terça-feira, 27 de novembro de 2007

"Devorando" livros .......

Por mais que um livro trate sobre guerra, amor, sofrimento, desespero...comer é preciso e os personagens fazem isto muito bem. Sempre que leio fico com água na boca de pensar nas gostosuras ali citadas. Não foi diferente nos três últimos livros que li....fiquei salivando. Como não desejar experimentar as famosas berinjelas de Fermina Daza, em "O amor nos tempos do cólera". E olha que ela detestava berinjela quando garota. A carne seca, o peixe defumado, a mandioca, a pasta de arroz do nosso querido Ishmael Beah, em "Muito longe de casa: Memórias de um menino-soldado". E olha que não é ficção e ele passou muita fome. Sem falar na kofta, sorvete de água-de-rosas, no picles enrolado no naan, no chá preto que Amir e Hassan saboreiam com prazer em "O caçador de pipas". No livro que estou lendo atualmente, sinto que morrerei de vontade de comer com eles e na primeira página já se fala em culinária: " Tive uma prima solteirona que, quando preparava uma sobremesa, insistia em mostrá-la à todos.....". Espero jantar muitas vezes com Martín Santomé e seus filhos, em "A trégua". Mate (chimarrão) eu já estou tomando bastante. Assim....."ler também é devorar".......nestes últimos meses comi na Colômbia, experimentei em Serra-Leoa, me deliciei no Afeganistão e estou anciosa para descobrir o que vou devorar no Uruguai. De lamber os dedos.....

2 comentários:

Unknown disse...

Só vc mesma!

Ana Carolina disse...

Só vc mesma!