Quando o maridoco me convidou para comer fricassé, durante uma viagem pela Tunísia, pensei que sabia o que me esperava. Mesmo não gostando de frango resolvi encarar o tal do fricassé (achei que era a mesma receita brasileira!) pois afinal de contas estava na Tunísia e vamos embora. Na minha santa ignorância achei que fricassé era fricassé em qualquer lugar do mundo, mas estava redondamente enganada. Quando me deparei com aquele lindo bolinho disse ao maridoco se ele tinha mudado de idéia e deixado o fricassé para lá. Ele me disse que não, que aquele bolinho era o fricassé.......claro que quase morri de vergonha mas abri um sorriso de orelha à orelha.
Na Tunísia o fricassé é um tipo de bolinho salgado recheado com batata, atum, azeitona, ovo, alcaparras e harissa (diluída em água). Mesmo tendo uma pequena sessão fritura o resultado é fantástico. Sou fãzoca de fricassé tunisiano e vivo pedindo para o maridoco preparar essa gostosura. No Brasil a família apelidou o fricassé de "acarajé tunisiano"........ A receita é bem trabalhosa e demorada mas vale à pena conferir....... Supimpa!!!!!
Fricassé tunisiano (vulgo "acarajé tunisiano")
massa
- 500g de farinha
- 1 ovo
- 20 g de fermento biológico
- 1/2 copo de óleo de amendoin (usamos azeite extra-virgem)
- 1 pitada de açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de sal
recheio
- 250 g de atum em lata de melhor qualidade
- 4 ovos cozidos cortadinhos
- azeitonas pretas ou verdes (usamos pretas)
- alcaparras
- 2 batatas cozidas e amassadinhas no garfo. Temperadas com sal e pimenta-do-reino
Óleo para fritar.
Preparo:
Num grande recipiente desmanchar o fermento em duas colheres (sopa) de água morna, e acrescentar 1 colher (sopa) de farinha. Misturar bem, cobrir com um pano seco e deixar descansar durante 1 hora.
Num outro recipiente colocar o restante da farinha, o sal, o açúcar e misturar. Fazer um buraco no centro e acrescentar o fermento que descansou por 1 hora, o óleo e o ovo. Misturar bem e fazer uma bola. Polvilhar farinha no local de trabalho ou numa mesa. Trabalhar a massa durante 15 à 20 minutos girando a bola em todos os sentidos até obter uma massa elástica e um pouco colante.
Cortar pedaços de massa de aproximadamente 5 cm de diâmetro. Fazer pequenos pães ovais com a massa. Polvilhar farinha numa forma e colocar os pães deixando espaço entre eles para que possam crescer. Cobrir com um pano seco e deixar os bolinhos crescerem por 1 hora.
Numa frigideira aquecer o óleo, fritar os bolinhos até ficarem bem dourados e colocar num recipiente com papel absorvente.
Cortar os fricassés na metade (fazer uma incisão sem ultrapassar o outro lado). Passar a harissa diluída em água e acrescentar o recheio. Começar pelas batatas, em seguida as alcaparras, o ovo, atum, as azeitonas e finalizar com um toque de harissa. Uma delícia da Tunísia ......
10 comentários:
Fa, a receita é trabalhosa, mas o resultado vale a pena! Fiquei com água na boca... Bjs
tem mesmo carinah de acarajé...imagino q seja totalmente diferente, mas o jeitao esta ai...
e tenho q confessar prefri infinias vezes mais o fricasse tunisiano!!!
bjs
Exceto por ter que sovar por 20 minutos, o resto do procedimento parece simples (só demora um pouco, né?). Parece um "sonho" salgado. :)
Ele deve ser mesmo parente longe do acarajé. Já copiei a receita, é diferente e vale a pena ser experimentado.
Bjs!
Oi Fabrícia:
Pela massa um tanto quanto trabalhosa, achei que se parece mais com o que chamamos aqui no Brasil de "sonho".
Pelo que vc descreve não deixa de ser né !!!
Tem uma cara boooooooaaaa.
beijocas.
Sabe que me pareceu mais apetitoso que o fricassé de frango? Só tenho uma dúvida: o que é harissa?
Embora goste muito de frango, não sou grande apreciadora de fricassé. Já este tunisiano, parece-me perfeito!
Bj
Hummm....delicioso!!!!!
amei o acaraje tunisiano. heheh
parece ser gostoso embora nao seja fa de atum.
beijinhos
Acho que cometeria o mesmo engano em relacao ao nome. Menina isso parece tao bom. Bem criativo o nick de acaraje.
bjs
Postar um comentário