

Por aqui faz muito frio, muito frio, muito frio, muito frio mesmo ..... quase não vemos o sol. O dias cinzentos fazem parte da rotina no inverno....mas hoje o dia amanheceu lindo e apesar dos
-15°C fez um dia de céu azul e muito sol. E assim continuamos à desejar a prima-primavera ...... Bom, na semana passada comprei algumas coxas frango que me imploraram para serem tratadas com muito carinho e se transformarem num delicioso prato que não fosse frango assado. Sabia que no meio dos meus livros e revistas encontraria uma receita diferente de frango. Aqui em casa não somos muito fãs de frango mas de vez em quando compramos ...... variar é sempre bom. Acabei modificando grande parte da receita ..... Esse prato é delicioso e acompanhou perfeitamente uma caminha de purê de batatas. Recomendo ....
frango com champignon, bacon e damasco
- 1/4 de xícara de bacon cortado em cubinho
- 4 coxas de frango sem a pele (acabei me esquecendo de tirar a pele)
- 454g de champignon fresco, cortar em fatias grossinhas
- 1/4 de cebola picadinha
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 1/2 xícaras de caldo de frango (usei caseiro) ou de porto
- 2 colheres (sopa) de limão siciliano (espremer na hora)
- 4 damascos secos (cortar em fatias) ou 4 ameixas secas sem caroço e picadinhas (na receita original pedem ameixas como não tinha em casa coloquei damasco)
- sal e pimenta-do-reino à gosto
1- Em uma panela grande, dourar o bacon (fogo médio). Acrescentar as coxas de frango e dourar dos dois lados. Adicionar sal e pimenta à gosto. Reservar o frango num prato.
2- Na mesma panela, dourar o champignon e a cebola com o bacon. Adicionar azeite se precisar. Colocar sal e pimenta do reino à gosto. Salpicar a farinha de trigo e acrescentar o caldo de frango (ou porto), o limão e deixar ferver mexendo sempre. Adicionar as coxas de frango e a ameixa. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo baixo durante aproximadamente 45 minutos ou até que frango esteja cozido.
3- Servir numa caminha de purê de batatas......
dica: Como dobrei a receita usei uma panela que coubessem exatamente 8 coxas de frango. É importante que a coxas fiquem praticamente cobertas com o caldo de frango para cozinharem por igual.....se preciso acrescente mais caldo ... mas não exagere pois o caldo do cozimento não pode ser muito ralo nem muito grosso. Vire o frango de vez em quando .... para cozinhar por igual.