quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

goiabada caseira ....

Muitos quitutes e guloseimas fizeram sucesso nesse Natal bem brasileiro. Mas acredito que nada se comparou à goiabada caseira preparada pela querida tia Lurdinha. A mamãe tem duas irmãs: tia Lú e tia Lurdinha. Nem preciso dizer que as três são sucesso garantido na cozinha .... claro que me esbaldei. Voltando à goiabada: a tia Lurdinha chegou dois dias antes do Natal com um pote de goiabada nas mãos. A mamãe tirou um queijo branco preparado por ela da geladeira e então foram só suspiros ..... Selon moi: a melhor goiabada é com certeza a da tia Lurdinha assim como o melhor queijo é o da mamãe. Dá um pouco de trabalho preparar a goiabada mas vale muito o sacrifício. A tia Lurdinha garante que essa não espirra .... Supimpa ....

goiabada caseira da tia Lurdinha
- 28 goiabas médias maduras
- 700 g de açúcar
- 1/2 copo de suco de limão (espremer na hora)
- 1 panela grande

Descascar as goiabas e retirar as sementes. A tia Lurdinha tira as sementes da seguinta maneira: ela vai passando tudo na peneira. Apertando com as mãos .... essa parte é a mais trabalhosa. Depois de retirar as sementes, leve todos os ingredientes no fogo médio. Vá mexendo até as goiabas desmancharem. Leva aproximadamete de 30 à 40 minutinhos. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, bata tudo no liquidificador. Volte para a panela e deixe em fogo baixo à médio, mexendo sem parar até que a goiabda comece a desgrudar da panela. Como se fosse o ponto do brigadeiro na verdade...você começa a ver o fundo da panela. Leva uns 30 minutinhos. Coloque a goibada num pote de vidro que tenha tampa. Pode ser de plástico também ... Espere esfriar, tampe e guarde bem guardadinho se quiser provar um bocadinho ..... bom demais.

12 comentários:

Anônimo disse...

Não espirra mesmo! A gente foi pra lá no fds passado (formatura da Paulinha) e ela fez... ^^

BJS!

Odete disse...

Queria provar sim, ainda sendo goiabada caseira.
Bjs

Glau disse...

Querida, tbém fiquei com mta vontade de provar.. receitas caseiras são outro papo! :)
um beijo e que vc tenha um bom retorno na sua casa!
Glau

laila radice disse...

mas essa familia é danada na cozinha... essa vouterq faezr... deixa só eu encontrar goiabas bonitonas! bjs

ameixa seca disse...

Aiiii que bom. Adoro isto, queijinho com marmelada ou goiabada :)

Pimenta disse...

que pena que por aqui não se achem goiabas, adoro goiabada e a caseira deve ser delicia
bjs

susana disse...

Fá que goiabada mais apetitosa!!!!
Bjs

Leo Gonçalves disse...

Linda goiabada. e caseira é sempre melhor. pena que aí não deve ter queijo coalho, porque uma dessas sobre um queijinho coalho frito é sensacional. bj.

Axly disse...

Perfeito!
A dupla mais apreciada na cozinha brasileira, ainda em versão caseira?! Eu querooooooooooo...
Kisss^^

Luciana Macêdo disse...

Quen resisti????eu não resisto, sou louca por doces caseiros.
Bjs!

Gina disse...

Romeu e Julieta é a sobremesa preferida do marido. Agora, com goiabada e queijos caseiros, aí é outra história! Bom demais.
Bjs.

Nysa disse...

há algum tempo descubri uma casa que vende goiabada e gostei muito ;-) mas nunca me atrevia a fazer em casa, embora com certeza saiba muito melhor!!!