terça-feira, 25 de março de 2008

moqueca.....

Na sexta-feira preparamos uma deliciosa moqueca para receber um casal de amigos. Claro que os vizinhocos também estavam presentes......não podem faltar nunca. Estava insegura em relação à minha receita de moqueca por isso pedi socorro à duas pessoas muito fofas que conheci nesse mundinho virtual: a Márcia e a Odete. As duas me enviaram receitocas maravilhosas....... Usei como base a receita da Odete e introduzi ingredientes da receita da querida Márcia. Um casamento perfeito ...... Também coloquei outros ingredientes ali na hora......sem mais nem menos. Optei por usar postas de salmão já que moramos na terra desse peixe divino e sensacional. O Anderson e a Keli trouxeram alguns camarões .... assim a moqueca foi mista. A moqueca ficou maravilhosa ....... Comemos e repetimos ....... Acompanhamos a moqueca com arroz branco (preparado pela Gui) e uma farofa de dendê que foi sugestão das queridíssimas amigas virtuais.
Merci à Odete e à Márcia pelo carinho...faltou vocês duas aqui em casa. Quem sabe um dia...... Receitoca aprovadíssima......

Moqueca de salmão
- 8 postas de salmão (Odete sugeriu bacalhau fresco ou rockfish e a Márcia sugeriu cherne)
- 1 limão (usei siciliano)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola em rodelas
- 2 pimentões verdes (cortado em rodelas e sem semente)
- 4 tomates maduros sem pele e sem sementes (coloquei no forno por uns 10 minutinhos para a pele se soltar com facilidade)
- 200 ml de leite de coco (usei 300 ml)
- 3 colheres (sopa) azeite de dendê (usei 4 colheres)
- 1 xícara e coentro fresco picado (usei seco pois esqueci de comprar fresquinho)
- 1 colher (sopa) de tempero baiano (mistura de cominho, orégano seco, curcuma, semente de coentro, pimenta calabresa e pimenta do reino)
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado (usei em pó)
- 1 colher (chá) de páprika picante
- 1 colher (chá) de tabil (tempero tunisiano)
- 1 pimenta dedo de moça picadinha e sem semente
- camarão (o quanto desejar)

O maridoco temperou as postas de salmão com limão, sal e pimenta-do-reino. Deixamos marinar por uns 20 minutinhos. Numa panela de fundo grosso coloquei o azeite e refoguei a cebola até ficar transparente. A Odete sugeriu utilizar uma panela de barro, o que seria ideal. Como não tenho uma e a que encontrei para comprar era pequena usei uma de fundo grosso. Acrescentei um pouco do pimentão e do tomate. Em seguida 4 postas de peixe, mais um pouco de pimentão e tomate, as outras 4 postas de peixe e finalizei com o restante do pimentão e do tomate. Cobri tudo com o leite de coco, os temperos e o azeite de dendê. Tampei a panela e deixei cozinhar por aproximadamente 30 minutinhos. Nos últimos 10 minutinhos de cozimento acrescentei os camarões.

Para a farofa de dendê: derreti duas colheres (sopa) de manteiga e dei uma torradinha na farofa de mandioca fina. Numa frigideira coloquei duas colheres (sopa) de dendê, coloquei a farofa torradinha e sal à gosto. Mexi bem até ficar bem homogêneo e voilà......

Os méritos da receitoca são da Odete (Paprika na Feijoada) e da Márcia (Açúcar com Canela).....merci mais uma vez......muito carinho.

26 comentários:

Paula disse...

ainda chega para mim?!
bjs ;)

anna disse...

Ficou simplesmente divinal a tua moqueca... e a mesa estava linda!
Beijinhos.

Flavinha disse...

que mesa linda! e a moqueca está de dar água na boca!
bjos

Isabel de Miranda disse...

A moqueca devia estar uma maravilha,a olhar para o aspécto.A mes estava um must....beijinhos doces

laila radice disse...

querida q moquecona bonita...dá ate gosto de ver!! bjs

Leila disse...

Uau Fabricia, que show! Pela aparencia já dou 10!
beijinhos

Odete disse...

Fabricia minha linda, quanta gentileza!
Obrigada pela referencia e creia me, seria uma honra e prazer enorme usufruir de tao amaveis companhias e experimentar essa delicia.
Mas os meritos sao todos de voces a super dupla Maridoca & Maridoco, que com talento juntou dicas ao toque pessoal e o resultado agradou a todos. A mesa esta um capricho!
Beijos p/ ti

Laurinha disse...

Que linda moqueca!!! Delícia!
Beijinhos,

Natércia Ramalho disse...

Fabricia que linda e chique uma maravilha um beijo. Natércia...

Isabel (pipoka) disse...

Já ando há um tempão para experimentar moqueca. Essa parece-me perfeita...receita de 3 pessoas dotadíssimas para a cozinha...outra coisa não seria de esperar!

bjs

Anônimo disse...

Ficou linda a moqueca e confesso que nunca tinha pensado em fazer usando salmão. Achei linda a sua decoração toda verde...e a panela verde chiquérrima...um charme.
Beijos

Marcia disse...

Esta moquecoca parece estar deliciosa. Deve ter aquecido esta terra gelada onde você está. Bjinhos

Vera disse...

Adoro moqueca e deve estar divina!!!!
E vc sempre tão cuidadosa com os detalhes....td um primor!!!
Bjo

Goreti disse...

Menina vc não é fraca não, e ainda por cima com pitadinhas da Odete e da Marcia, náo tem maridoco, visinhocos e amigocos que resistam...bom e pra falar sério, quem é que quer resistir...queria mais é estar aí, e ser mais uma à mesa,lindíssima, diga-se de passagem.

Beijos!!!

Filipa disse...

Fabrícia essa moqueca devia estar deliciosa!
A sua mesa estava muito elegante, como sempre está aliás...

Beijinhos

Marizé disse...

Fiquei de água na boca!

Receita maravilhosa e fotos fantásticas, parabéns para todas.

Bjs

Ana Canuto disse...

Tudo lindoco....

Agoro fui eu que fiquei com vontade de ser sua vizinhoca !!!!Em casa ninguém é muito chegado a peixe e então quase não faço.

Beijos querida !!

Cris disse...

Amo moqueca! Fizemos na sexta-feira lá com meus pais, a pedido de minha mãe. A sua mesa posta... ficou linda Fa!

Fabi disse...

Que luxo essa moqueca! Nunca fiz desta maneira, cheia de temperos. Vou testar! E que panela é essa, Fá!! Loucura!
P.S. tem um post falando de você na minha cozinha... Beijos!

Heidi disse...

Olá Fabrícia,

Desde já agradeço a sua visita ao "Coisas Simples" fiquei muito feliz! Parabéns pela mesa maravilhosa, e esta moqueca esta divina. Abraços.

Marcia disse...

Fa, eu literalmente babei em cima da minha mesa quando vi a foto da tua moqueca! Deve ter ficado incrível; tua mesa está linda tb! Parabéns, amiga! Bjs

Iliane disse...

amiga..a moqueca tá divina..hummm..mas..sua mesa tá perfeita.!!!!.tudo de muito bom gosto...parabens pela moqueca e pela anfitriã que você é!bjus

Eli disse...

Sua mesa como sempre, linda! E a moqueca sem comentários, uma verdadeira maravilha!

nieves disse...

Eres una experta cocinera. Y tienes mucho gusto para decorar tu mesa. Así dará gusto deleitarse con todos tus platos.

Un beso.

Cininha disse...

Uma belissima sugestão para quem não aprecia muito salmão.

Bj ;-)

Raphael disse...

Quando quero achar uma receita, o primeiro lugar que venho é aqui hehehehehe. Essa moqueca deve ter ficado 100% mesmo!!! Deu agua na boca! Queria muito saber onde você acha azeite de dendê por aqui (Montréal). Sei que se chama huile de palme ou oil palm, mas procurei em muitos supermercados e até agora nada... tens alguma dica? Grande abraço e obrigado!!!!