quarta-feira, 29 de julho de 2009

rosca da vó Alice ....

Sou uma grávida até que sem muitas vontades ..... já tive alguns desejos mas nada exagerado nem impossível (tirando a pamonha é claro !!!) .... Já passei da metade da gestação e posso dizer que as vontades continuam e os indesejáveis enjôos matinais aparecem raramente .... agora são noturnos... ahahah. Outro dia desses, passando em frente à uma boulangerie, senti um aroma que me lembrou a rosca da vó Alice saindo quentinha da fornalha. Claro que cheguei em casa e coloquei a batedeira para funcionar .... Na verdade a Vó Alice faz essa rosca no liquidificador .... meu caro amigo liquidificador é tão fraquinho que não aguenta nem lassi .... assim resolvi fazer na batedeira mesmo. Quem quiser arriscar pode sovar na mão mesmo . O consolo: fica com o braço malhadinho ... eheheh. A rosca cresceu horrores, ficou linda e deliciosa .... Agorinha mesmo vai sair uma bem quentinha do meu forno.

rosca da vó Alice

Massa:
medida xícara: 250 ml
- 1 xícara de água morna (nunca quente .... o fermento não resiste)
- 24 gramas de fermento seco (pode usar o fresco se preferir)
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1 lata de leite condensado
- 1 kg de farinha de trigo menos 2 xícaras. Sei que esse negócio da medida da farinha é sempre uma dor de cabeça ..... eu coloco sempre à olho e a vó Alice me passou a medida exatamente assim: 1 kg de farinha menos 2 xícaras. Aconselho ir colocando a farinha aos poucos até obter uma massa elástica e meio grudentinha .... É uma massa que fica mais mole, até dá uma grudadinha nas mãos ..... A medida que a vovó passou dá certo .... mas confesso que nunca mesurei a farinha nesse caso.
Bata no liquidificador, na batedeira planetária ou com um fouet: a água, o fermento e os ovos. Em seguida, acrescente o óleo e o leite condensado. Bata por alguns minutos e vá adicionando a farinha aos poucos.... xícara por xícara. A massa fica meio grudentinha. Unte com óleo ou com manteiga um marinex ou uma forma de 22,5 cm por 33 cm. Pode ser menor se preferir ..... Essa receita dá para duas roscas. A vó Alice faz assim: com uma colher (sopa) ela vai pegando a massa e colocando na forma. Encha a colher e vá dispondo uma porção de massa ao lado da outra .... uma fileira de quatro porções, como bolas, é só pingar com a colher .... o resultado vai ser bem parecido com tranças ..... Se preferir despejo toda a massa na forma e deixe assim mesmo, ajeitando com uma colher para ocupar toda a forma. Prometo que da próxima vez coloco um passo à passo .... mas não tem segredo ...... como a massa é mais molenga é só ir pingando as porções uma ao lado da outra. Deixe a massa descansar durante aproximadamente 2h. Ela vai crescer bastante ..... Depois que cresceu, pincele gema de ovo e leve ao forno à 180°C durante aproximadamente 25 - 30 minutos. Atenção: o tempo varia de forno para forno ..... por isso verifique sempre ... a rosca deve ficar bem coradinha por cima.

Calda:
A vó Alice sempre prepara uma calda com leite, açúcar e coco ralado para deixar a rosca molhadinha. Faço meio que à olho mesmo .... coloque meia xícara de leite, 2 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de coco. Deixe ferver e despeje na rosca ainda quente. Para enfeitar polvilhe mais coco ralado por cima da rosca .....

10 comentários:

roberta disse...

oi fabricia tudo bem ,bom eu acompanho seu blog ja um tempinho e nunca tinha comentado ,mais diante do penultimo posto ,nao resisti ,quero te parabenizar ,primeiramente pelo seu bebezinho ,que ela venha com muita saude ,segundo por esse blog ,muito gostoso de ler ,suas receitinhas ja coloquei algumas em pratica ,suas fotos ,bom enfim sou viciada no sopa .beijus
ro

Fabrícia disse...

Olá Roberta,
Fico muito feliz com suas palavras. Muitissimo obrigada pelo carinho ...
Beijos,
Fabricia.

RiceNBean disse...

Humm, lembrei dos pães da minha mãe!
Que saudade.
Parabéns pelo bebê e pelo Blog..
bjos
Poli

Cunhadoca disse...

Fáaaaaaaaaaaaa
Essa rosca é a melhor!!! Outro dia eu e sua mãe estávamos comentando sobre a rosca da Vó Alice!!!!
Eu adoro essa rosca... aliás tudo o que a Vó Alice faz é muito bom!!!!!!
Beijos em todos!!!!!!!!!!

Mari disse...

Fá, esses desejos eu estou relembrando bem (e olha q ainda estou no início da gestação, 9 semanas)... risos... também nao tive nenhum desejo excentrico demais ainda (só vontade de comer baked potato e pizza... rs). Quanto aos enjôos, toda vez q eles começam, eu ataco uma maçã, daquelas pequenininhas... risos... com isso, haja maçã em casa!
Meu filhote (é um menino), até que tem se comportado bem... rs
Tenho algumas (muitas) receitocas tuas separadas para fazer, e essa com certeza entrou para a minha lista... essa rosca parece perfeita!!
Beijo grande para ti e para seu bebêzinho lindo (vc já sabe o q é?)

Mari

ameixa seca disse...

Adorei, vou guardar :)
Dá para usar coco seco ou tem que ser fresco? É que aqui não consigo encontrar!

Iliane disse...

que receita otima essa !!amei..parabens a vó Alice pela receita!!!!...bjus..e..você tá bem?

Vicentina disse...

Oi Fabrícia
Muito boa sua rosca, vou fazer, pelo jeito vovó Alice é mestre na cozinha...
Gostei muito do seu blog e parabens pelo bebê, que ele venha com muita saúde.
Bjs

brisa disse...

Primeiro, PARABENS pelo nenem:):) Como leitora (quase) anonima, vou mandar muitos pensamentos positivos pra essa bencao em suas vidas.

Bem..qto a rosca..nem precisa estar gravida pra deseja-la. Depois de ver a foto, mal posso esperar pra fazer (cozinha em reformas. bah!)

Abs e tudo lindo pra voces.

Simone Izumi disse...

ihhnooosssaa..
esse é um super trabalho para a minha queridíssima k.a.!Essa sua sugestao de ficar com o braço malhado foi muito tentadora, mas deixa pra próxima...hahahahahaha......
fázoca, essa sua rosca ficou uma fofurice...que vontade!
bjocas,
si