segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Salada méchouia (سلاطة مشويّة)

Mais uma delícia da culinária tunisiana. Essa salada é divina e perfeita para acompanhar pratos, servir como entrada ou como antepasto. No dia do jantar servimos como antepasto......é nosso antepasto predileto. Já é marca registrada do maridoco..... O signifcado da palavra méchouia já diz tudo: grelhada. Os legumes são grelhados inteiros e o sabor é único. No verão podemos colocar os legumes para grelhar na churrasqueira.....no inverno colocamos no forno. Na Tunísia eles utilizam um recipiente de barro, onde colocam carvão e levam os legumes para grelhar. Uma delícia ...... Posso garantir que é sucesso absoluto ......
Para o preparar a salada méchouia o maridoco usou:
4 pimentões verdes (com casca)
10 tomates maduros tipo italiano (com casca)
2 cebolas inteiras (com casca)
2 dentes de alho (com casca)
Ele preparou da seguinte maneira:
Colocou tudo numa assadeira e levou ao forno pré-aquecido à 180°C. Os legumes estarão prontos quando a pele começar a soltar. É importante virar os legumes para assar igualmente dos dois lados. A cebola leva mais tempo no forno que os outros legumes.
Depois de bem assados, ele colocou os legumes ainda quentes dentro de um saco plástico, amarrou e deixou por aproximadamente 10 minutos. Desta maneira e pele sai facilmente.
Retirou a pele, as sementes e levou tudo no liquidificador para triturar. Mas atenção: não bata muito .... só o suficiente para deixar tudo em pedacinhos bem pequenininhos. Ele transferiu tudo para um recipiente fundo e temperou com pimenta-do- reino, sal, cominho e harissa (pimenta tunisiana em pasta). Cobriu a salada com azeite extra-virgem e levou à geladeira. Ela deve ser servida bem geladinha. Podemos enfeitar a salada com azeitonas e atum. No dia do jantar de aniversário do maridoco optei por não enfeitar.....na verdade esqueci. Servimos com pão pita bem crocante.......

13 comentários:

Filipa disse...

Fabrícia que delícia!!! Fiquei babando aqui em frente ao monitor rsrs...
Adorei esta receita de legumes grelhados, adorava fazer mas nunca vi por aqui a especiaria que disseste (harissa). Será que posso usar pimenta normal?
Beijinhos

Beatriz Belliard disse...

o tipo de salada que eu amo ! vou fazer com certeza ! bjs

laila radice disse...

fabricia sabe q qdo estive com a cris ela me mostrou a harissa e disse pra eu provar...eu comprei lá em Campinas mesmo a bisnaga de harissa e tds aqui em casa estão adorando! essa parace ótim terei que fazer! bjos

oquefazerprojantar??? disse...

bom... essa salada parece saborosíssima!!

Cris disse...

Só isso que vai nesta delícia? E é claro minha nova companheira, a harissa. Ah Fabricia, amei a saladoca.

Danielle disse...

que delicia!!!! e com pãozinho então nossa!!!
receita anotada!!!
bjkas dani

Cláudia disse...

Demais este antepasto, pela foto parecia que ia berinjela, mas que nada, gostei mais ainda, pois já ficou diferente! Agora o desafio é achar essa pimenta tunisiana: harissa!

bjs

Goreti disse...

Salada bem gostosa e sem perder os sabores naturais dos ingredientes, já que os mesmos não são imersos em água....Esse maridoco tá valendo mil hein!!!!Cuida muito bem dele D. Fabrícia...na real, tenho certeza que vc já cuida.
Beijos!!!!

Sylvia disse...

Que delicia Fabricia, e adorei todas as explicacoes. Essa salada é bem no estilo de que gostamos aqui em casa
Bjs

Natural Naturalmente disse...

Adoro este tipo de salada, minha mãe fazia uma parecida, mas punha tambem beringela, MARAVILHOSA, e então com o paozinho, é um sonho.
Beijinhos
Márcia

Betechef disse...

Maravilha de receita! Essa vou anotar com certeza.
Bjs!

Marcia disse...

Fa, essa salada é de babar! Já entendi pq é a sua preferida - receita anotadíssima! Bjks

Eli disse...

Suas receitas são em encanto!