quinta-feira, 28 de agosto de 2008

só deu gatinho na minha festa .....

Foi a primeira vez que preparei uma festa de aniversário sozinha. O maridoco me ajudou a comprar tudinho, finalizar o menu, refletir sobre as flores mas como ele trabalha fui para a cozinha sozinha. Na verdade foi muito prazeroso ... muito jazz na vitrola e muitas idéias na cachola. Muito produtivo .... fiquei orgulhosa. A mamãe nem acreditou quando disse que fiz tudinho sozinha ..... O resultado final me agradou muito ...... Estava muito indecisa em relação ao bolo .... Sabia que queria algo como: chocolate + framboesa mas tudo meio incerto. Mas a história do bolo fica para um outro post....uma novela mexicana. O negócio aqui são os cupcakes .... queria fazer cupcakes. Quase deixei a Si do Chocolatria louca com minhas idéias ..... ela foi minha consultora oficial do bolo e cupcakes. Foram vários e-mails, receitas, dicas...uma fofa, muito querida e atenciosa. Bom....voltando aos cupcakes .... a Si me passou uma receita básica de cupcakes que seriam na verdade recheados com mousse de morango e cobertos com uma ganache de chocolate. Dois dias antes da festa decidi manter a receita mas decorar os cupcakes com motivos infantis. A razão dessa mudança é que duas crianças estariam presentes na festa e queria deixá-los felizes. Como sou leonina, louca pelo Gaston (gatinho fofo da Lud e do Luiz) e queria agradar a criançada decidi decorar os cupcakes com carinha de gato. A idéia veio de um livro para crianças da editora Marabout. Escrevi para a Si contando sobre a idéia e ele aprovou 100%. Como nunca havia decorado nada até então, resolvi pedir socorro para a Leila. A Leila é uma amiga super talentosa, que mora no meu bairro, decora lindamente bolos de festa ..... Ela me emprestou os corantes, os bicos de confeitar e me deu várias dicas. O resultado final foi bárbaro ... pelo menos eu adorei. Como meus sobrinhos não puderam vir na festa pois estavam viajando, levei alguns cupcakes para eles no dia seguinte ..... Meu sobrinho fofo gostou tanto que ontem me telefonou para pedir mais ..... Claro que a titia vai fazer ......

cupcakes com a carinha do Gaston

massa
A receita da massa é da talentosa da Si .... excelente receita. Acabei substituindo o leite por leite de coco pois tinha acabado de abrir uma lata. A receita rendeu 9 cupcakes grandes.

- 125 g de farinha de trigo
- 125 g de açúcar
- 125 g de manteiga
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) de leite (susbtituí por leite de coco)

Bata à mão (ou na batedeira) todos os ingredientes, com exceção do leite (ou leite de coco) que deve ser adicionado somente após a mistura estar homogênea. Disponha forminhas de papel em assadeiras próprias para muffin. Preencha cerca de 1/3 da capacidade da forminha com massa e leve ao forno pré-aquecido à 200º C por cerca de 15 -20 minutos. Deixe esfriar.


Para a cobertura .... glaçage de manteiga
(receita livro Marabout)

- 170 g de manteiga à temperatura ambiente (bem molinha na verdade)
- 240 g de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres (sopa) de leite
Na batedeira, bater a manteiga até obter um creme branquinho e aerado. Incorporar o açúcar e o leite alternadamente sem parar de bater.

Colorindo a glaçage:
Para não tingir toda minha glaçage peguei duas colheres, coloquei num potinho e tingi com a cor que desejava. No caso do gatinho fiz uma parte de glaçage vermelha para a carinha e uma parte com corante preto para o bigodinho. Usei corante em gel e fui colocando o corante até obter o tom que queria.

Decoração
- confete (M&M) amarelo para os olhinhos e rosa para o focinho. Na verdade usei pasta americana para o focinho ... mas na receita pede confete rosa.
- ameixa cortada ao meio para as orelhas

Montando o Gaston .....
passar a glaçage vermelha e alisar com uma espátula. Colar os olhinhos e o focinho. Com o bico de confeiteiro fininho, fazer o bigodinho e a boquinha do Gaston com a glaçage tingida de preto. Finalizar com as orelhas (ameixa cortada ao meio). Não é necessário guardar na geladeira .... A glaçage de manteiga fica bem durinha e firme. Não ficaram a cara do Gaston?

29 comentários:

Odete disse...

Moca voce esta impossivel. Que talento! Ficaram mesmo lindinhos. Que lindo gesto seu, se preocupar em agradar as criancas.Isso eh nobreza.
beijos

disse...

Fá, foférrimooooos, e com certeza absoluta, deliciosos!!!!
E que Tia fofa, preocupar-se com as crianças...
Mais deixa eu te contar uma coisa?....se eu tivesse ai na sua festa acho que ia ficar mais feliz do que as crianças...ia querer levar pra minha casa tbém...hahahahaha
Será que é por que nasci no dia das crianças??
rsrs
Deve ser....kkkkkk
Minha mãe fala pelo menos uma vez por dia...quando tenho um ato um tanto quanto infantil...e confesso que tenho todos os dias(Graças a Deus...hihihih)!!!kkkkkk
"Ai minha filha, tenho certeza que uma criança habita ai dentro de vc!!!
hahahahaha
Minha mami é ótima!
Ai falei demais...
ameeei Fá!
Bjocas minhas e do Tó!
:O)

Valeria disse...

Fabrícia
Tão super charmosos os seus gatinhos!!Será que o dog não vai ficar enciumado??
E.....Feliz Aniversário!!!Fazer tudo praticamente sozinha ...Parabéns duplo
Auguri!!

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Fabricia...que legal você ter se dedicado tanto para agradar as 2 crianças...e o resultado foi ótimo.
Parabéns.
Beijos

risonha disse...

ficaram dos cupcakes mais bonitos e originais que eu vi até hoje.
os meus mais sinceros parabéns.

Ludmila Carvalho disse...

Ficaram a cara do Gaston! Só você mesma pra fazer coisas tão fofas, caprichosas e gostosas...

Glau disse...

Fabrícia, ficou demais! Parabéns! Estou com vc, mesmo sem saber fazer determinada coisa, temos que arriscar, tentar, ir atrás de pessoas que possam nos ajudar! Qual é o limite? a gente que coloca, ne?

Bjos e parabéns pela festa!
Bjos e bom final de semana.
Glau

Simone Izumi disse...

Fá do céu, que cupcakes maravilhosos e fofos!! Ficaram sim a cara do gaston!!! Vc é muito caprichosa na confeitaria e não sabe!ahahhahahahah...

Ótima idéia, quem sabe não me empolgo e faço para o aniversário da minha baby? Nota 1000!!!!!!!!!!
Bjãoooo...

Laurinha disse...

Que fofos que ficaram!!!
Imaginação, criatividade, coragem, confecção e finalização, pacote nota 1000!
Uma graça mesmo, parabéns!
Beijinhos

mamaeuquerobolos disse...

Lindos os teus gatinhos!!!
Beijinhos

Anônimo disse...

PARABENS MAIS UMA VEZ, PELO SEU CAPRICHO, DEDICAÇÃO E PRINCIPALMENTE POR TER HOMENAGEADO O MEU "NETO" , O GASTON....
BEIJOS, ZAIDE

Noémia disse...

Parabéns atrasados,pelo seu aniversário e também pelos cupcake porque estão absolutamente impecáveis ! Têm um ar irresistível ... por isso os seus sobrinhos querem mais, que novidade! Até eu que não ou grande fã de doces comeria um,eh,eh!

Sabrina disse...

Que fofo!!! Nem parece que foi a primeira vez que você enfeitou cupcakes, ficaram perfeitos.
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Absurdamente lindos, Fabrícia!

Anônimo disse...

Fáaaaa ficou muito lindooooo!!!!
Queria estar ai para te ajudar... sinto falta das minhas aulas de culinárias ao som de Norah Jones!!!
Já sei quem vai fazer as festinhas das futuras crianças da família Rocha... VOCÊ!!!!! rs
Beijos... muitas saudades!!!

Eli disse...

Você é como sempre digo um luxo! Ficaram lindos!

Cris disse...

Heheh, você fez tudo isso e ainda arrumou tempo para papear no skype, ah eu devo ter te atrapalhado muito neste dia, hehehe. Ficaram um charme, muito fofos!!!! Deste jeito sua mãe vai se aposentar da cozinha quando você visitar, pois todos irão querer provar destas delícias!

edinha disse...

Ficaram lindissimos :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Ficaram lindos ;) Que vontade de dar uma dentada nesses gatinhos eh eh
Muito bem!

Pimenta disse...

ficaram lindos, quanto jeito!

Rose Oliveira disse...

Seus gatinhos são fofos!
Você é uma ótima confeiteira, se saiu muuito bem.
Beijokas.

Goreti disse...

Mais um talento pra mocinha, "Pastisserie". Ficou charmosíssimo...e desculpe-me pelo atraso, mas quero desejar-te toda sorte de benção que o Pai já derramou sobre ti...

Feliz Aniversário!!!!!!!!!

Beijos!!!

Emília disse...

Adorei! Ficaram lindos! Beijinhos

laila radice disse...

puro charme...nem dá pra acreditar q foi a primeira vez na confeitagem...bjs

Margarida disse...

Bem que coisa mais linda Fabricia!
Se esta é a primeira vez nem quero imaginar as seguintes.. ; )
Bjo

Valentina disse...

Puxa, parabéns. Tanto pela escolha da receita, parceria com a Simone, como com a decoração dos cupcakes.Ficaram show. Achei muito delicado da tua parte agradar as crianças.Elas devem te adorar pois vi no teu gesto uma fonte de carinho.

Larissa disse...

Que graciosos! Um dia eu chego lá, amiga! rsrs

Fabi disse...

Lindos demais!! Realmente é uma delícia quando nos preparamos tanto para algo e dá super certo! Mas com o seu capricho, não tinha como dar errado. Parabéns! Bjos!

Nysa disse...

que trabalhao que tiveste!!! mas valeu a pena, ficaram lindos esses gatinhos!!! pelas fotos, vejo que a festa foi um sucesso. ficam aqui os meus parabéns!!! beijinhos