quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

m'chekek ....

Faz tempo que não passo por aqui ... mas o motivo desse sumiço é muito gratificante ... A chegada da minha pequena bailarina mudou por completo minha rotina. Agora dividimos nosso tempo entre mamadas, troca de fraldas, cochilos, chamegos, muito dengo, descobertas mil .... uma alegria sem fim. Estou aproveitando que ela dorme aqui do meu lado para matar as saudades desse cantinho ... opa deu uma resmungadinha ... que linda. Adorava meu barrigão, amava estar grávida mas confesso que ser mãe é algo fascinante .... bom demais da conta. Cada vez que olhamos para essa lindoca ficamos com os olhos marejados .... muita emoção ... estamos babando. O parto foi super tranquilo e minha pequena já nasceu de olhos bem abertos ... observando tudo e todos que estavam à sua volta. Qualquer dia desses contarei os detalhes .... Por enquanto posso dizer que o dia 23 de novembro foi repleto de muita emoção ... ela deitadoca nos meus braços, olhando nos meus olhos .... ela tem olhos enormes ..... uma princesa. Estou babando mesmo ... O maridoco então nem se fala ... diz o tempo todo: "como ela é linda, perfeita." Bom ... mas vamos à receitoca ... e fica aqui uma idéia para o Natal.
Esse docinho de origem argelina é um verdadeiro luxo. Super fáceis de preparar e muito saborosos. Os tunisianocos preparam um docinho bem semelhante ao m'chekek mas hoje quem dá o ar da graça é essa receita argelina. Sou fãzoca da pâtisserie magrebina .... tudo tão bonitoco, coloridoco ... de dar água na boca ..... supimpa !!!!

m'chekek (bolinhas de amêndoa)
- 1 1/2 xícara de farinha de amêndoas (deixe o saquinho do lado pois se a massa não der liga acrescente mais um pouquinho da farinha de amêndoas, Caso não encontre a farinha prontinha prepare você mesma em casa .. é só passar as amêndoas no liquidificador ou no processador. Tente também com castanhas ... muda um pouco o sabor mas também fica supimpa.)
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 clara de ovo
- 1/2 colher (sopa) de água de rosas
- corante vermelho ou rosa (usei corante vermelho em gel... coloquei apenas uma gotinha ... fica mais fácil se diluir o corante na água de rosas)
Pré-aqueça o forno à 150°C. Numa vasilha misture a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro. Acrescente aos poucos a água de rosas e a clara de ovo. Faça uma bola ... a massa fica bem lisinha e não deve ficar grudenta. Se estiver grudentinha e não formar a bola, acrescente mais farinha de amêndoas. Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro e passe no açúcar de confeiteiro. Coloque uma amêndoa em cada docinho pressionando um pouquinho para dar uma leve amassadinha na bolinha. Disponha os docinhos numa forma forrada com papel manteiga. Leve ao forno durante 10 minutinhos.... atenção pois cada forno com sua "personalidade". As fissuras que se formam é o charme desse docinho .... Coloque em forminhas e sirva frio .... não sobrou nadica de nada. Se conserva durante alguns dias num recipiente bem tampadinho.

9 comentários:

Janna Joaninha disse...

que coisinha mais bonitinha.. parece uma abóbora !!

Katy disse...

Sua bailarina é mesmo linda!
Espero a chegada do meu príncipe para o próximo mês e já estou morrendo de vontade de ver a carinha dele.
Deus abençôe a linda família que vocês estão formando.
Um beijo

roberta disse...

fa parabens pela bailaina como ela se chama?conte sim estou coriosa pra saber como foi .
bjim

Eduardo Luz disse...

Ôba! Acho que todo mundo que acompanha o Sopa, deveria fazer este doce em homenagem a confreirinha.
Eu vou fazer a minha parte!! haha

Bjos pra todos e muita saúde!!

PS - Gratíssimo. O IB da Cris, o do Thanksgiving, foi maravilhoso!!

ameixa seca disse...

Devem ser tempos mágicos e muito doces aí em casa :)
Bom Natal!!!

Sil Bertonha disse...

Parabéns pela bailarina...Deve ser incrível e mágico mesmo ser mãe...desejo à ela muita saúde, e a vocês um Feliz Natal, cheio de alegrias e um Ano Novo cheio de muito amor!!!!

Clau disse...

Oi Fá, vc transmite tanta tranquilidade falando do parto que me dá segurança!
Imagino daqui alguns dias nosso pequeno também estara aqui!

Desejo um Feliz e Abençoado Natal, mas o presentão já chegou neh?

Super beijo

Ana disse...

Fabrícia e Cia de dança:
Passei pra desejar paz, saúde, amor.
Que a felicidade continue transborando na vida de vocês.Os filhos realmente são grandes e preciosos presentes.

Beijo imenso para todos.

Simone Izumi disse...

Sou uma privilegiada por ter comido direto da fonte!!!!!!!!!:DD
Esse doce é puro mimo!

Bailarina mais do que perfeita...lindérrima,zilhoes de parabéns Fá e Moh.
bjooo
si