terça-feira, 27 de novembro de 2007

Segunda foi dia de m'hamsa ....

Segunda resolvi arriscar mais uma receitinha tunisiana. O nome dessa gostosura é m'hamsa. Adoro essa sopa...... na verdade amo. O macarrãozinho usado no preparo da sopa é à base de semolina e é em forma de bolinha. O macarrão que usei na minha sopa é caseiro e veio diretamente da Tunísia para minha cozinha. Foi preparado carinhosamente pelas tias do ninoco. Que previlégio....... Aqui em Montreal encontro esse macarrão no Bonanza.
Numa panela de fundo grosso refoguei meia cebola com duas colheres de azeite. Na mesma panela coloquei alguns pedaços de músculo em cubo e refoguei. Depois coloquei 3 colheres (sopa) bem cheias de extrato de tomate concentrado, mexi por uns 3 minutos e acrescentei 1,5l de caldo de carne caseiro. Acrescentei 1/2 copo de grão-de-bico, uma folha de louro, sal, 1 pouquinho de harissa (pimenta Tunisiana em pasta), tabil (uma mistura de várias especiarias tunisianas) e cominho. A harissa e o tabil podemos encontrar no Marché Jean-Talon, em um mercadinho tunisiano chamado Chez Olivier.
Deixei cozinhar em fogo médio até que a carne e o grão-de-bico estivessem macios. Coloquei o macarrão e deixei cozinhar até ficar macio . Servi com pão pita (pão sírio). Simplesmente adoro o sabor do m'hamsa .......

Nenhum comentário: