do querido Ricardo Larrivée. Essa na verdade é uma base de biscoito de parmesão que pode sofrer variações de acordo com a preferência da clientela .... podemos acrescentar azeitonas, alecrim, páprika, orégano, pimenta calabresa ..... Ontem comemos com manteiga e acompanhamos com chá de gengibre gelado ..... bom demais da conta.

biscoitinhos de parmesão

- 1 xícara de farinha
- 3/4 de xícara de parmesão ralado
- 1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora (2,5 ml)
- 1/2 xícara de manteiga gelada cortada em cubos
- 3 colheres (sopa) de leite gelado (45 ml)

* medida da xícara = 250 ml

1 - Misturar a farinha, o queijo e a pimenta no robôt culinário (na falta do robôt coloque tudo numa vasilha funda e vá misturando com a ajuda de uma colher de pau. Depois coloque literalmente a mão na massa).
Em seguida, acrescente a manteiga e misture durante alguns segundos até obter uma mistura granulosa. Adicione o leite e misture novamente até obter uma massa. Retire a massa do robôt.

2- Numa superfície de trabalho, coloque a massa em cima de um pedaço de filme plástico. Com a ajuda do próprio filme plástico, molde um cilindro de aproximadamente 4 cm de diâmetro. Feche bem as pontas, torcendo o filme plástico. Deixe na geladeira durante 3 horas ou até que a massa esteja bem dura ao tocar. Se preferir pode congelar o cilindro para um café da tarde futuro..... caso prefira congelar, antes de assar, retire do freezer e deixe descansar 15 minutinhos antes de cortar os biscoitinhos.

3 - Pré-aqueça o forno à 180°C. Forre duas formas ou placas para biscoitos com papel manteiga ou tapetinho de silicone.

4- Retire o cilindro do filme plástico e corte os biscoitos (aproximadamente 3 mm de espessura). Para facilitar o trabalho corto em cima da tábua de madeira. Leve uma placa de cada vez ao forno e asse os biscoitos durante aproximadamente 10 à 12 minutinhos. Tudo depende do forno ..... aqui em casa retiro os biscoitos do forno quando estiverem levemente douradinhos .... Deixe esfriar nas placas e voilà .... Se conserva durante dias num vidro hermeticamente fechado.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

sede .....

" .... Aquela gotinha é, em nós, o umbigo do mundo. A lágrima plagia o oceano." (Mia Couto)

terça-feira, 14 de julho de 2009

marshmallows de morango ....

Como a temporada de fraises du Québec está abertíssima, aproveito para abusar e claro que acabo exagerando na quantidade pois com aquele inv... nem quero escrever a palavra inver .... aiaia. Comemos, fiz bolo, torta e para mudar um pouco a rotina, resolvi arriscar esses deliciosos marshmallows de morango .... A receita é do Ricardo Larrivée e quando ficaram prontos pensei nos deliciosos marshmallows da Patricia .... Ficaram muito saborosos e o morango fresco .. miam, miam .... supimpa.

marshmallows de morango
- 60 ml de açúcar de confeiteiro
- 60 ml de amido de milho (maizena)
- 14 g de gelatina sem sabor
- 125 ml de purê de morango (num robot culinario, reduzir 180 ml de morangos frescos em purê. Coar .... eu prefiro não coar. Se não tiver morangos em casa, experimente com framboesa ou manga)
- 250 ml de açúcar
- 125 ml de xarope de milho

1 - Forrar uma forma quadrada (ou pirex) com papel filme (medida forma: 20 cm) e untar com azeite.

2 - Numa vasilha, peneirar o açúcar de confeiteiro e a maizena. Reservar.

3 - Numa panela, polvilhe a gelatina por cima do purê de morangos e deixar descansar durante 5 minutinhos (não é necessario mexer). Acrescente o açúcar e levar ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar (para esfriar mais rapido coloque a panela dentro de um prato com água fria).

4 - Na batedeira: bater a mistura acima (pode estar morninha) com o xarope de milho durante uns 15 minutinhos. Você vai perceber picos firmes, como um merengue ..... fica bem rosadinho, firme .... Coloque na forma e deixe na geladeira durante 3 horas ou mais. Tem que ficar durinho.

5 - Polvilhe um pouco da mistura de açúcar de confeiteiro com maizena numa bancada e desenforme o marshmallow (retire também o filme plástico ... delicadamente). Com a ajuda de uma faca bem afiada e levemente úmida, corte o marshmallow em quadradinhos. Passe cada quadradinho na mistura de açúcar com maizena, deixar descansar. Se achar necessário passe uma segunda vez os marshmallows no açúcar com maizena.

Os marshmallows se conservam por vários dias à temperatura ambiente se armazenados dentro de um pote hermético. Como estava quente por aqui resolvi guardar na geladeira.

Paris d'amour ....

"Quand il me prend dans ses bras,
Il me parle tout bas
Je vois la vie en rose ...." (Edith Piaf)

terça-feira, 7 de julho de 2009

rosadas ....

"A vida, meu filho, é uma desilusionista." (Mia Couto)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

frango marinado ....

A temporada de marinadas aqui em casa está com tudo. Durante a semana, resolvi experimentar estas coxas de frango marinadas na cerveja e no shoyo .... ficou delicioso. O ideal é preparar a marinada com antecedência .... 6 horas no mínimo. A receita está na revista do Ricardo Larrivée do mês de julho. O programado era grelhar o frango na churrasqueira mas a chuva não deixou. Preparei no forno e ficou supimpa .... aprovado. Acompanhamos as coxas de frango com milho cozido (temperadinho com flor de sal) e um molhinho de iogurte. Bom demais ....

coxa de frango marinada

marinada:
- 1 garrafa de cerveja mexicana de 330 ml (cerveja clara .... qualquer marca)
- 30 ml (2 colheres sopa) de suco de limão
- 45 ml (3 colheres sopa) de shoyo
- 1 dente de alho cortado bem fininho
- 1 colher (chá) de pimenta em flocos (usei pimenta calabresa)
- 12 coxas de frango com ou sem a pele temperadas com sal e pimenta-do-reino
Num recipiente ou num saco plástico hermético, misturar todos os ingredientes acima. Acrescentar as coxas de frango, misturar bem e cobrir o recipiente (filme plástico) ou fechar bem o saco. Levar à geladeira por no mínimo 6 horas ou durante à noite toda.
Grelhar na churrasqueira ou assar no forno.
Para acompanhar as coxas de frango: milho cozido (ou na churrasqueira) e molho à base de iogurte
molho para acompanhar
- 1 xícara (250 ml) de iogurte natural 10%
- hortelã fresco picadinho (quantidade fica à gosto da clientela)
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1/4 de colher (chá) de cominho em pó
- sal e pimenta-do-reino à gosto
Misturar tudo e levar à geladeira até o momento de servir.

casamento sri lankês ....

.... a comida: hiper condimentada..... Achamos similar à culinária indiana mas com suas diversidades e particularidades .... muito grão-de-bico, lentilha, frango, peixe e dá-lhe curry .... Foi a primeira vez que provamos a cozinha do Sri Lanka e gostamos muito, queremos repetir .... O casamento: lindo, exótico, distinto, apaixonante, encantador ....