quinta-feira, 12 de junho de 2008

sorbet de ruibarbo com morango.....

Eu sei, eu sei....só dá sorvete aqui no Sopa....mas só assim para suportar o calor que faz por aqui.....quente demais. Quando vi esta receita do Ricardo Larrivée fiquei muito curiosa para colocar em prática. Adoro sorbet..... ainda mais ruibarbo com morango. Fiz a receita uma vez mas achei muito doce. Resolvi preparar a receita uma segunda vez e reduzi a quantidade de açúcar quase pela metade. Também optei por fazer meia receita........O sorbet ficou delicioso.....aprovado pela cunha preferida e pelo irmão que chegaram esta semana da terrinha. Isso mesmo, estou com ilustres visitas e curtindo muito cada minuto...... afinal não é todo dia que vejo a família....bom demais. O sorbet de ruibarbo com morango está quase no fim pois adoro misturar sorbet com a coalhada do maridoco.....uma delícia.

sorbet de ruibarbo com morango
(receita original)
- 4 xícaras (1 litro) de ruibarbo fresco ou congelado, cortado em pedaços (usei fresquinho, diretamente do Marché Jean-Talon)
- 2 xícaras (500 ml) de morango fresco ou congelado, cortado ao meio (usei morango congelado: comprei muitos morangos e para não estragar bati morango + morango no liquidificador e congelei)
- 1 1/4 de xícara (310 ml) de açúcar (para quem não gosta muito doce aconselho à reduzir a quantidade de açúcar...fica à gosto do cliente)
- 2 colheres sopa (30 ml) de suco de limão
- 2 colheres sopa (30 ml) de água

Numa grande panela, misturar todos os ingredientes, levar ao fogo e deixar ferver mexendo sempre. Depois de levantar fervura, baixar o fogo e deixar mais 6 à 8 minutos ou até que as frutas estejam macias. Deixar esfriar e bater tudo no liquidificador até obter um purê bem lisinho e homogêneo. Passar a mistura na peneira se desejar (optei por não passar). Tampar e levar à geladeira por no mínimo 2 horas. Colocar o purê na sorveteira conforme as instruções do fabricante (na minha 25 minutos). Levar ao freezer por no mínimo 2 horas antes de servir. Rendimento: 3 xícaras (750 ml).

Obaaaaaa.....também podemos fazer sem a sorveteira........eu não testei mas deixo a receita para os amantes de sorbet: congelar a mistura de ruibarbo e morango num pirex forrado com papel filme. Quando congelado, retirar do freezer, desenformar, retirar o papel filme, cortar em cubos e triturar num processador (robot) até obtermos um purê. Colocar imediatamente de volta no freezer. A textura será mais fina do que aquela obtida na sorveteira mas vale a pena tentar.

14 comentários:

Vivian disse...

imagino que seja um sabor bem exótico. As propagandas de sorveteiras nos blogs estão começando a me contagiar, daqui uns dias sou eu que estou me aventurando por esses lados rs
bjos querida

Nela disse...

Olá Fá pões eu tambem sou devota de Sto.Antóninho,ainda guardo uma imagem dele,que era de minha mãe e tem quarenta e muitos anos,sou de Lisboa nasci e fui lá criada,agora moro pra lá do rio tejo(margem sul)perto das praias.Mas adoro a minha Lisboa,e lembro com saudade a minha infância,porque nesta altura e embora ainda o continuem a fazer era chamado trono de santo António,c/figuras movidas a electricidade,onde retratava toda a vida do santinho.Mas tudo muito prefeito e igualzinho.Ainde hoje c/a ir lá ver é lindo.Os seus sorvetes estão demais,aqui tb.faz mto calor.Beijitos e bom dia .

Filipa disse...

Fabrícia que cor linda tem esse sorvete e fiquei muito entusiasmada por saber que também dá para fazer sem a sorveteira, tenho é uma certa dificuldade em encontrar ruibarbos...

Beijinhos

mamaeuquerobolos disse...

Coitada da sua sorveteira!!!!Com o calor que faz o que sabe bem é geladinhos.
Esse sorbet tem uma cor linda.
Beijinhos

Goreti disse...

O dona maridoca, a senhora tá deixando as lombrigas tudo as avessas por aqui. Menina, cada sorbet que tá saido desta cozinha, maravilhosos, deliciosos, e lindos! Me aguarde, to listando TODOS.

Beijos!!

Flavinha disse...

Que cor MARAVILHOSA, Fá! Lindo, lindo, lindo!

Beijinhos

disse...

Oi Fá!!!
Eu e minha mãe compramos um livro super legal, e ontem mesmo vimos algumas receitas lá, feitas com ruibarbo...que sintônia...hihihi
Amei o sorbet!
E a cor...divina!!!!
Bjos, e cutucos do Tó...hihi

Natércia Ramalho disse...

Fabricia pode ser um para esta mesa! uma maravilha. Um bjo. Natércia...

Beatriz Belliard disse...

Imagino o sabor deste sorbet, uma delicia ! beijinhos

Alessander Guerra disse...

Ouço tanto falar em ruibarbo. Fico curioso para saber que gosto tem. Aqui em São Paulo eu nunca vi.

Pelo que li no blog é meio neutro né? Vai tanto em doce como em salgado.

até
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

Ludmila Carvalho disse...

Hum, aposto que ficou uma delícia ;-)
Beijo
Lud

Marcia disse...

Fa, a tua sorveteria anda mais chique do que a Parmalat! Bj

Janna Joaninha disse...

que delíiiicia!
eu só estou conhecendo o ruibarbo recentemente, quando adquiri um vidrinho de geleia de um mosteiro... serve assim para o sorvete será?

Ana Canuto disse...

Essa cor dá uma impressão de que é azedinho....que delícia.