segunda-feira, 25 de outubro de 2010

bolo de chocolate sem farinha .....


Confesso que até outro dia desses negava o fato de gostar de chocolate .... mas basta ... assumo meu lado chocolatra e ponto. Precisei ficar gravida para me transformar numa amante do chocolate .... mais precisamente, precisei entrar no sétimo mês de gravidez para adorar chocolate ... e olha que nao importa .. pode ser bolo, cobertura, recheio, bombom, barra, pedaço, gotas, calda .... sem restriçoes nem preconceito .... Antes da chegada da bailarina nao comia doce .... nunca gostei e nao fazia falta ... Agora ... aiaiaiai .... parece que preciso, uma necessidade ..... Minha irma ja havia me falado desta receita de um livro que temos em comum mas juro que nunca dei a minima importância ... uma pena .... Este bolo é uma delicia .... nao leva farinha branca. Falando em receitas: ja fiz muita receita de blogs renomados e juro que nao deram certo. Como também muitas ja deram certo. O mesmo acontece com receitas que publico ... algumas pessoas ja me escreveram para dizer que a receita nao deu certo e tal ... enfim ... Acredito que muita coisa pode influenciar ... tempo de forno, a temperatura usada, os ingredientes, o humor, a maneira de preparar .... Uma coisa é certa ... se alguém fez e deu certo é porque funciona ... agora so falta saber porque as vezes da certo e as vezes da errado ... fica ai o mistério ... Mas vamos a receitoca ....
bolo de chocolate sem farinha
(titulo original: gâteau choco sans farine
- 5 ovos
- 170g de açucar
- 220g de manteiga
- 200g de chocolate 60% (dei uma leve adaptada e resolvi colocar metade de chocolate ao leite e metade de chocolate 70%)
- 80 g de farinha de amêndoas (caso nao tenha pronta em casa é so dar uma leve coradinha em amêndoas sem pele e sem sal no forno ou na frigideira e depois triturar até obter uma farinha ... pode também usar castanha de caju sem sal ou nozes ... mas fica um pouco mais forte ...)
Pré-aquecer o forno a 180°C. A grelha do forno deve estar no meio. Untar uma forma de 22 cm de diâmetro ou uma forma retangular com manteiga e colocar na geladeira.
1- Numa vasilha grande, bater os ovos com a ajuda de um fouet. Em seguida, acrescente o açucar e bater até obter uma mistura homogênea.
2- Levar o chocolate juntamente com a manteiga ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, desligue o fogo e misture tudo com a ajuda de uma espatula até o chocolate derreter.
3- Despeje essa mistura de chocolate com manteiga em cima dos ovos e misture tudo com a ajuda do fouet. É importante misturar o minimo possivel ... Adicionar a farinha de amêndoas e misturar novamente.
4- Despejar a massa na forma ja untada. Dar uns tapinhas na forma em cima do balcao ou de uma mesa para eliminar as bolhas de ar ... Levar ao forno durante 25 minutos max.
No meu forno levou 20 minutinhos ... cuidado para nao deixar muito tempo pois senao pode ficar com gosto de chocolate queimado ... muito desagradavel .... ja aconteceu com a garota aqui ...

6 comentários:

laila disse...

fáa q saudades d vc mulher!! q bolo lindao hein! deu vontade mesmo de comer. e quanto as receitas...realmente as vezes nao temlo mao para uma coisa e temos q aceitar...ehehe bjs

Marcia disse...

Meu Deus, eu preciso fazer essa receita no máximo amanhã hehe! Que cara boa!! :)

Obrigada!

ameixa seca disse...

É verdade que tudo influencia :) Eu não sou chocólatra mas gosto de chocolate e este bolo desperta o desejo :)

soeur disse...

Humm, este bolo é demais! Faz tempo que não façob; Chegamos em casa agorinha. js, soeur

Simone Izumi disse...

Tarda, mas não falha!
Bem vinda ao grupo de chocólatras assumidos, nada anônimos!rssss...
Bolo de chocolate sem farinha é tudo,né? De lamber os dedos...
um bjo!
Saudades...
si

Deborah disse...

oi Fabricia!
essa nao eh a minha primeira vez aqui, mas a primeira q eu deixo um recadinho... nao podia deixar passar em branco essa receita, q alias, ja ta na minha to-do list! amo chocolate, e sou louca por esses bolos estilo "fondant".
vou fazer em breve, e te conto depois como ficou. espero q o meu entre pra lista dos q deram certo! :)

bjs,
Deborah.

PS. parabens pela filhota! ela eh mesmo uma fofucha!!!