quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

frango com azeitonas e limão grelhado ....

Voltar à rotina não é nada fácil. Tem aquela história de fuso, de ter ficados 3 longas semaninhas na mordomia, sem trabalhar e tal. Mas voltar à rotina também é bom e nos ajuda à refletir sobre algumas coisas. Esse ano resolvi colocar os pés no chão e tentar ser mais racional no quesito receitas - ingredientes. O problema era o seguinte: quando recebia uma revista ou comprava um livro saía de casa com uma vontade louca e compulsiva de comprar todos os ingredientes de todas as receitas que me chamaram atenção. O negócio é que acabava comprando grande parte dos ingredientes cega pelo impulso enlouquecedor de colocar em prática todas as receitas e de provar tudinho sem culpa alguma. Assim nasceram alguns problemas na minha cozinha: falta de espaço para guardar tudo, falta de tempo para fazer todas as receitas e o pior: grande parte dos ingredientes no lixo .... Estou adorando ser mais racional .... armários com espaço, ingredientes comprados no início da semana e receitas escolhidas colocadas em prática. Foi assim que escolhi esse franguinho para o menu da semana passada. Ficou muito suave e o sabor do limão ...miam, deu mais sabor ao prato. Como acompanhamento escolhi sêmola de couscous média. Bom demais .....

frango com azeitonas e limão grelhado
(recette: Ricardo)
- 4 peitos de frango
- 30 ml de azeite
- 1 limão cortado em fatias e sem semente
- 1/4 de cebola picadinha
- 15 ml de coentro em pó
- 5 ml de cominho em pó
- 5 ml de curry em pó
- 125 ml de vinho branco
- 250 ml de caldo de frango caseiro
- 150 ml de azeitonas verdes
- sal e pimenta do reino à gosto

1- Pré-aquecer o forno à 180°C.
2- Numa frigideira que possa ir para o forno, dourar o frango dos dois lados no azeite. Adicionar sal e pimenta-do-reino à gosto. Reservar num prato.
3 - Na mesma frigideira, dourar as fatias de limão dos dois lados. Acrescentar azeite se preciso. Adicionar as cebolas, as especiarias e mexer durante 2 minutos. Incorporar o vinho e deixar reduzir pela metade. Colocar o restante dos ingredientes e o frango reservado. Deixar ferver. Retirar do fogo, cobrir e levar ao forno de 15 à 20 minutos ou até que o frango esteja bem cozido. Virar o frango uma vez na metade do cozimento.
4- Acompanhar com sêmola de couscous ou massa.

25 comentários:

Axly disse...

Esse tipo de organização é tão bom, né?
Nossa, acho um pecado capital quando tenho que jogar algum ingrediente que comprei no impulso, no lixo.
Adorei esse frango!
Kisss^^

susana disse...

Sei bem como é isso Fá!!!
Esse franguinho tem uma cara deliciosa!!!!
Beijinhos

Gourmandisebrasil disse...

esta fatia de limão me deixou inquieta!
bjo

Marcia disse...

Fabricia, estou aqui torcendo pela sua organização.
Agora, receitas como esta, que levam limão e vinho me pegam sempre. Ainda bem que os limões em casa estão na árvore e o vinho dificilmente se perde.
Bjos e bom começo.

Nysa disse...

que pratos bonitos ;-) e esse frango deve ser uma maravilha! minha mae costumava fazer frango no forno com limao. combina perfeitamente ;-) beijoca

ameixa seca disse...

Odeio deitar comida fora, acho que nunca aconteceu os ingredientes passarem do prazo aqui em casa. Eu ando sempre a ver as datas :)
Esses peitos ficaram lindos!

Odete disse...

Tambem ja tive minha fase de impulsos, com os mesmos problemas. Organizando e planejando fica muito mais economico e facil.

Gostei muito dessa receita, a combinacao parece deliciosa.

Beijos

Fabi disse...

Fá, eu também sofro jogando muitos ingredientes no lixo, por isso acabo indo ao mercado umas 2 vezes na semana comprando exatamente o que vou fazer. Dá mais trabalho, mas é bem melhor! Este franguinho está com uma cara ótima!! Beijos e bom retorno!

Iliane disse...

tambem tive muito..por muito tempo fases de comprar por impulso..e..depois a dor na consciência..por não fazer a receita e as vezes jogar fora algo que comrei e não utilizei..é horrivel isso..hoje..me policio..compro aquilo que vou fazer...nada de desperdicio..ah!!amei essa sua receita de frango!!!..bjinhos amiga..li

Ana Elisa Granziera disse...

Fabrícia,
quando saí da casa dos meus pais tive muita dificuldade também em ficar planejando refeições e inventando pratos com o que tinha em casa, e fiz a mesma coisa que você: saí enlouquecida enchendo a prateleira e a geladeira de ingredientes específicos que depois iam para o lixo. Acho que é natural fazermos isso e só depois de um tempo entramos num ritmo um pouco mais... normal... hehehe... Que bom que está conseguindo se planejar mais!
Bjos!

Nereime disse...

Gostosura de franguinho!!!Ótima variação.
Que seu 2009 seja cheio de momentos especiais!

Simone Izumi disse...

Realmente...miam,miam!!!
E sabe qual é o lado legal de não ter todos os ingredientes à mão?? Novas receitinhas criadas by yourself! É claro que de vez em quando brotam combinações não muito felizes (do tipo miojo com feijão...rs), mas tudo bem.
Um bjao e ótimo inicio de rotina!!!
bjaooo

Receitinhas da Sil disse...

Também compro ingredientes por impulso...pura compulsão...isso é muito ruim, pelo desperdício de comida, gasto de dinheiro a toa e o problema de estocar a comida em casa...Também tenho tentado ser mais racional neste questio...e seu frango...fiquei babando! Bom retorno à rotina...beijinhos, Silvana.

Cláudia disse...

Fabrícia, eu tbm fico meio perdida com as compras, acabo não usando tudo ou nem sempre dá para preparar os que planejei pois falta tempo hábil, muitas vezes as crianças ficam reclamando de fome e tenho que improvisar algo mais rápido na cozinha e aquela receita caprichada acaba ficando para depois... bem depois... Este ano estou simplificando e me organizando melhor também. Mudando de assunto, estou com saudades, foi muito bom te ver!

beijão

Solange Belém disse...

Oi Fabrícia,
me surpreendí com esta história de grelhar rodelas de limão!!
Gosto muito de carnes brancas, e agora já tenho outra opção de acompanhamento.
Legal, amei a novidade.
Um abraço e votos de um bom fim de semana.
Bjs.

Sol

Eli disse...

Adorei conhecer vc´s, só confirmei o sentimento que já tinha por ti, fiquei realmente encantada.

Agora vou aproveitar que já voltou e pedir uma ajudinha , eu comprei uma panela tajine e amanhã gostaria de fazer algo com ela e sei que ela vai ao forno mas não na chama do fogão, agora a dúvida eu coloco as coisas e depois a tampa e levo a forno ou só a parte de baixo???

É que falei com a Valentina e ficamos na dúvida e como li um artigo seu aqui falando sobre essa panela e no mesmo entendi que levo a panela devidamente tampada ao forno baixo é isso mesmo?!

E eu estou querendo fazer um cozido nela, via Nigella fazendo um cozido numa panela assim, com carnes menos nobres e o cozido ficou por horas no forno bem baixinho e no final ela serviu e me parecia maravilhoso.

Aí Fabrícia vc mal chegou e eu já aqui te enchendo me perdoa. rsrsr

Super beijo!

Lica

Flavinha disse...

Fá, que saudades de passar por aqui! Saudades de você, pode? Rsrsrs...
Mas enfim estou de volta!

Eu também tenho este problema de querer comprar mil ingredientes de receitas e nem dá tempo de fazer! Ainda mais lendo tantos blogs culinários! No início era pior porque como não tinha prática eu não conseguia improvisar em nada! Agora eu já me arrisco mais, tentando adaptar e utilizar o que tenho em casa!

Este seu franguinho parcece delicioso! Será mais uma das sua receitas que eu vou ficar viciada?
Sabia que fiz as tâmaras com manteiga até no Natal? A família adorou! Vou postar! E para minha viagem para praia levei impresso seu post de 'camarão na churrasqueira'! Fiz e adorei!

Beijocas

Julia D.D disse...

não sou fã de frangos em geral ... mas a receita é linda e especial ...

disse...

Ai Fááááá!
Desculpa o sumiço, fiquei um pouco ausente até do meu bloguito, mas agora estou voltando com força total!!!
Saudade de vc!
Pena que não deu pra eu te encontrar, acabei indo viajar!!!!
Tenho um monte de novidades pra te contar, te escrevo por email!
Bjocas, e cheiros do seu afilhado!
=D
Amei a receita, como sempre!

Valeria disse...

Fabricia Achei genial esse frango com todos os condimentos que eu adoro!!Deve ter ficado uma delícia!!Estou passando por um problema semelhante ao seu .Aliás igualzinho.Preciso me organizar e ainda não me encontrei este ano!!
Bjs

Cris disse...

Fabricia... este prato ficou lindo, o limão grelhado deu um toque especial, bem ao estilo europeu. Eu me perco sabe com o que... as receitas e as revistas que ainda quero testar... vão acumulando, ontem mesmo estava relendo umas revistas inglesas que ganhei e babando nas receitas, como usam sabiamente ingredientes que deixamos passar despercebidos. beijos, aparece no skype...

Manuela © disse...

Belo franguinho.
Eu além desses problemas de ser impulsiva acabei ganhando peso :(

Luciana Macêdo disse...

Franguinho incrementado comum molho muito gostoso? Para que mais,para mim está perfeito.
Bjs!

Ana Carolina Portella disse...

Também odeio jogar ingredientes fora! recentemente ganhei um frezzer, me ajuda a sempre ter coisinhas em casa. Receita anotada,ótima ideia para um jantar! Adorei o blog, voltarei mais vezes! Bjs

Beatriz Belliard disse...

Fabricia, aconteceu a mesma coisa comigo, e tb estou tentando ser racional, nao aguento mais jogar ingredientes fora, ou melhor meus euros !! Agora resisto na hora de comprar tudo por impulso ! Estou fazendo la o seu outro franguinho, ta cheirando bom !!! beojcas e obrigada pela receita !