quinta-feira, 2 de outubro de 2008

hoje na marmita: sopa ....

Com a chegada do outono tenho preparado uma sopa quase todos os dias. Sou louca por sopa....não é à toa que esse cantinho seja intitulado Sopa vermelha . Posso tomar um pratinho de sopa todos os dias que não me importo .... é tão bom. Aqui em Montreal, a maioria das pessoas leva sua marmita para o trabalho, escola, universidade ..... É bem mais saudável e econômico. É um costume bem normal e nada de ficar envergonhado por causa da marmita pois todo mundo leva. Sempre levo duas bolsas ... uma com coisas pessoais, livros e outra com a marmita, frutas, castanhas, bolo .... Costumo preparar pratos leves e rápidos para a marmita de todos os dias. Como adoro uma sopinha e o clima ajuda, tenho levado muita sopa na minha marmita. Tenho uma marmita especial para sopa. Ela conserva a sopa bem quentinha durante 5 horas e não derrama .... uma maravilha. Hoje mesmo levei uma sopinha de legumes que preparei ontem à noite. Sopa para mim é confort food .... miam, miam.

Para a sopa de legumes: cortei 4 cenouras médias, 8 batatas médias e 1 abobrinha grande em cubinhos. Temperei 300 g de músculo com sal e pimenta-do-reino. Refoguei 1/4 de cebola com duas colheres (sopa) de azeite e em seguida acrescentei músculo. Gosto de colocar carne com osso na sopa para dar aquele super sabor. Deixei a carne dourar e acrescentei 500 ml de caldo de legumes concentrado que eu mesma preparei e completei com 2,5 litros de água. Sempre preparo meu caldo de legumes e congelo em potes de 500 ml. Em seguida, coloquei os legumes picadinhos, 1 folha de louro, sal, pimenta-do-reino, pimenta vermelha em pó, cominho em pó e coentro em pó. Desta vez preparei tudo na panela de pressão pois não tinha muito tempo. Quando começou a ferver, tampei a panela e deixei cozinhar durante 25 minutinhos. Muito cuidado na hora de abrir a panela de pressão.... esperar toda a pressão sair para abrir. Como a carne estava em pedaços grandes, retirei os pedaços e cortei em pedaços menores. Jantamos a sopinha e levamos na nossa marmita de hoje......reconfortante.

17 comentários:

Anônimo disse...

Que delícia de sopa

Uma beijoca

Clau

Liliane de Paula disse...

Fabricia na sua receita de quiche não se usa fermento biológico? Oriente-me.
Grata, Liliane

Elvira disse...

Também adoro sopa de qualquer jeito e até no Verão. :-)

Linda, a sua marmita.

Beijos.

Filipa disse...

Eu também gosto muito de sopa, seja no tempo quente ou no tempo frio mas a verdade é que quando faz frio, reconforta muito mais.

Linda marmita.

beijinhos

Mari disse...

Sopa é uma delícia, principalmente no frio... essa sua, de legumes, parece deliciosa!
Eu também trago marmitinha para comer aqui no escritório... mesmo não sendo um grande costume no Brasil, é bem prático!
Bjo, querida!

Anônimo disse...

Oi Fabricia. Conta pra gente de onde e essa marmitinha legal. aqui no trabalho ate tem onde esquentar a sopinha, mas eu sempre tenho medo de derramar tudo no caminho.
Beijos,
Carla

Anônimo disse...

Adorei a garrafinha de sopa..um charme só.

Odete disse...

Sopa eh mesmo sempre bem-vinda. A marmitinha vermelha eh a proposito, hein!

Beijos e bfs

Simone Izumi disse...

essas suas toalhinhas, frasqueirinhas e cia são lindíssimas!!!aiai...
também adoro sopa caseira (tenho horror às compradas..yeckitt!!!) , mas elas nunca ficam light como as suas...hahahhah...eu não aguento e tenho que tascar algo calórico dentro!
bjs

obs.: fá, vc já deu a receita da sopa vermelha do seu pai aqui no blog?

Axly disse...

Ah, mas com uma marmita dessas, quem iria ter vergonha?
Que lindaaaa...
Acho o máximo esse custume, por aqui carregar uma marmita é feio, que coisa boba!
Adorei essa tua sopa, é mesmo comfort^^
Kisss!

ameixa seca disse...

Adorei o vermelho da marmita (sopa vermelha, né?) e o conteúdo. Também sou grande fã de sopa, especialmente no frio :)
Bom fim de semana!

Laurinha disse...

reconfortante e deliciosa!!!
Que linda a embalagem térmica para a sopa!!!
Beijinhos

Eli disse...

Eu também tenho paixão por sopas!! E sua garrafinha é linda!!

Cláudia disse...

Também gostei muito desta garrafinha térmica de sopa. Gostaria de comprar uma, ainda não estou precisando, mas quando precisar já tenho! Eu tb sou assim, gosto de levar marmita, muito mais saudável e econômico!Não to nem aí com as pessoas que reparam nisso.

bjs

Fabi disse...

Oi Fá, eu também adoro sopas... Aqui em SP está um friozinho danado e já fiz a minha sopinha. Ela aparecerá esta semana na minha cozinha. A sua sopa de legumas está deliciosa. E que charme esta marmita para sopas! Beijos!

Agdah disse...

Enquanto os brasileiros geralmente se preocupam tanto em rotular o "chique" e o "de pobre", o pessoal daqui adere à economia. Todo mundo pega ônibus ou trem e leva a marmitinha pro almoço. Não há preocupação exagerada com as "aparências" ou com a opinião dos outros.

Valeu a sopa.

Nysa disse...

que linda ;-) e a sopinha está uma delícia!