terça-feira, 20 de outubro de 2009

esterilizando vidros .....

Este ano resolvi fazer conservas de molho de tomate, compota e geléia para estocar no fundo do armário. Foi uma trabalheira só pois fiz tudo sozinha e levei 2 dias para finalizar tudinho .... mas confesso que valeu muito a pena. Usei somente produtos locais, tudo de primeira qualidade ... bem fresquinho. Como disse aqui, aproveitei a temporada de crabapple para fazer a geléia assim como os belos tomates italianos para preparar as conservas e também tomate seco. Além de preparar um bom pesto e muita compota de maçã, já que a temporada de maçã está aberta .... Para conservar adequadamente meus molhos, geléias, compotas ... etc, devemos esterilizar muito bem os vidros. Comprei vidros de 500 ml, 250 ml e 125 ml. É um processo simples mas que requer muito cuidado e atenção .....
esterilização de vidros
1- Coloque os vidros (em pé) numa panela bem grande e cubra com água quente. Leve ao fogo e deixe ferver. Após ferver, deixe mais uns 5 a 10 minutinhos no fogo.

2- Enquanto isso, numa panela menor, coloque as tampas e cubra com água bem quente mas não fervente. Esse processo vai selar a bordinha de borracha da tampa. Uma vez seladas, as tampas nao podem ser reutilizadas numa próxima temporada.

3- Com a ajuda de uma pinça para vidros, retire os vidros da água fervente e coloque-os em cima de um pano de prato limpo. Agora chegou a vez de colocar a geléia, a compota, o molho, a marinada ... dentro dos vidros. Usei uma concha para ficar mais fácil e não tocar nos vidros. Deixe um espaço final de 0,5 cm para as geléias ou de 1 cm para marinadas, frutas, chutney ou tomates. Retire as bolhas de ar com o auxílio de uma espátula de silicone (ou borracha) e limpe as bordas dos vidros com um pano limpinho.

4- Tampe bem os vidros ... sem forçar demais a tampa.

5- Coloque os vidros (em pé) novamente na panela com água quente. Os vidros devem estar cobertos de no mínimo 2,5 cm de água. Tampe a panela. Quando a água começar a ferver, calcule 10 minutos de tratamento para geléias e compotas, 15 minutos para marinadas (chutney, ketchup, pepinos) e 35 minutos para beterrabas e molho de tomate.

6- Passado o tempo recomendado, retire os vidros da panela bem retinhos (nao vire os vidros) com a ajuda de uma pinça para vidros e coloque-os em cima de um pano. Deixe esfriar durante 24 horas sem apertar a tampa. Assim que retiramos os vidros da panela escutamos um "ploc" ... isto significa que o processo foi um sucesso. Fiquei prestando atenção para verificar se todos faziam "ploc". Se conservam aproximadamente 1 ano num local fresco e escuro.

obs: as informações são do fabricante do vidro e do queridíssimo Ricardo Larrivée.

12 comentários:

Gina disse...

Fabrícia, sigo esses passos todinhos aí para minhas geleias e ainda coloco um pano limpo no fundo da panela para evitar atrito com os vidros. Assim, tenho a certeza que posso consumir por 1 ano os produtos.
Nunca fiz conservas, por não termos hábito de consumo.
É sempre bom divulgar essas dicas tão úteis a quem quer garantir a qualidade, não é?
Bjs.

Clau disse...

Oi Fá eu cresci vendo minha mãe fazer compota de pêssego e vidros de geléia!

A dois anos faço conservas de pepino, no ano passado não ficaram muito bons, pois não sabia, deixei os vidros cozinharem de mais e ficaram molengos... Mas esse ano eu acertei, achei que duraria um ano, mas que nada na metade do ano não tinha mais! Sempre faço no inicio de janeiro, esse ano apesar do barrigão de 8 meses pretendo fazer com os pepinos da minha horta, comparamos uma casa e lá terei espaço para plantar!

Adorei as dicas, pois eu cozinhava com a tampa para baixo!

Beijinho

conceicao disse...

Bela explicação.
Bjs

Anônimo disse...

Este ano foi um ano de muitos tomates. Fiz doce de tomate para dar e ficar cá em casa, e também os fechei deste modo. Resulta sempre muito bem!!

Roberta disse...

faaa que dica boa ,queria tantao ter feito cgelieias de bluberri ,com medo de estregar acabei congelando as frutinhas .
agora vou usar sua dica e preparar geleias e molhos .
bjim

Carol disse...

Ahhhh não temos esses potinhos fotos aqui!!!!! ... humpf
Eu quero!!!
bjos

Isabela Tibo disse...

Oi Fá! Pelo visto ainda não tomou o chá de sossego, né?
Rsrsrs
Nunca vi dessas pinças por aqui, mas, na verdade, nunca procurei... vou ver se encontro.
Bjs!

manjericota disse...

Ola fabricia,

Acabei de conhecer seu blog. Gostei das dicas, receitas e fotos. De uma passada no meu espaço para ver as minhas invenções.

Abraço,
Dani

Mamãe Orgulhosa!!! disse...

Ai Fafa

tu és muito chique mesmo :))))
Um dia eu farei isso, quem sabe daqui há alguns meses quando eu morar no Brasil e tiver mais tempo pra essas coisinhas deliciosas da vida !
Contigo já aprendi muita coisa!!!

Parabéns por esse jeito lindo de ser!!!!
Você é chique, fina, delicada, sensível e ainda faz um blog lindo, lindo que eu admiro muito, cada vez mais...

Beijos
Carol

Mamãe Orgulhosa!!! disse...

Oi Fá

Vi tua panela verde de ferro...linda a cor ! Quando será que muda a nova coleção do Ikea, já estou curiosa pela próxima cor...quem sabe tenho a chance de comprá-la...

E que panela, né? Menina, estou impressionada com minha comidinha....hehehe
Eu "sempre" cozinhei bem mas com essa panela????? estou me achando....hehee

Engraçado, que as coisas que passas por ai, por aqui acontecem também....hehe
Nunca vi tanto tipos de maçãs...\o/

Beijos
Carol

Anônimo disse...

Adoro pimenta, seja de que forma for. Já tentei fazer molhos, porém os mesmos sempre acabavam com fungos. Agora dscobri o porquê. Eram os vidros! Obrigado pelas excelentes dicas Abraço. Valdomiro.

Fernando disse...

Oi,
gostaria de saber onde encontrar os vidros. grasto Fernando-BH