quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

tajine malsouqua ...

O maridoco anda dizendo que estou ficando mal acostumada. Confesso: estou muito mal acostumada. Primeiro foi a mamãe: fazia tudo para filhinha e para a netinha .... eu pensava e ela já estava lá fazendo. A irmã também contribui para a síndrome da mal acostumadérrima. Agora é a vez do maridoco ... e que maridoco. Me ajuda em absolutamente tudo ... troca fralda, nina, mima, cozinha, lava a louça .... um espetáculo. Agora me diz: tem como não ficar mal acostumada com tanto mimo? Não, não tem. O pior é que as férias dele estão acabando .... nem quero pensar ... que tragédia. Bom ... como o maridoco está pilotando o fogão de 3 bocas aqui de casa, as receitocas tunisianas estão em alta na nossa mesa. Explicando: 3 bocas pois uma não funciona mais há muiiiiito tempo ...uns 3 anos ... eheheh. Essa semana foi a vez do tajine tunisiano. O maridoco estava com desejo .... O tajine tunisiano não é nem um pouco parecido com o famoso tajine marroquino. São países magrebinos mas cada qual com seu tajine. O tajine tunisiano é um tipo de torta com ovos, carne, legumes, grãos .... Tem tajine só de batata, tajine de grão de bico, tajine vegetariano, tajine de camarão ..... enfim .... vários tipos de recheio. Muito fácil de fazer. O maricodo colocou em prática um tajine de frango (ops .. de sobras de peru!) com massa folhada. A receita ficou longa pois coloquei a opção de cozinhar o frango juntamente com o feijão ... na verdade nunca fazemos assim pois é demorado. Gostamos mesmo da praticidade de usar sobras de frango e feijão já cozido que preparamos para outra receita. É muito fácil .... Como sou fã incondicional da culinária tunisiana sou suspeita para dizer .... adoro ... supimpa.

tajine malsouqua

- 12 folhas de brick ou de massa phyllo
- 400 g de peito de frango (usamos as sobras do peru de Natal que a mamãe congelou. Sempre usamos sobras ... é mais prático)
- 100 g de Gruyère ralado (pode usar o queijo que tiver à mão ... gostamos muito de colocar pecorino)
- 50 g de parmesão ralado
- 50 g de feijão branco ou outro tipo de feijão (sempre opatmos por usar feijão cozido que sobrou de outra receita)
- 7 ovos
- 1/4 de cebola picadinha
- manteiga derretida suficiente para pincelar as folhas de brick ou massa phyllo
- açafrão, sal e pimenta do reino à gosto

Cozinhe um ovo e corte em pedaços. Bata os 6 ovos restantes com um garfo ... como omelete. Junte os ovos batidos + o ovo cozido com o feijão e o frango já cozidos. Corrija o sal e a pimenta do reino, acrescente açafrão à gosto e reserve. Unte uma forma redonda (usei uma de 23 cm de diâmetro). Pincele as folhas de brick com manteiga. Forre o fundo da assadeira com 6 folhas de brick. Despeje o recheio e cubra com as 6 folhas de brick restantes. Usei folhas de brick do mesmo diâmetro da assadeira. Leve ao forno pré-aquecido à 180°C durante uns 15 à 20 minutinhos ou até que a folha de brick (ou phyllo) esteja dourada. Para verificar se o recheio está assadinho espete uma faca de ponta .... se sair limpinha voilà ... assadinho. Acompanhamos o tajine com salada de folhas verdes.

Duas opções para preparar o feijão e o frango:
Opção 1- usar feijão branco já cozido (caso tenha outro tipo de feijão já cozido que não seja o branco vá em frente .. fica bom também). Nesse caso cozinhe seu frango já temperadinho com sal e pimenta do reino separadamente ou grelhe se preferir. Desfie a carne e reserve. Melhor ainda: use sobras de frango assado ... usamos sobras do peru de Natal que estavam congeladas.

Opção 2- cozinhar o feijão juntamente com o frango: como usamos sobras de peru do Natal, cozinhei o feijão branco separadamente. Na verdade cozinhei um pouco mais e com o restante fiz sopa de lentilha com feijão branco . De vez em quando usamos também sobras de frango assado .... mais prático e saboroso. É só desfiar bem a carne e voilà.
Deixe o feijão de molho na véspera. No dia seguinte: cortar o frango em pedaços pequenos e temperar com sal e pimenta do reino. Refogar o frango juntamente com a cebola numa colher de azeite. Adicionar o feijão e acrescentar água de maneira que cubra tudo. Não exagere na água pois não queremos caldo. Tampar e cozinhar em fogo baixo. Acrescentar mais água se necessário. Cozinhar até que a carne e o feijão estejam macios. Deixar esfriar ... caso tenha caldo passe a mistura de frango com feijão numa peneira. Não queremos caldo no recheio.

5 comentários:

João Mario disse...

Que delícia!!!! Estou com água na boca, isso sim é uma boa comida!!!
Parabéns!!!!
Um abraço

João Mario
http://picadinhodebacana.blogspot.com

conceicao disse...

Deve ser uma delícia o tajine.
Nesta altura toda a ajuda é bem vinda e um bocadinho de mimo sabe sempre bem :)
Bjs

Nereime disse...

Olá Fabrícia, esse é um período que marca realmente a vida da gente, sempre tem anjos da família pra nos ajudar com nossos bebês.
A receita saiu especial, deu até uma fominha!
bjs

manjericota disse...

Fabrícia,

Achei super gostosa e diferente a sua receita. Linda a foto!

Bjokas,
Dani

Ana Carolina disse...

Humm, vou ter que fazer esta receita por aqui...Deve ser muito bom! Ah, estou colocando em prática a receita da torta de compota de maçã e pêras neste momento. bjs, soeur