sábado, 16 de janeiro de 2010

panna cotta de doce de leite ....

Confesso que tenho cozinhado pouco, muito pouco. O maridoco está de férias e tomou as rédeas da cozinha. Como a mamãe voltou para o sul, fiquei perdidinha na minha própria cozinha ... veja se pode. Aquela vontade louca de cozinhar, colocar tudo em prática, foi apaziguada pela chegada da minha princesa. Vontade até que tenho mas falta aquele velho e bom amigo chamado tempo. Meu tempo de mamãe sem ajudante (lavo, passo, arrumo, limpo, troco, paparico, etc) fica dividido entre minha pequena bailarina, uma soneca rapidinha, mais ou menos a casa e meu maridoco. Também acontece o seguinte: pela primeira vez na minha vida estou de regime. Boca fechadinha para doces e companhia. Não engordei quase nada durante a gravidez mas tenho medo de engordar agora .... Sei que acabei de ter um bêbe, que o corpo muda, mas quero volta à minha velha e antiga forma o mais rápido possível. Mas panna cotta? Isso é doce, não é? .... e o regime? Calma, calma .... a panna cotta é para o maridoco (tenho que agradar !!) ... juro que nem experimentei. Mas como ele disse que ficou divina, resolvi colocar a receita por aqui. Na quinta a bailarina dormiu mais cedo e foi então que coloquei em prática a receitoca. Ele aprovou e devorou .... A receitoca é super fácil ... levei menos de 15 minutos para preparar.

panna cotta de doce de leite

- 1 colher (sopa) de gelatina sem sabor
- 1 1/2 xícara de creme de leite fresco 15%
- 3/4 de xícara de doce de leite (usei doce de leite caseiro preparado pela mamãe)
- 1 1/2 xícara de iogurte natura ou de buttermilk

Numa vasilha pequena, hidratar a gelatina com 3 colheres (sopa) de água fria.
No fogo médio, aquecer o creme de leite com metade do doce de leite mexendo sempre até o doce de leite se dissolver por completo. Em seguida, acrescentar a gelatina hidratada e mexer até obter uma mistura homogênea. Retirar do fogo. Assim que estiver morninho, adicione o iogurte ou o buttermilk. Se desejar ( o maridoco desejou!), divida o restante do doce de leite no fundo de seis taças ou ramequins e cubra com a panna cotta. Leve à geladeira por no mínimo duas horas antes de servir.
mais panna cotta aqui ...

12 comentários:

Roberta disse...

FA eu paso bem sem chocolate ,sem os doces do Brasil ,pois ja me acostumei com sabor mais suave dos dces daqui ,mais eu adoro um cheese cake e caramelo...e pra mim doce de leite tem gostinho de caramelo ,nao nunca comi doce de leite depois da diabetes ,mais esse gostinho ta guardadinho na minha memoria ,amo panna cota e esse deve muito bom mesmo ,mais assim como vc tb estou de regime ,meu peso atual 53 kilitos ,bem o regime e pra controlar e manter bons indeces glicemicos ,doce so de vez emnquando e tudo dentro da dieta .
bjm

Roberta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Clau disse...

Oiii mamãe da linda bailarina...

Fá eu também nunca fiz regime antes, mas na gravidez precisei fazer. Vale a pena cuidar um pouquinho agora do que depois.
Como estou na reta final, faltam 15 diazinhos só p/ conhecer o Pedro a ansiedade começou a tomar conta dos papais!

Fá estou com uma dúvida, ontem fiz pela primeira vez geléia de uva, a receita dizia 1 hora e 15, mas como estava bem liquida deixei 1 hora e 30, achei que não ganharia consistência, mas me surpreendi, ficou perfeita! Porém se eu guardar na geladeira ela vai ficar bem mais consistente, né? Lembrando que usei vidros de Nescafé e por isso não esterelizei, será que dá pra deixar fora da geladeira?

Super beijo!
Clau e Pepê

Carolina Andrade disse...

Tudo feito com doce de leite é dos deuses para mim Fa. E sua princesa, como está? Ela é muito linda, meus parabéns!! Beijão

® disse...

Fia...vc já é toda light...vai sumi, hein?! :D
Que fofo fazer um docinho para seu amore...agora, ficou difícil, né...
Doce de mãe deixa qualquer receita mais gostosa...:) vamos ter que encomendar de você! :}
Um bejim prá vc e pra sua doçura!
da Vinni

Marcia disse...

Oi, Fa! Tudo bem com vcs? Amo doce de leite, e a receita me deixou com água na boca. Depois que os filhos nascem, tempo se torna um verdadeiro luxury! Um beijão para vcs.

ameixa seca disse...

Deve ficar deliciosa, mas se não engordaste, não vai ser agora. Aproveita e come uma colherada :)

Receitinhas da Sil disse...

Deve ser deliciosa!!!! Beijinhos na bailarina!

manjericota disse...

Fabricia,

Fiz apenas uma vez a panna cota, aquela tradicional mesmo, com mirtilos...Tirei o chapéu para essa sua...dele ter um sabor delicioso. :)

Bjos,
Dani

Juliana disse...

Oi Fabricia
que bom receber notícias! Boas Notícias!!! A bailarina tá linda hein.
Abraços e tudo de melhor nesse novo ano.

Filipa disse...

Eu ainda só fiz panna cotta uma vez e adorei o resultado, esta com doce de leite deve ficar fantástica, tenho de experimentar.

Beijinhos

Simone Izumi disse...

rssssssssssss...fá, bem que vc podia ter engravidado antes de mim,né?? se vc que nao engordou nada na gestaçao, está de regime, imagine a anã aqui que engordou 17 kgs!kkkkkkkkkkkkk....
entrei em um regime que esta me fazendo roer as paredes...isso, cortei o açúcar e chocolate tambem, como pode?
mas eu nao sei se poderia deixar passar essa panna cotta em branco...hahahah
bjos