sexta-feira, 3 de abril de 2009

croquete de atum com feijão branco .....

Admito que tenho andado sumida.....sumida daqui, sumida dali, enfim..... sumida..... Tenho cozinhado muito mas variado pouco. Acredito que me deu aquela vontade de aperfeiçoar os pratos que mais gostamos ou repetir aqueles pratos que fiz uma vez e pronto. Esta semana foi a semana do repeteco: strogonoff brasileiro, ragu tunisiano de carne com feijão branco, canja de galinha, frango assado, sopa vermelha .... Mas sobrou tempo para fazer essa receitoca super simples e gostosa. Separei um pouco do feijão branco que usei para o ragu para preparar os croquetes de atum. Já fiz duas vezes e bota repeteco nela .... A receita original sugere usar feijão branco em lata .... mas se tiver aquele feijãozinho cozidinho na hora ... miam, miam. Optei por fazer meia receita já que somos apenas dois aqui em casa. Acompanhamos os croquetes com molho de tomate pelado + espinafre. Miam, miam ....

croquete de atum com feijão branco
- 540 ml de feijão branco cozido (sem caldo) ou a mesma quantidade de feijão branco em lata (escorrer e lavar bem)
- 1 ovo
- 3 latas de atum de 170 g cada (escorrer e dar uma amassadinha com um garfo )
- 1 1/2 (375 ml) xícara de farinha de rosca
- 1/3 de xícara (75 ml)
- 3 colheres (sopa) (45 ml) de azeite de oliva

No robot, reduzir o feijão e o ovo em purê. Transferir a mistura para uma vasilha e acrescentar o atum, 1/2 xícara de farinha de rosca e a cebolinha. Misturar bem. Adicionar sal e pimenta do reino à gosto. Colocar o restante da farinha de rosca em outra vasilha e reservar. Fazer 12 bolinhos no formato de mini hamburguer. Se quiser medir direitinho é só colocar 1/4 de xícara (60 ml) para cada bolinho. O croquete para essas bandas de cá tem esse formato redondinho. Passar os croquetes na farinha de rosca. Numa frigideira com azeite, dourar os croquetes por aproximadamente 3 minutos de cada lado. Acompanhar com molho de tomate e legume.
Para o molho: Misturei uma lata de tomate pelado, algumas folhas de manjericão, um pouco de azeite de oliva, cebola picadinha, sal e pimenta-do- reinho. Bati tudo. Para facilitar o trabalho uso aquele mix manual. Levei para o fogo e quando estava quase fervendo acrescentei um punhado de espinafre, abaixei o fogo, deixei reduzir e bati novamente. Deixar no fogo por alguns minutinhos para engrossar ....

11 comentários:

ameixa seca disse...

Nunca comi disso, adoro estas tuas comidas... sempre diferentes do rotineiro, sempre com uma cara deliciosa :)

K disse...

POIS NEM EU!!!
SÃO COMIDINHAS CHEIAS DE NOVIDADE E SURPRESA
BEIJINHO

Isabel (pipoka) disse...

Esta receita é "a minha cara". Adorei! Também concordo consigo, quando diz que o feijão cozido em casa é muito mais saboroso que o enlatada.

bjs

Susana Gomes disse...

Fabrícia,paramim que adoro croquetes, acho esta versão bem apetitosa!
Vou fazer,com feijão fresquinho. :)

pestana disse...

Parabéns, pela inovação.

Iliane disse...

tem epocas que a gente fica assim..sumida..ou então fazendo comidinhas que já exostem no blog né?normal!!mas..adoro quando você aparece com suas receitas diferentes.!!!.deve ser bom..bjus

Téia disse...

Mim, miam, mesmo Fa. Ficou lindo e apetitioso. Aqui no Brasil não temos muito hábito de usar feijão branco, que pena, eu adoro. Bj grande.

Mr.Jones disse...

anotei a receita. Adoro fazer comidas diferentes pros meus convidados. E eu mesmo preparando.
Começo agradando pelo estomago, e depois em uma boa conversa entre amigos.
valeu pela receita
abraços

Fabi disse...

Fá, que receitinha diferente! Deve ser deliciosa! Beijos!

Anônimo disse...

Fabrícia! Qto tempo hein! Felipe e eu finalmente nos mudamos pra Desjardins! Acho divertidas suas receitas. Uma coisa que acho legal é que elas são (aparentemente) fáceis e algumas são rápidas, boas pra essa nossa vida agitada de Montréal, não é mesmo?! ;) Espero vê-los novamente em breve! Um abraço nosso ao Mohammed.
Laura e Felipe

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Oi querida...estava com tanta saudade de comentar aqui e este seu post foi perfeito para eu voltar a comentar...é porque além de amar todas as suas receitas (e esta não é diferente), eu comecei outro blog para falar de assuntos diferentes da cozinha, mas tudo acaba se relacionando, porque a idéia é falar sobre viver melhor com menos e uma das minhas primeiras propostas vai ser ficar um mês sem carne vermelha e estava buscando receitas boas e diferentes sem a carne...amei esta...super beijos e saudades.