terça-feira, 3 de junho de 2008

mousse de gorgonzola ....

Essa receitinha de mousse de gorgonzola da mamãe é uma delícia. Desde quando era uma garotinha e morávamos em Goiás que a mamãe prepara essa mousse e o sucesso é absoluto. Deliciosa para servir com biscoitinhos salgados, pão torradinho, legumes.....um excelente petisco. A Dani, do "Umbigo no fogão" já colocou em prática (aqui) e aprovou. Para quem não é fã do caldo de galinha pode tentar substituir por outro ingrediente...... sal, pimenta, especiarias..... Deliciosa e com gostinho da casa da mamãe....... saudades.....

Mousse de gorgonzola
- 250 ml de água fervendo
- 1 cubinho de caldo de galinha
- 5 folhas de gelatina incolor e sem sabor (ou 1 envelopinho de 10g)
- 1 lata de creme de leite (300g)
- 1 pedaço de queijo gorgonzola (usei 300 g)

Diluir a gelatina e o caldo na água fervente. Quando estiver morninho, bater no liquidificador com o queijo e o creme de leite. Untar uma forma pequena para pudim, colocar a mistura e levar à geladeira. Costumo deixar de um dia para o outro para ficar bem firme. Desenformar e servir com biscoitinhos salgados, pita torradinho, mini cenoura, salsão...........miam, miam.

24 comentários:

Vera disse...

Já salvei pra fazer...depois te conto!
Bjo

Goreti disse...

Acompanhei a busca da Dani pela receita e desde então estou só esperando uma oportunidade para fazê-la. Acompanhada de umas crostatas deve ficar sensacional!

Beijos!!!

Unknown disse...

Fácil e gostoso, adoro queijo gorgonzola.... boa pedida!
Fá, como vc fez para que ninguém possa "copiar" suas fotos? Estou querendo fazer isso também, mas não acho como. Bjinho!

Luciana Macêdo disse...

Sexta feira sempre preparo um petisco para acompanhar o vinho...vou experimentar.
Bjs!

Betechef disse...

Vou já anotar Fa... adorei a receita. Estava mesmo precisando de uma opção nova pra comer com minhas torradinhas.
Bjs!

Renata Barreto disse...

hummm, deu água na boca... adoro gorgonzola!

bjs

Marizé disse...

Eu fiquei com esta mousse "debaixo de olho" logo a primeira vez que o debate surgiu, ainda não fiz mas vou fazer sem duvida.

Bj

Filipa disse...

Humm parece muito boa...

Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Desde que vc passou esta receita lá no queijo com Goiabada que eu ando louca para fazê-la.

bjs

Marcia disse...

Parecida com a que faço, mas nunca coloquei caldo de galinha. Uso creme de leite e caldo de algum legume como brócolis ou cenoura. Vou experimentar o seu pois gostamos destas mousses de gorgo. bj

Nereime disse...

Gorgonzola é tudodibom... anotei!!!
É tão legal passar por aqui e encontrar flores...
bjoks

Leila disse...

De acordo com os ingredientes, penso que ela é bem suave nao é? eu nao gosto de sabor de queijos fortes.
tb estava com saudades do teu cantinho. tenho trabalhado muito e as vezes passo nos blogs mas nem comento nada. beijinhos

Gourmandisebrasil disse...

Já anotei esta receitinha!!!
bjo,
Nina.

Laurinha disse...

É boa demais, viu! Já fiz outro dia, adoramos aqui em casa!

Beijinhos,

Iliane disse...

adoro mousses salgadas..é bom para tudo..para uma entrada...como acompanhamentos...para belisacar tomando um vinho ou uma cervejinha..adorei a receita da sua mãe..bjus

edinha disse...

Esta mousse deve ser uma delícia.
Beijinhos

Sabrina disse...

Que receitinha fácil de fazer, e muito saboros, já anotei.
Beijos

Nela disse...

Fá querida,mas que mousse divina,e ainda por cima receita da mãe!não há nada melhor.vou experimentar gosto coisas fresquinhas.Boa noite bjos

laila radice disse...

essa mousse me arrancou suspiros...

ah sabe a minha amiga q queria faezr a massa de pastel disse q fez e q adorou, mandou agradecer a dona dareceita...eu repasso o recado!!!

bjs

disse...

Oi Fá, que legal que tem um poster igual!
Ah , e depois quero ver a idéia em prática, do que irá fazer com seu leque(que deve ser lindo!)

Bom , eu amei a receitinha tbém!!!! vou fazer e depois te conto!

Bjos da family aqui(claro do seu sobrinho!) pra sua family td aiiii!!!

Bj bjooo
:o)

Cris disse...

Esta sua receita arrasou... sua mãe é show na cozinha, eu imagino que com tantas andanças ela deve ter aprendido muito da cozinha regional dos lugares que viveu, ainda bem que a filha gosta de cozinhar né. :-)

Mel L. Ramos Bryar disse...

Amei a receita...marido vai gostar...ele é vidrado em gorgonzola!Obrigada por compartilhar!bjs

Marcia disse...

Ai, que delícia! Meu marido gosta muito de queijos fortes como o gorgonzola. Essa mousse com torradinhas, hmmm... Bjs

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Fiquei fã dessa receita!!!
Fácil, rápida e sucesso absoluto.
Além de tudo, dá pra congelar.
Parabéns à sua mãe pela delicia, Fa.
Bjs mil