quarta-feira, 18 de novembro de 2009

bolo invertido com noz pecã e caramelo butterscotch ....

Continuo grávida .... quer dizer, a bailarina ainda não nasceu. Estou muito feliz com minha gravidez ... uma gravidez super tranquila e saudável. Não tive nenhum problema de saúde ... nadica que me deixasse jogada numa cama, sem forças ... Agradeço muito por estar cheia de saude e disposiçao .... Nada de ficar reclamando, achando que gravidez é doença ... conselho do maridoco!!! Sempre recebo elogios do meu GO ... é tão bom. Gravidez é vida, força, amadurecimento, alegria, união, amor, paz .... um momento único, mágico, intenso. Confesso que essa reta final está me deixando bem exausta .... mas é super normal ... a barriga ficou pesada, muito pesada e a bendita ansiedade está acabando definitivamente com minhas noites de sono. Minha pequena bailarina está crescendo bastante (que lindoca) e acredito que assim que nascer poderá fazer parte do ballet russo ... essa garota dança como um cisne .... ehehhe. Em breve, em breve .....
Assim que recebi a revista do querido Ricardo especial de Natal fiquei salivando por esse bolo. Não exatamente pela receita do bolo mas sim pela receita do caramelo butterscotch. Esse caramelo é um luxo ... ficou delicioso e se não fosse por ele o bolo ficaria bem sem graça. Na receita original o bolo tem duas camadas .... preferi fazer só uma mas isso fica à gosto da clientela.
Se preferir uma só camada, reduza os ingredientes abaixo pela metade. Vou dar as medidas da receita original. A receita é longa mas nada complicada ....
bolo invertido com noz pecã e caramelo butterscotch
caramelo butterscotch (medidas para um bolo de duas camadas)
- 1 1/4 de xícara (310 ml) de açúcar (preferi usar açúcar mascavo)
- 1/4 de xícara (60 ml) de scotch (whisky ou bourbon)
- 1/4 de xícara (60 ml) de água
- 2 colheres (sopa) (30 ml) de xarope de milho claro (preferencialmente) ou mel (usei o xarope de milho escuro)
- 1 xícara (250 ml) de creme fresco 35%, quente
- 1/4 de xícara (60 ml) de manteiga salgada
- 1 1/2 xícara (375 ml) de nozes pecã cortadas ao meio
bolo (medidas para um bolo de duas camadas)
- 2 xícaras (500 ml) de farinha de trigo
- 3/4 de xícara (180 ml) de nozes pecã trituradas num robot (bem no meio do preparo da receita percebi que não tinha pecã suficiente e acabei usando castanha de cajú)
- 1 colher (chá) (5 ml) de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher (chá) (1 ml) de sal
- 1/2 xícara (125 ml) de manteiga salgada, derretida
- 1/4 de xícara (60 ml) de óleo de canola
- 1 1/2 xícara (375 ml) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) (5 ml) de extrato de baunilha
- 3 ovos
- 1 xícara (250 ml) de leite de manteiga (misturar 15 ml (1 colher sopa) de suco de limão ou de vinagre com 250 ml (1 xícara) de leite. Deixar descansar uns 10 minutinhos e depois mexer)
Na receita original não vai fermento em pó ... achei estranho e fiz sem fermento mesmo mas acredito que da próxima vez que preparar esse bolo vou colocar uma colherzinha de fermento sim .... acho que deixaria o bolo mais fofinho.
Pré-aquecer o forno à 180°C. Untar e forrar duas formas ou dois pirex (qualquer ex) quadrados de 20 cm com papel manteiga. Colocar em cima de uma placa para biscoitos ou de outra forma qualquer caso transborde o caramelo .... para evitar de sujar o forno. Fiz numa forma redonda mas não ficou muito bonito não .....
Modo de preparo do caramelo:
Numa panela, levar ao fogo o açúcar, o scotch, a água e o xarope de milho. Deixar ferver, sem mexer, até obter uma mistura de cor bem dourada. Fora do fogo, adicionar gradualmente o creme quente e a manteiga. Levar novamente ao fogo até ferver mexendo sempre até obter uma mistura homogênea. Repartir o caramelo nas formas forradas com papel manteiga. Em seguida jogar as nozes cortadas pela metade por cima do caramelo. Reservar.
Modo de preparo do bolo:
Numa vasilha funda, misturar a farinha, as nozes trituradas, o bicarbonato e o sal. Reservar.
Na batedeira, bater a manteiga juntamente com o óleo, o açúcar e a baunilha até ficar bem cremoso. Acrescentar os ovos, um de cada vez, até obter uma mistura lisa e homogênea. Na velocidade baixa, incorporar os ingredientes secos alternando com o leite de manteiga. Repartir delicadamente nas formas sobre o caramelo. Assar durante aproximadamente 50 minutos ou fazer o velho teste do palito. Atenção: cada forno com sua personalidade !!!!!
Deixar esfriar durante 30 minutinhos ... é importante para evitar que o caramelo não esteja muito quente na hora de virar os bolos. Vire delicadamente um dos bolos num prato de serviço. Em seguida, vire o segundo bolo sobre o primeiro. Para ficar mais fácil vire o segundo bolo numa placa de biscoitos e depois coloque sobre o primeiro para formar a segunda camada.
Sirva morno ou frio acompanhado de uma bola de sorvete ou com creme chantilly se preferir. A clientela é quem decide .... Saboreamos bem morninho, purinho mesmo com chá .... o bolo é bem simples mas o caramelo faz toda a diferença. Enfeitei o bolo com lâminas de amêndoa e açúcar de confeiteiro para esconder as imperfeições .... meu bolinho ficou meio irregular .....

10 comentários:

Nívea disse...

Oi, Fabrícia!
Que ansiedade, minina! Todos os dias passo aqui pra ter notícia... tô torcendo por vcs!!!
Ah.. esse bolo tá maravilhoso!!!
Bjo.

Mari disse...

Fá querida, como ficou lindo seu bolo... pecãs e caramelo... miam miam, deve ter ficado fantástico também!!!
Imagino a tua ansiedade para a chegada da linda bailarina... que delícia!
Bjo grande,

Mari

roberta disse...

fa fiko super feliz por saber que tudo esta correndo bem ,e logo sua pequena chegara pra te fazer mais feliz ainda ,esse bolo deve ser divina amo nozes pecans .
bjim

Clau disse...

Oi Fá que bolo lindo e sem dúvidas delicioso!

Menina mas a linda bailarina está quase chegando!

Fá adorei as dicas sobre o sutiã para amamentação! Ontem encontrei em uma outra lojinha pela metade do preço, são com as alças largas, só estou esperando pra pegar mais para o final da gestação!

Beijos nossos: Mamãe e Pepê!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que bolo lindo! Sua foto no post anterior ficou muito linda! Bjokas

ameixa seca disse...

Até eu já estou ansiosa com o nascimento da vossa "ballerina" :)
Adoro nozes pecãs e o caramelo também é dos meus sabores favoritos mas com scotch nunca fiz. Deve ficar uma delícia no bolo :)

carladuc disse...

O bolo está lindo e fiquei com uma vontade de provar. Deve ser uma delícia!

Força nessa reta final! :)

Beijo,

Sil Bertonha disse...

Hum...........isso deve ser o máximo... vou tentar fazê-lo!!!!! Beijo, Sil.

Valentina disse...

Que bom que voce está tendo uma ótima gravidez. Brindo a voces.

Simone Izumi disse...

nossssssssssss...arrasou!!
I need it.
peace and love,
just si.