terça-feira, 7 de junho de 2011

biscoitos para bebê e também para os pais do bebê ......

Para variar a falta de tempo me impede de fazer coisas que adoro. Escrever por aqui é uma delas. Temos andado muito ocupados .... estamos com nosso projeto do jardim a todo vapor e cada coisinha pede muito tempo. Está ficando lindo.... Desde que nos mudamos para uma casa o projeto desse ano seria acabar nosso jardim .... Já colocamos grama, nossa hortinha está ganhando vida e a Elissa vai ganhar um brinquero supimpa. Estou tirando fotos para acompanhar a transformaçao. Os tomates que nos aguardem .... Com a chegada do sol e do calor estamos usando e abusando da churrasqueira: entrada, prato e sobremesa de churrasqueira ... delicia. Mas claro que meu velho e competente forno é necessário, e como.
Esses biscoitinhos sao deliciosos .... a Elissa adora e nós também ... Aquele tipo de biscoito que sai do forno e você nao consegue parar de comer .... macios, saborosos .... super miam, miam. Quando a Elissa tinha menos de um ano os preparava somente com a gema do ovo. Assim que a clara foi liberada comecei a colocar o ovo inteiro. Recomendo pois sao realmente supimpas ....

Biscoitinhos com cereal de bebê
(receita adaptada do Guia do Institut National de santé publique du Québec)

- 125 ml de manteiga (temperatura ambiente)
- 125 ml de açucar mascavo ou de purê de frutas (uso purê de maça ou de pêra que preparo em casa sem açucar ja que o cereal para bêbe é bem docinho. Sem segredo: Corto a fruta em cubinhos, coloco na panela com um pouco de agua e deixo no fogo baixo até cozinhar. Acrescente mais agua se necessario. Depois amasso com a ajuda de um garfo).
- 10 ml de essência de baunilha (caseira de preferência)
- 1 ovo batidinho no garfo ou 2 gemas batidinhas no garfo para bebês menores de 1 ano
- 150 ml de farinha branca
- 150 ml de cereal em po para bebê (uso da marca Heinz, de farinha de arroz. Ja vem adoçado)
DICA: Outro dia desses substitui o ceral por farinha de amêndoas + 2 colheres de açucar mascavo ja que meu purê de frutas é sem açucar.
- 5 ml de bicarbonato de sodio
- 1 pitada de sal

1- Pré-aquecer o forno a 190 graus C. Forrar duas placas para cookie com papel manteiga.
2- Bater na potência baixa da batedeira a manteiga e o purê (ou o açucar) até obter uma mistura homogênea. Cuidado para nao bater demais.
3- Acrescente aos poucos a baunilha e o ovo batidinho (ou as gemas).
4- Numa outra vasilha, misture o restante dos ingredientes
5- Adicione os secos delicamente a mistura cremosa
6- Faça 24 bolinhas (eu façco bolinhas maiores .... rende umas 15)
7- Coloque na placa para cookies, dê uma batidinha de leve com uma colher para achatar os biscoitos e asse durante aproximadamente 10 minutos. Cuidado com o tempo do forno pois cada forno com sua personalidade.

2 comentários:

Camille disse...

Que delicia voltar ao teu blog e ver a Elissa tao grande e bonita. E suas receitas sempre bacanas. Tinha perdido os meus links todos de novo e agora estou recuperando um a um.
Beijos,
Camille

minois disse...

Fiz e adorei a receita! Acabou rapidinho, hehehe!
Obrigada amiga!
Beijinhos, Marcia