quarta-feira, 19 de março de 2008

vinagrete com sirop d'érable......

As receitinhas com sirop d'érable (maple syrup) continuam à todo vapor. Na hora de servir uma salada procuro sempre variar na escolha da vinagrete. Adoro vinagretes adocicadas para acompanhar saladas...... Quando vi essa receitinha na revista do Ricardo fiquei gamada. Fácil, gostosa e diferente. Não faz parte do menu da Cabane à sucre mas como estamos na alta temporada do sirop d'érable não tinha motivos para não fazer essa delícia. Achei que o sirop d'érable deixaria a vinagrete mais docinha mas o vinagre balsâmico predomina no sabor e fica mais azedinha. Para duas pessoas fiz metade da quantidade recomendada na receita original. Servi com uma saladinha de chèvre chaud. Para o chèvre o chaud cortei uma baguete em rodelas, reguei azeite, coloquei um pedaço de queijo de cabra, ervas de provence e finalizei com mais azeite. Levei ao forno por 10 minutinhos, coloquei as torradinhas numa caminha de alface romana, reguei a vinagrete e voilà.... A vinagrete combinou perfeitamente com a salada. Um luxo só essa vinagrette à l'érable .....

Vinagrette à l'érable
- 60 ml de vinagre balsâmico
- 45 ml de azeite extra-virgem
- 30 ml de sirop d'érable (maple syrup)
- 15 ml de limão
- Estragão fresco cortadinho à gosto
- sal e pimenta-do-reino à gosto

Num recipiente misturar todos os ingredientes com um fouet. Servir com uma salada de chèvre chaud ou uma salada verde.

Mais posts com sirop d'érable (maple syrup) aqui, aqui, aqui e aqui.

7 comentários:

Laurinha disse...

Isso mesmo, um luxo só!!!
Beijinhos,

laila radice disse...

nossa chiqueterrima!! adoro o simples e sofisticado!
bjs

Elvira disse...

Uma amiga minha do Québec, a Louise (que por sinal tem um blog lindo, o http://gato-azul.blogspot.com/ , ofereceu uma garrafa de sirop d'érable. Não sabia muito bem o que fazer com ela senão doces. Agora, já sei! :-)

Obrigada. Beijos.

Fabi disse...

Fá, eu também adoro diferentes sabores para acompanhar saladas. Mas fica só para mim, porque o marido não dispensa azeite + vinagre + sal! Beijos

Cláudia disse...

Adorei a receita, pois, como a Cris sabe, eu adoro molhinhos diferentes para as saladocas*. Receita anotadíssima, só falta o syrop. Quem sabe meu marido traz se der pra ele passar pelos EUA!

Tunísia...sem palavras, maravilhoso, que vontade de andar por estes mercados e comprar coisas lindíssimas. Amei a foto da porta. Curiosidade, lá vc não tem que usar o véu/lenço na cabeça?

bjs, saudades

*TM Fabrícia

Anônimo disse...

Fabrícia,
Que linda salada! Que vontade de saboreá-la!
Se eu for ao Québec, com certeza vou voltar com pelo menos umas 2 garrafas de sirop d'erable!
Beijos,
Flavinha (flavia.arquiteta@gmail.com)

Marcia disse...

Mais uma receita maravilhosa, Fa! Feliz Páscoa! Bj