quarta-feira, 30 de setembro de 2009

geléia de crabapple ....

A crabapple é uma mini-maçã perfeita para o preparo de geléias ... Ela é bem ácida e altamente rica em pectina ... Tentei devorar uma natura e confesso que é impossível .... azedinha demais da conta .... mas quando transformamos essas lindas maçãzinhas em geléia ... que maravilha. Aqui em casa ela está na mesa do café todo santo dia .... com croissant fica perfeita. As flores dessa maçã são lindas e foram escolhidas como a flor que representa a cidade de Montreal .... Acredito que seja talvez essa a flor usada para preparar o floral de Bach denominado Crab apple .... mas não tenho certeza. Na semana passada aproveitei a temporada de crabapple e preparei alguns vidrinhos de geléia para estocar .... miam, miam.

geléia de crabapple
- 4 kg de maçã crabapple, cortadas ao meio, com a casca e a semente
- 9 xícaras de água fria
- 1/2 xícara de suco de limão (espremer na hora)
- 3 3/4 de xícara de açúcar

medida xícara: 250 ml
rendimento: aproximadamente 6 vidros de 250 ml
1- Numa panela bem grande, colocar as maçãs, o limão e a água. Deixar ferver. Quando ferver, diminuir o fogo e deixar apurando durante 30 minutos sem tampar.

2- Forrar uma peneira ou um escorredor de macarrão com pano de algodão fino. Aquele mesmo pano de algodão usado para queijo.... parece fraldinha de bêbe. Prefiro colocar duas camadas de pano de algodão. Colocar essa peneira ou escorredor forrado em cima de uma vasilha grande ou de uma panela.. Não deixe o fundo da peneira ou do escorredor tocar o fundo da vasilha ou da panela para facilitar que o caldo escorra.

3- Despejar as maçãs na peneira e deixe escorrer durante 2 horas. Não aperte nem esmague as maçãs. Para cada xícara (250 ml) de suco obtido devemos colocar 3/4 de xícara (180 ml) de açúcar.

4- Coloque o suco obtido + o açúcar numa panela grande (fogo médio) e deixe ferver. É bom mexer até que o açúcar derreta. Depois que ferver, deixe a geléia apurar até atingir 104°C.... para saber a temperatura peça socorro para um termômetro de doces ou um termômetro desses para carne mesmo. Caso não tenha um termômetro faça o teste do pratinho: coloque um pratinho no freezer e depois de a geléia ferver pingue uma gota da geléia no prato que estava no freezer. Vire o pratinho ... se a gota não escorrer é que está no ponto. Vá retirando a espuma que se forma com uma peneira. Quando atingir a temperatura, retire do fogo e coloque em vidros devidamente esterilizados. Essa geléia não precisa de pectina pois a crabapple é altamente rica em pectina. Leva dois dias para geléia ficar firme.

obs: Se quiser conservar a geléia fora da geladeira não podemos esquecer de que o vidros devem ser muito bem esterilizados. Esse é o segredo para estocar geléia caseira por um bom tempo em casa .... Próximo post: esterilização de vidros para conservas ....

terça-feira, 29 de setembro de 2009

crabapple ....

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

lá em cima ....

"Sou como a formiga de asas, sabe? A formiga de asas só tem um voo de viver. Passada essa breve viagem deixa tombar as asas, duas transparenciazinhas já sem uso. Desmaia no chão para ser rainha." (Mia Couto)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

gratinado de batata com alho-poró ...

Estamos aproveitando intensamente os produtos de outono. Na semana passada exploramos o alho-poró. Desejo de grávida é assim mesmo: não espera ... Quando tenho desejo aproveito e como até enjoar.... Não tivemos como resistir: tão lindos, enormes e que aroma .... Além de sopa, quiche, frango, também fiz esse gratinado estilo dauphinois .... muito simples e prático. O maridoco estava com desejo de gratin dauphinois.... não-grávidos também tem desejo. Acrescentei o alho-poró nas camadas e voilà .... delicioso. Acompanhou muito bem um belo filé de porco .... miam, miam.

gratinado de batata com alho-poró
- 6 batatas descascadas e cortadas em fatias bem finas (cortei com a faca mas fica mais fácil no mandolim)
- 2 talos de alho-poró cortado em rodelas
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de creme de leite
- manteiga para untar
- sal, pimenta-do-reino e noz moscada (pó) ao gosto da clientela
- queijo parmesão ralado à gosto

Pré-aqueça o forno à 180°C. Unte bem um marinex (pirex ... qualquer ex) com a manteiga. Usei um pirex de 20 x 28 cm. Disponha em camadas: primeiramente a batata e depois o alho-poró. Tempere cada camada com sal, pimenta e noz moscada. Finalize as camadas com a batata. Regue o gratin com o leite e o creme de leite e polvilhe bastante queijo parmesão ralado. Leve ao forno durante aproximadamente 1 hora .... Cuidado: cada forno com sua personalidade .... verifique na metade do cozimento a textura dos legumes. No meu forno levou exatamente 1 hora .... Acompanhamos com carne de porco.

manjericão ....

A casa está perfumada ...... que aroma .... adoramos .....

terça-feira, 22 de setembro de 2009

mirtilo ....

Hoje começa oficialmente o outono por aqui ... Hoje o dia está chuvoso ... bom para devorar alguns mirtilos (bleuet - em francês e blueberry - em inglês).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

aid mabrouk ....

Ontem comemorou-se o Aid el fiter, o fim do Ramadã. Na Tunísia, se comemora o Aid durante três dias ... uma festa cheia de fartura e muita alegria. Nós não ficamos de fora e recebemos da família do maridoco, diretamente da Tunísia, algumas caixas de doces tipicamente tunisianos .... que delícia. Aid mabrouk ....

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

beterrabas ...

confrades ....

Quinta de manhã acordei com vontade de preparar massa caseira ... toca a campainha, abro a porta com as mãos cheias de farinha, era o carteiro com um pacotinho. Assino, agradeço e desempacoto o pacote .... Que bela surpresa: um livro de receitas dançante, uma linda cartinha, cds com fotos e um vestidinho todo mimoso para a mais nova confreirinha do pedaço .... A razão do pacote: os confrades do DCPV enviaram os mimos para agradecer a soirée québécoise .... Merci aos confrades pelo carinho, sempre....

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

shortbread ....

Estou curtindo muito minha gravidez , muito mesmo: me emociono com os chutes da pequena bailarina, contemplo cada sorriso no rosto do meu maridoco, me entusiasmo à cada consulta, vibro com cada novidade .... enfim, aproveito esses bons momentos de simplicidade que a vida nos proporciona.
Pensando em simplicidade que decidi fazer shortbread para os lanches do maridoco desta semana. O shortbread além de fácil é perfeito para acompanhar uma xícara de café ou de chá. Esse delicioso biscoitinho é de origem escocesa mas também é muito popular em outros países. É a base de açúcar, manteiga e farinha. Nesta receita usei farinha de trigo mas existem receitas que também levam amido de milho ou farinha de arroz. Depende da clientela .... O formato: pode ser redondinho, compridinho ou do jeito que preparei, cortato em fatias como uma torta. Para dar um sabor cítrico ao shortbread podemos adicionar raspas de limão ou laranja na massa e trocar a água pelo suco de limão ou de laranja .... É aquele tipo de biscoitinho que derrete na boca ....

shortbread
- 2 + 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1 xícara de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de água
- 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1- Pré-aquecer o forno à 180°C. Untar bem uma forma de 28 cm de diâmetro (melhor ainda se for com fundo removível). Se quiser fazer os biscoitinhos compridinhos (retangulares) pode usar uma forma retangular ou quadrada.
2- Numa vasilha misture a farinha e o sal. Reserve.
3- Na batedeira: bater a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha até ficar bem cremoso. Com a ajuda de uma colher de pau, incorporar os secos (farinha + sal) até obter uma massa homogênea. Sempre que preparo shortbread não resisto e misturo com as mãos ...
4- Colocar a massa na forma e ir arrumando com as mãos. Tente deixar bem uniforme e liso. Pode usar uma espátula para ajudar a deixar uniforme. Com uma faca bem afiada, corte o shortbread em 8 fatias, como uma pizza. Certifique-se de que cortou até o fundo pois depois de frio não dá mais para cortar. Faça furinhos com um garfo em todo o shortbread. No caso de usar uma forma retangular ou quadrada é só cortar os biscoitos no formato retangular.
5- Asse durante aproximadamente 30 minutinhos ou até que ele esteja douradinho. Atenção para não deixar queimar .... Deixe esfriar e desenforme. Saboreie com uma xícara de café ou de chá ....
medida xícara: 250 ml
mdida colher chá: 5 ml
medida colher sopa: 15 ml

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

água ...

"O rio é uma cobra que tem a boca na chuva e a cauda no mar" (Mia Couto)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

chegaram, chegaram, chegaram ....

Os tomates, pimentas e pimentões invadiram a cidade com suas cores e aromas .... o mercado estava radiante. Senhores e senhoras saindo do marché carregados com caixas e mais caixas de tomates e pimentas .... a produção de molho e pimenta seca para a temporada de inverno já começou. Juntamente com eles, o alho do Quebec também invadiu a província .... sem falar no manjericão. Com o outono batendo na porta, os legumes e frutas da estação estão dando o ar da graça ... e dá-lhe berinjela, beterraba, mirtilo, alho-poró, maçã, cenoura, batata, vagem, uva, abóbora, morango de outono .... tudo tão lindo e saboroso ... diretamente de produtores locais ....

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

panna cotta

Fácil, muito fácil, simples e delicioso ..... Esse creme cozido italiano já me salvou inúmeras vezes pela sua praticidade e pelo fato de agradar a maioria. A panna cotta é a base de creme de leite fresco, leite, açúcar, baunilha e gelatina. A gelatina pode ser substituída pelo ágar-ágar .... Pode ser servido com coulis de frutas vermelhas, caramelo, licor ...... A versão preferida da clientela aqui de casa é com polpa de maracujá .... fica divino... azedinho + doce = perfeito !!!! Essa receita me agrada muito pelo fato de levar iogurte ou leite de manteiga no lugar do leite. Miam, miam .... bom demais da conta.
panna cotta
receita: Josée di Stasio
- 1 colher (sopa) de gelatina sem sabor
- 1 fava de baunilha (pode ser substituída por essência de baunilha)
- 1 1/4 de xícara de creme de leite fresco (15% ou 35%)
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 3/4 de xícara de iogurte natural ou de leite de manteiga (buttermilk*)
1- Hidratar a gelatina em 2 colheres (sopa) de água de fria e deixar descansar 5 minutinhos.
2- Retirar as sementes da fava de baunilha (fazer uma incisão na fava com a ponta de uma faca e raspar as sementes).
3- Misture o creme de leite, as sementes de baunilha e o açúcar. Levar ao fogo até que o açúcar se dissolva por completo, mexendo sempre. Retire do fogo e incorpore a gelatina que foi hidratada na água. Mexa até que a gelatina se dissolva por completo.
4- Acrescente o iogurte (ou o leite de manteiga). Misture bem.
5- Distribua a panna cotta em 6 verrines e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Verificar se está firme antes de servir.
6- Servir a panna cotta com polpa do maracujá.
*leite de manteiga (buttermilk) = misturar 250 ml de leite com 1 colher (sopa) de vinagre ou de suco de limão. Deixar descansar alguns minutinhos e voilà ....
Se preferir desenformar a panna cotta, coloque em ramequins untados. Passe uma faca na lateral na hora de desenformar.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

bleu ....

"Do que me lembro jamais eu falo. Só me dá saudade o que nunca recordo. Do que vale ter memória se o que mais vivi é o que nunca se passou ?" (Mia Couto)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

samsa com frutas secas ....

A samsa é um doce tunisiano enroladinho na folha de brick, recheado com amêndoas e banhado numa caldinha com mel .... é de lambuzar os dedos. Nossa versão para a irresistível samsa é com frutas secas ..... fica delicioso e é super fácil de preparar. Quando a Sizoca esteve aqui em casa preparamos samsa para receber nossos ilustres convidados. Para o ramadã também preparamos a deliciosa samsa com frutas secas .... O recheio é bem versátil: use as frutas secas que tiver em casa mas não se esqueça das tâmaras ... elas que dão o sabor especial à samsa de frutas .... bom demais ....
samsa com frutas secas
para 5 folhas de Brick você pode usar:
- 60 g de tâmaras
- 40 g de damasco
- 40 g de uva-passa seca
- 40 g de cranberry seca (oxicoco)
- 1 colher (sopa) de amêndoas em lascas
- 1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
- 1 pitada de canela
- açúcar mascavo à gosto da clientela (costumo colocar 1 colher (sopa) para essa quantidade)
- 3 colheres (sopa) de farinha de amêndoas
- 1 gema de ovo levemente batida com o garfo para pincelar
- manteiga derretida para pincelar nas folhas de Brick
- mel para pincelar por cima dos rolinhos já assados
- 1 pincel
- assadeira forrada com papel manteiga
Deixo acima somente uma sugestão de frutas secas pois você pode usar aquelas que estão no seu armário. Uma dica: não deixe faltar tâmaras pois elas que dão o sabor especial ....
Pique bem miudinho todas as frutas. Se preferir passe no robot culinário para ficar bem miudinho .... Uma dica: se for passar as frutas secas no robot corte as tâmaras com a faca pois como são bem meladinhas fica difícil no robot.
Numa vasilha, misture as frutas secas já picadinhas com o açúcar, as amêndoas, a farinha de amêndoas, a pitadinha de canela e a água de flor de laranjeira.
Forre uma assadeira com papel manteiga.
Picele a folha de Brick (uma por vez) com manteiga derretida, espalhe a mistura de frutas secas por toda a folha e enrole apertando levemente. Quando acabar de enrolar dê uma apertadinha com a palma da mão por todo o rolinho. Corte em mini rolinhos de aproximadamente 3 cm. Use uma faca bem afiada. Cada folha de Brick rende aproximadamente 5 mini rolinhos. Despreze as pontas.
Coloque os mini rolinhos na assadeira, pincele com gema de ovo e asse em forno pré-aquecido à 180°C por aproximadamente 15 minutinhos. Os rolinhos ficam douradinhos ... fique atenta para não queimar. Cada forno é um forno .....
Enquanto as samsas assam, amorne o mel. Assim que os rolinhos sairem do forno, pincele mel morno em cada um deles e deixe esfriar. Se quiser decorar, salpique gergelim em cima de cada rolinho. Sirva frio. A samsa se conserva durante alguns dias num recipiente bem fechadinho. Fica bem crocante e acompanha muito bem uma xícara de chá verde com menta.
obs: A folha de Brick pode ser substituída pela massa filo e também pela massa usada para preparar o rolinho primavera. Não são idênticas mas dá certo. Mais informações sobre a folha de Brick aqui.

vie ....

"A mãe é eterna, o pai é imortal." (Mia Couto)