terça-feira, 29 de junho de 2010

a introduçao dos sólidos da bailarina ...

Comecei a introduzir os alimentos sólidos quando a bailarina completou 6 meses .... Foi a recomendaçao do pediatra dela e também essa é a maneira adotada aqui na província onde moro. Segundo o instituto nacional de saúde publica do Quebec, a introduçao dos sólidos acontece somente aos 6 meses pelos seguintes fatores:
- a produçao de saliva é suficiente
- as enzimas que digerem os alimentos estao presentes em quantidade suficiente
- os rins estao mais maduros podendo assim absorver mais proteinas
- o sistema imunitario esta mais forte e o risco de desenvolver alergias é mais baixo

É muito importante também que o bêbe já esteja sentando sozinho .... Alimentá-lo no cadeirao também é muito importante para ajudar na digestao e criar uma rotina. Mas frizam que cada país adota um sistema diferente de acordo com os costumes e a cultura local.

Aqui na província do Quebec, começamos com os cereais pois sao muito ricos em ferro .. na verdade 100% ferro. Na primeira fase (6 meses) podemos escolher entre cevada, arroz ou aveia. Sao cerais em pó, que você mistura com água devidamente fervida ou com leite materno (ou industrializado proprio para bêbe). No Brasil nao sei qual seria o correspondente ... aqui uso da marca Heinz ou da Nestlé. Sei que existe o Cerelac no Brasil e o Mucilon mas nunca experimentei nenhum deles. Em seguida passamos para os legumes e depois as frutas.

O esquema que adotei foi mais ou menos assim:

- Primeira etapa: cereal pela manha e no final da tarde. Oferecia primeiro a mamadeira e uns 30 minutinhos depois o cereal. Comecei com uma colherzinha de 5 ml e depois fui aumentando de acordo com o apetite da bailarina.

- Segunda etapa: os legumes. Depois de 5 dias papando cereal comecei com os legumes bem batidinhos no mix na hora do almoço. Comecei com a abóbora ... a bailarina amou de paixao. Cortei a abóbora em pedaços, cozinhei no vapor e bati no mix .... abóbora purinha ... Comecei com 5 ml e depois fui aumentando de acordo com o apetite da pititica. Depois de alguns dias passei a oferecer o legume também no final da tarde (jantar) e de sobremesa o cereal.

Por aqui recomendam introduzir um legume por vez e oferecer o mesmo legume durante 3 dias para verificar o risco de alergia. Aos 6 meses oferecia tudo batidinho, em purê. Com 7 meses ofereço tudo bem amassadinho com o garfo. Dos 9 aos 12 meses pode ser amassado grosseiramente, picadinho, ou ainda pedacinhos bem molinhos e macios para que o bêbe possa pegar com suas lindas maozinhas.

O segundo legume que ofereci foi a batata doce .. ela detestou ... ficava arrepiada ... Nao insisti pois ela nao comia mesmo. Depois de algumas semanas ofereci novamente e ela até que comeu bem. Essa é também uma recomendaçao importante: nao insistir. Como estava no Brasil também ofereci mandioquinha salsa ...

- Terceira etapa: frutas. Comecei com a pêra ... Pela manha misturava a fruta com o cereal. Na hora do almoço e no jantar dava a fruta raspadinha de sobremesa. No meio da tarde oferecia o cereal ....

Os 6 meses da bailarina:

7h00 - 7h30: mamadeira

8h00: fruta + cereal + suco de laranja lima (no Brasil eu dava ... aqui nao tem)

11h00 - 11h30: papinha de legumes + fruta sobremesa. Além da mamadeira algum tempo depois.

14h00 - 14h30: cereal + mamadeira
17h00 - 17h30: papinha legume + fruta. Mamadeira antes ou depois.
Antes de dormir a mamadeira ....
Água sempre ... muito importante.
Os 7 meses da bailarina:
Minha pititica come muito bem .... é boa de garfo mesmo. Água sempre .... ainda mais com o calor que está fazendo aqui ... 30C + umidex ...
Passou a mamar menos e comer mais aos 7 meses ....
7h00 - 7h30: mamadeira ...mais ou menos 120 ml.
8h00: café da manha: um biscoito para bêbe de arroz + frutas com cereal e de vez em quando suco (nao mais que 60 ml por dia). Fico de olho quando ela está comendo o biscoito para bêbe pois corre o risco de engasgar. Nao recomendam o biscoito antes dos 9 meses. De vez em quando ela pede mamadeira no meio da manha ...
11h00 - 11h30: papinha de legume bem amassadinha no garfo + fruta de sobremesa raspadinha, amassadinha ou batidinha .. depende da fruta. De vez em quando pede mamadeira depois do almoço. Se ela dormir no meio da manha e passar do horario do almoço nao acordo a pititica .... ofereço o almoço quando ela acordar.
14h30 - 15h00: mamadeira + cereal.
17h30 - 18h00 ... papinha + fruta
19h00 - 19h30: mamadeira antes de dormir ....
E a carne, onde fica? Aos 6 meses recomendam o frango, peru e carneiro. Tudo bem batidinho, em purê ... Aos 7 meses podemos introduzir também a carne de boi, porco, fígado (30 ml por semana), peixe e cavalo. Nao sao todos os peixes que recomendam .... existe uma listinha. A única carne que a bailarina comeu por enquanto foi o fígado. Cozinho um pedacinho de figado no vapor juntamente com o legume e bato tudinho no mix. Essa semana vou introduzir o frango ...
O calendário da introduçao de sólidos por aqui é mais ou menos assim:

- 6 meses:

Cereal: cevada, arroz ou aveia.

Os legumes: abóbora, abobrinha, vagem verde e amarela, batata doce e cenoura.

As frutas: maça, pêra, pêssego e banana (no Brasil dava a banana prata).
As carnes: carneiro, peito de frango e peru.

- 7 aos 9 meses

Cereal: além dos oferecidos aos 6 meses, soja, trigo ou um mix de cereais ou com frutas.
Legumes: todos dos 6 meses + brócoli, couve de Bruxelas, couve flor, milho, batata, aspargo, ervilha e abacate (por aqui nao é sobremesa)
Frutas: todas dos 6 meses + ameixa, ameixa seca, pêssego, nectarina, abacaxi ... pode também misturar as frutas. Suco sem açucar: maça, uva, pêra, abacaxi e ameixa. Nao passar de 60 a 90 ml de suco por dia. Além das frutas que recomendam também ofereço morango e framboesa batidinhos no mix ... prefiro nao coar mas muito cuidado com as sementinhas ...
Ovo: somente a gema amassadinha e bem cozida
carnes: todas dos 6 meses + fígado (30 ml por semana), porco, alguns tipos de peixe .. sempre bem cozidos, cavalo ....
- 9 aos 12 meses: tudinho dos 6 aos 9 +
cereal, sêmola de couscous, pao seco, arroz basmati, biscoito para bêbe, pao pita, tortilha, cevada, macarrao ...
legumes: repolho, nabo, beterraba, espinafre, tomate, suco de legumes, cebola bem cozida, alho cozido, salsao cozido
frutas: melao, cereja e uva sem a semente, mirtillo, amora, morango, framboesa, laranja, pamplemousse, suco sem açucar de frutas variadas
leguminosas diversas cozidas em purê ou amassadinhas com o garfo
tofu
ovo inteiro somente aos 12 meses
leite 3,25%
queijo: ricota, cottage ...
iogurte natural
Lembrando que nao sou nenhuma especialista no assunto ... por favor .... sou apenas uma mamae de primeira viagem que faz o maior esforço para dar para sua pititica uma alimentaçao saudavel .... muitos produtios locais, tudo cozido no vapor, muito orgânico .... Apenas relatei aqui como a bailarina papa e as recomendaçoes do lugar onde moro ... por isso siga as recomedaçoes do seu pediatra ... é muito importante pois cada país, cada profissional adota uma maneira diferente.
Ver a bailarina comer pela primeira vez foi emocionante .... no início ela nem sabia como engolir o alimento ... a textura era estranha e tal ... hoje ela já sabe direitinho como fazer .... uma fofa. Ops ... hora do papa ... hoje no cardápio: brócoli e pêra.
obs: as informaçoes acima foram retiradas do Guia prático: "Mieux vivre avec notre enfant" (toda mamae do Quebec ganha esse guia no seu obstetra ou no CLSC mais próximo de casa), do "Calendrier d'introduction des l'aliments", do pediatra da Elissa no Brasil ... além de dicas da vovó e da bisa.

21 comentários:

Dindoca disse...

Hum.... acho que essa papinha tava uma delicia!!!! A boca está tão boa e tão lindaaaaa!!!
Saudades!!!!
Beijos!!!

Fabi disse...

Nossa Fá, quanta novidade... e que bailarina encantadora, meus parabéns! Fico toda derretida, até emocionada de ver as fotos e os textos lindos sobre ela... Adorei! Bjs!

Edvani disse...

Adorei! Vou fazer um copiar/colar deste post ;)

Felicidades!
bj

vanessa disse...

Simplesmente adorei seu blog!!! achei por acaso e me identifiquei super, estou passando pela mesma fase que vc!!meu filho está com pouco mais de dois meses e tem sido uma delicia... alem disso tb amo culinaria!!!
bjo
www.desaltonacozinha.zip.net

angela disse...

ela esta uma fofa e vc uma super mãe. parabens. bjs

Ana Carolina disse...

Saudades da bailarina! bjs, Tita

Isabela Tibo disse...

A bailarina está cada dia mais linda, parabéns!
Quando tiver meu bebê (ainda vai demorar um tempinho) com certeza vou consultar o Sopa! Bjs!

Anônimo disse...

OI FABRICIA : Faz tempo que nao entro no seu blog...Parabens pela sua "bailarina" , ela é linda, fofa, da vontade de apertar ....
Parabens á vc tbem, pelos seus textos lindos e pelo seu cuidado com a sua filhinha.
Beijos , Zaide ( mae da LUD)

Camille disse...

É emocionante como voce fala de sua filha e se dedica a ela. Noa é facil mesmo introduzir solidos e ate mesmo liquidos com sabores tao diferentes quanto ao criança estava acostumada. É o habito mesmo, voce ve, num primeiro momento nao a batada doce e depois sim. Tem aliemtnos que eles nao comem de jeito nenhum. Meu primeiro filho nao comia ovo, o pediatra tb mandou nao insistir. So depois de adulto veio a gostar de ovo.
Enfim é isso. Estou em Paris por um mes, vou fazer uns cursos por aqui. Adoraria ter um glossario de gastronomia em Frances, por que falo, mas tem um vocabulario que é bastante especifico. Voce tem algum para me recomendar?
Beijos,
Camille

Graciele Amâncio disse...

Adorei o post, maravilhoso...sei que a bailarina toma muito tempo pois tenho um principe "ja ta rapazinho e ainda me enrola..rsrs", mas sinto falta das suas receitocas..bjos

Camille disse...

Obrigada Fabricia,
O glossario vai servir muito bem para mim. Vou procurar varios livros na livraria da rua Montmartre.
Alias ja fui ali algumas vezes comprar utensilios na Mora.
Voce morava em Paris? Estava cursando gastronomia aqui?
Beijos,
Cam

ameixa seca disse...

Que beleza, essas dicas são excelentes para as recentes mamãs :)

graziela disse...

adorei, mas fiquei com uma duvida... os cereais sao oferecidos aos 6 meses misturados ao leite crus? ou cozidos?
obrigada
bjs

Fabrícia disse...

Graziela o cereal pode ser diluido com leite materno (caso amamente) ou com leite industrializado para bêbes. A bailarina toma o Enfamil ... Existem ainda cereais que podem ser diluidos na agua. Tanto na agua quanto no leite materno ou industrializado para bêbes a consistência é de um mingau .... O leite de vaca deve ser oferecido somente com 12 meses e ainda assim o 3,25% ...
beijos

Flavinha disse...

Adorei o post, Fá!

Que fotos lindas! Como ela está fofa!

Que fase deliciosa! Parabéns pela bailarinha e por você ser está maezinha tão dedicada!

Beijinhos

Roberta disse...

FA
a bailarina passa bem hein???
que gracinha as fotos ,que coisa mais linda !!!!
Babo nas fotos dessa princesa ,linda linda !!!
otimas dicas .
bjim

Camille disse...

Ola Fabricia,
Ja estou de volta ao Brasil depois de um mes de Paris. Adorei meus cursos, nao tive o menor problema em assistir as aulas em Frances e o que eu nao sabia perguntava( e foram coisas a respeito de farinhas, coisas assim bem especificas). Fui na livraria que voce me indicou e comprei muitos livros, tinha uma liquidaçao numa outra livraria perto, e mais um tanto. Agora estou querendo comprar aquele aparelho alemao, quer faz tudo, para moer umas farinha aqui. Voce tem? Esqueci o nome- alguma coisa mix. Nao achei em loja alguma tinha que ser por encomenda.
Ao mesmo tempo em que me equipo, vou vender minha loja-te falei que tenho uma enorme de uma franquia de alimentos e nao sei tocar aquilo, nao sei ser empresaria? Da dó. Enfim, vi uma fotinha ali embaixo de mesas com cadeiras e achei que voces quem sabe tem restaurante. Eu vivo esperando uns conselhos milagrosos, hehehe.
Beijos Fabricia. Beijos tb na Bailarina mais linda. Voce é uma flor.
Cam

Tati disse...

Nossa que blog show!
Amei tudo que vi e li...srsrs... Prabéns!
Bjs!
Quando tiver um tempinho vem me visitar.
Link: http://receitasdatatialves.blogspot.com/

Sandra disse...

Oi Fabrícia, sou nova por aqui, seu blog é um encanto.Parabéns por ser essa grande mãe! Que sua filha linda continue trazendo muitas alegrias p/ vc e toda sua familia.
Bjss na alma

Sandra disse...

Oi Fabrícia, sou nova por aqui, seu blog é um encanto.Parabéns por ser essa grande mãe! Que sua filha linda continue trazendo muitas alegrias p/ vc e toda sua familia.
Bjss na alma

Flavinha disse...

Fá,

Lembra que eu escrevi aqui uma vez que eu comecei a ler Mia Couto por sua influência? Que delícia!

Hoje eu postei no meu blog sobre um de seus livros que eu simplesmente amei!

Beijinhos.