terça-feira, 2 de junho de 2009

bolo de fubá cremoso da Tânia ....

É engraçado como algumas receitas nos fazem viajar no tempo, relembrar bons momentos, sentir saudades .... isso sempre acontece quando preparo essa receitoca de bolo de fubá cremoso. Acredito que faz uns 20 anos que essa receita entrou nas nossas vidas e está até hoje .... O melhor de tudo não foi somente a descoberta da receita mas sim o encontro com a pessoa que nos apresentou a receita. Hoje ela mora longe, assim como a garota aqui, mas por um bom tempo moramos no mesmo condomínio e dividimos momentos muito especiais. A Tânia entrou nas nossas vidas com muita alegria e o carinho que sinto por ela é enorme ..... Olha que a receita faz um sucesso enorme com os gringos aqui em Montreal .... Também adoro atribuir a receita ao dono ... dar o nome da pessoa à receita, vida, personalidade .... essa é a receita do bolo de fulano, da torta de ciclano ..... E vamos a receitoca da minha querida madrinha de casamento .... mãe da Mazinha e do Bi.

bolo de fubá cremoso da Tânia
- 3 ovos
- 2 xícaras de fubá
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 4 xícaras de leite
- 1 xícara de óleo
- 1 colherzinha de queijo ralado
- 1 colher (chá) de fermento em pó

medida da xícara: 250 ml

No liquidificador bater primeiramente os ovos. Em seguida, acrescentar aos poucos o restante dos ingredientes e bater bem.... durante uns 5 minutinhos ou mais. Colocar a mistura numa forma untada (prefiro usar a forma com buraco no meio ... ehehhe). Pré-aquecer o forno à 180°C e assar durante 40 minutinhos ... O tempo vai depender muito do tipo de forno .... a melhor maneira é dar aquela espetadinha com um palito para verificar se está bem assadinho. O bolo fica metade cremoso e metade mais firminho .... delicioso. Eu adoro ....

13 comentários:

ameixa seca disse...

Eu adoro bolo de fubá cremoso. É mesmo muito bom :)

Marcia disse...

Bolo de fuba.... ai que delicia

Raphael disse...

Hummmm ai é bom mesmo...
Onde tu compra fuba aqui em Montréal? É facil de achar? Eu sempre perguntando onde acha as coisas, né? hehehehe
Brigadão! ;)

Iliane disse...

sou uma apaixonada por bolo de fubá cremoso..e..ficou lindo o seu...com o frio que tá aqui em São paulo..queria êse pedacinho para comer junto com café..tudo de bom..bjus

Sarah disse...

Adorei esse bolo!!! Faz tempo que estou com vontade de fazer um bolo de fubá! Comc erteza será essa receita!Bjs

Eduardo Luz disse...

Ei confrades, dá pra imaginar a cara dum canadense comendo um belo bolo de fubá! Deve ser hilário!!
E parabéns pela produtividade. E pelas fotos !!
Dei uma passada pra ver alguma coisinha e achei um montão de posts.Até açucar de baunilha o "homem" tá colocando em limonada !! rsrs
Abs diretamente do frio ( quem diria! )

Cláudia disse...

Fabrícia, adorei esta cremosidade e tanto que fui fazer agora para levar numa reunião. Notei que não tem fermento, é assim mesmo???

bjs

Anônimo disse...

Tira uma dúvida minha: é apenas uma colher de queijo ralado mesmo??? Achei muito pouco pra ficar cremoso assim ....

Valeria disse...

Fabrícia,eu tb sou fã de bolo de fubá.Mes de junho...ah Festa Junina.Milho ,Fubá ,quentão ...que saudades.O seu deve ter ficado ótimo!!
Beijocas
Valéria
Papos de Anjo

Manuela © disse...

Nunca fiz bolo de fubá, mas não tarda muito :)

Mari disse...

Ui! Bolo de fubá cremoso é um pecado, né.

Glau disse...

Fabrícia querida, preparei hoje seu bolo ou o bolo da Tânia... fiz para uma amiga! Uma delícia mesmo.. nunca tinha comido bolo de fubá cremoso!

Bjos, Glau

Glau disse...

Hello querida Fabrícia,
adorei a história do seu bolo! acho tão bacana estas receitas carregadas de afeto e eu realmente quis preparar um bolinho com esta intenção!
Ai, menina, me mudei faz 3 meses para Bsb.. tô naquele período de adaptação, sabe?

um beijão pra vc, Glau