quinta-feira, 6 de novembro de 2008

panang kai

A cozinha Thai é novidade para mim. Não faz muito tempo que comecei a frequentar restaurantes Thai e apreciar esta cozinha que me encanta à cada dia. Outro dia desses decidi reproduzir a receita de um prato que provei num restaurante Thai aqui em casa. E não é que ficou uma delícia ..... Claro que não ficou como o do restaurante mas ficou muito saboroso. Aprovetei os ingredientes que minha irmã me trouxe diretamente da Tailândia e preparei um perfumado Panang Kai. Foi sem receita mesmo ..... na base do paladar. Ficou tão gostoso que repeti uma, duas, três vezes .....
Panang Kai
(quantidade para 4 gulosos bem famintos)
Para a receita usei:
- 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
- 900 g de peito de frango cortado em cubo
- 800 ml de leite de coco
- 3 colheres (sopa) bem cheias de pasta de curry vermelho
- 2 colheres (sopa) de caldo de peixe
- 1 pimentão verde cortado em tiras
- 1 pimenta chili seca
- pimenta vermelha em pó (opcional....é que aqui em casa adoramos tudo bem picante)
- algumas folhas de manjericão fresco
- capim limão em pó à gosto (é melhor usar o fresco.... equivalente à 2 folhas)
- 75g de amendoin grelhadinho no forno
- sal e pimenta-do-reino à gosto
Temperei o frango com sal, pimenta-do-reino e capim limão em pó. Numa frigideira, refoguei o frango no azeite e reservei. Numa panela de fundo grosso, diluí a pasta de curry vermelho no leite de coco e adicionei o caldo de peixe, o capim limão (1 colher de café ou 2 folhas), o chili seco inteiro e uma pitada de pimenta vermelha em pó. Deixei cozinhando durante uns 20 minutinhos em fogo médio para dar uma engrossadinha. Mexer de vez em quando. Em seguida, acrescentei o frango e o pimentão ao molho e deixei no fogo por 15 minutos (mexer de vez em quando). Quando faltavam 5 minutinhos para desligar o fogo, acrescentei as folhas de manjericão fresco e o amendoin. Servi o Panang kai com arroz jasmim ......

12 comentários:

Flávia disse...

Aqui na Suíça a cozinha Thai também é super popular e mesmo os "take away" são muito bons. Já fiz um estoque aqui de codimentos thai, mas curry mesmo só fiz uma vez, do vermelho (de camarão com abacaxi, ficou gostoso). Sou fã dos curries em geral (ms em especial dos thai)! Vermelho, verde, amarelo e o que for! O seu me lembrou um que como em um restô chinês que vai frango e jiló. :D Acho que vou comer comida thai hoje, rsss. Vc me atiçou.

Filipa disse...

Fabrícia querida, este prato está com um aspecto fantástico!

beijinhos

Nereime disse...

Hum...estou aqui tentando imaginar esta mistura de sabores, acredito que o amendoim deu o toque todo especial!!!
Bom final de semana.
bjs

Anônimo disse...

Que bonito o seu prato, Fabricia. Eu adoro comida Thai.
So nao entendi muito bem um detalhe: 2 colheres de sopa de caldo de peixe? Seria molho de peixe, aquele que vem na garrafinha? Quando voce diz caldo de peixe eu penso em cubinhos, ai fiquei atrapalhada com as duas colheres. ;)
Carla

Laurinha disse...

Está com uma cara tão boa!!!

Beijinhos

ameixa seca disse...

Eu ainda desconheço a cozinha thai... mas as comidas têm muito bom aspecto. Alguns ingredientes são muito dificeis de encontrar por aqui.
Bom fim de semana :)

Téia disse...

Fá, já eu adoro comida Thai, já fiz até curso, é muito exótica, lembra um pouco, ao longe a nossa cozinha baiana. Ficou com um aspecto liiindo. Bj grande.

Ana Paula disse...

Coimda Thai, amo de paixão. Só que como os ingredientes são um pouco difíceis de achar, prefiro me lambuzar nos restaurantes que fazem tal comida. Me lembrou de um risoto com aroma de laranja e limão...uma delícia...vou testar a tua receita e depois digo algo lá no blog.

Luciana Macêdo disse...

Acho que este franguinho Thai vai agradar por aqui. É só experimentar.
Bjs!

disse...

Fá Queridaaaaaaaaa!!!!
Não esqueci de vc não, de jeito nenhum, nunca, nunquinha!
rsrs
Estou atolada esse final de ano...chego estar estafada!
Mais ok...tudo entrando nos eixos!
Fá, adoraria te encontrar!!!!!!!
Me manda um email direitinho, dizendo quando vens, se vem a Sp!
Vms tentar nos ver mesmooooo!
Sobre o post...acredita que descobri a cozinha Thai na Dinamarca?!?!?!?
hahahahaha
Acredite!!!
A alguns anos atrás,comio num rest Thai incrível, nunca me esqueço daquele lugar!!! de lá pra cá adoro conhecer mais e mais essa cozinha!
Amei a receita, e já está devidamente anotada!rs
Bjocas da família toda aqui!
Bjbjbj queriiiida!
=D

Cláudia disse...

Fabrícia, também acho uma delícia esses pratos exóticos tailandeses e sul-asiáticos. Também estou me aventurando aos poucos com algumas receitas. O seu panang kai ficou lindo ainda mais com o arroz jasmim!

bjs

Iliane disse...

Fá querida..que receita otima..já havia comido..mas.nem imaginava como fazia..amei sua receita..bjus ..li