quarta-feira, 11 de junho de 2008

ruibarbo....

O ruibarbo é produzido ano após ano...uma planta vivace. É originária da Ásia, muito cultivada na China e Tibet. Também é muito cultivada na Normandia e Alsácia. Cresce facilmente mas exige muito espaço, precisam de aproximadamente de um metro quadrado cada um. Aqui no Quebec, podemos colher o ruibarbo no decorrer do verão. Precisa de um solo muito rico e podem ser cultivadas no centro da horta. A variedade MacDonald são de uma coloração bem rosa e relativamente doces (fotos acima). Podemos congelar facilmente o ruibarbo, cortando o talo em cubinhos. As folhas são lindas mas CUIDADO pois são venenosas.....assim disse a senhora na banquinha na qual comprei esses belos ruibarbos: não coma as folhas, são indigestas, venenosas! O ruibarbo também possuí ações terapêuticas: mais informações aqui, aqui e aqui. Na Polônia adoram misturar o ruibarbo com batatas, no Afeganistão com espinafre e no Irã em cozidos de carneiro. Podemos preparar tortas, geléias, compotas, sorbet ...tudo à base de ruibarbo.... O ruibarbo também fica delicioso quando combinado com morango, canela, baunilha, gengibre e acompanha carnes em geral. Delicioso.....
fonte: Ricardo Larrivée de acordo com informações publicadas na sua revista edição especial mês de maio. Outras informações foram encontradas aqui e aqui.

7 comentários:

Nereime disse...

Vejo receitas incríveis com ruibarbo pela TV...mas por aqui não se encontra...pena, vc plantou??
bjs

Agdah disse...

É muito popular aqui também. Curiosamente nunca me chamou muito a atenção. Quem sabe esse verão eu não experimento...

Flavinha disse...

Nunca tinha ouvido falar e menos ainda visto, mas adorei!

Beijinhos

Ana Canuto disse...

Esse Rui eu nunca vi...só vejo nos blogs das meninas que como você moram acima....bem acima do Equador.

Manuela © disse...

Tenho visto recentemente várias receitas com ruibarbo, mas não fazia ideia do aspecto, por aqui nunca vi. Obrigada pela informação.

Zero cidade cidadão do mundo.... disse...

Olá Gostei do seu blog!!! Cheguei aqui devido a uma busca que no google: ruibabo, engraçado que este pode ter um sabor doce, conforme link abaixo:

http://saude.hsw.uol.com.br/viagem-do-sabor.htm

No mais vou procurar aqui no Brasil, provavelmente eu encontrarei no mercadão em SP...

Por fim Fabrícia, valeu por relatar sobre o ruibabo e voltarei a seu blog pois além de temas interessantes tem como escritora uma moradora do Canada, pais que conheci ano passado e adorei!!!!

É isto e inté.

Gui o Zerocidade cidadão do mundo.

Reni Bell disse...

Moro em Londres e aqui na Inglaterra o ruibarbo tambem eh popular. Achei esse blog porque estava a tomar um yogurte de rhubarb e pensei: como eh rhubarb em portugues?... sinceramente nao conhecia a palavra ruibarbo. Sou de Brasilia e nunca vi ruibarbo por la... adorei seu blog! Valeu bjs