quinta-feira, 23 de julho de 2009

biscoitinhos de parmesão ....

Adoro parmesão ..... esses biscoitinhos de parmesão são deliciosos e super fáceis de preparar.
Sempre deixo um rolinho no freezer para uma visita surpresa. A receita é do querido Ricardo Larrivée. Essa na verdade é uma base de biscoito de parmesão que pode sofrer variações de acordo com a preferência da clientela .... podemos acrescentar azeitonas, alecrim, páprika, orégano, pimenta calabresa ..... Ontem comemos com manteiga e acompanhamos com chá de gengibre gelado ..... bom demais da conta.

biscoitinhos de parmesão

- 1 xícara de farinha
- 3/4 de xícara de parmesão ralado
- 1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora (2,5 ml)
- 1/2 xícara de manteiga gelada cortada em cubos
- 3 colheres (sopa) de leite gelado (45 ml)

* medida da xícara = 250 ml

1 - Misturar a farinha, o queijo e a pimenta no robôt culinário (na falta do robôt coloque tudo numa vasilha funda e vá misturando com a ajuda de uma colher de pau. Depois coloque literalmente a mão na massa).
Em seguida, acrescente a manteiga e misture durante alguns segundos até obter uma mistura granulosa. Adicione o leite e misture novamente até obter uma massa. Retire a massa do robôt.

2- Numa superfície de trabalho, coloque a massa em cima de um pedaço de filme plástico. Com a ajuda do próprio filme plástico, molde um cilindro de aproximadamente 4 cm de diâmetro. Feche bem as pontas, torcendo o filme plástico. Deixe na geladeira durante 3 horas ou até que a massa esteja bem dura ao tocar. Se preferir pode congelar o cilindro para um café da tarde futuro..... caso prefira congelar, antes de assar, retire do freezer e deixe descansar 15 minutinhos antes de cortar os biscoitinhos.

3 - Pré-aqueça o forno à 180°C. Forre duas formas ou placas para biscoitos com papel manteiga ou tapetinho de silicone.

4- Retire o cilindro do filme plástico e corte os biscoitos (aproximadamente 3 mm de espessura). Para facilitar o trabalho corto em cima da tábua de madeira. Leve uma placa de cada vez ao forno e asse os biscoitos durante aproximadamente 10 à 12 minutinhos. Tudo depende do forno ..... aqui em casa retiro os biscoitos do forno quando estiverem levemente douradinhos .... Deixe esfriar nas placas e voilà .... Se conserva durante dias num vidro hermeticamente fechado.

14 comentários:

angela disse...

adorei! bjs

Anônimo disse...

que receita boa!!amo essas receitas..tipo "carta na manga!" que a gente tem no frezzer e usa quando necessario..deve ser uma delicia..bjus..li

Isabela Tibo disse...

Olá Fabrícia! Que delícia de biscoito! Estava a procura de uma receita assim. Eu faço uns palitinhos de parmesão que são ótimos também, mas levam farinha de amêndoas e nem sempre tenho em casa. Também nunca tentei congelá-los, vou tentar, quem sabe dá certo, né? Gostei da dica. Beijos...

Verena disse...

Fabrícia, adorei essa receita! Fico aqui imaginando quantas delícias podemos acrescentar para variar a receita!
Um beijo!

Gina disse...

Faço alguns biscoitos doces dessa forma, congelando a massa em cilindro e são muito práticos. Ainda não tinha feito isso com biscoito salgado. Boa ideia!
Bjs.

ameixa seca disse...

Adoro biscoitos salgados, deve ser impossível parar de os comer :)

Janna Joaninha disse...

nossaaaa deve ter ficado realmente marvilhooooso :)

Eduardo Luz disse...

Fabricia, pelo visto a máquina já não tem mais nenhum segredo. As fotos estão muito boas.
E o draga devecomer estes biscoitinhos às pencas, né?
Abs dos confrades.

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Devem ser deliciosos.. gostei muito
beijocas

Dani disse...

Gostei dessa praticidade em deixar congelado e assar para visitas, muito prático!

Isabela Tibo disse...

Olá! Fiz seus biscoitinhos e adorei! Postei lá no blog, depois da uma olhada! Beijos...

theworldwidestoryproject disse...

ADOREI ! :-)

Marina Maria disse...

Oi Fabrícia, procurando uma receita de biscoito de parmesão encontrei essa no sei blog - que parece ótima! Queria saber se posso substituit a farinha branca por integral, ou se deixaria o biscoito muito pesado. Um abraço!

Fabrícia disse...

Oi Marina,
Desculpe responder por aqui mas nao encontrei seu e-mail para lhe responder diretamente ...
Nunca fiz com farinha integral mas uma sugestao seria fazer meio a meio: meio branca, meio integral ... De vez em quando faço assim e funciona maravilhosamente bem .. Bjs e obrigada pelo carinho.