segunda-feira, 11 de agosto de 2008

brick com acelga e bacon .....

Tenho recebido muitas folhas de acelga na cesta orgânica e sempre fico matutando sobre que fim darei à elas. Na semana passada resolvi preparar alguns bricks de acelga. Já falei aqui e aqui sobre a folha de brick e sobre o brick. No Brasil a folha de brick pode ser facilmente substituída pela massa filo. Preparei um recheio bem saboroso e acompanhamos os bricks (pastel tunisiano) com uma bela salada. Tivemos um excelente jantar .....

brick com acelga e bacon

recheio
- acelga (usei 6 folhas grandes com o talo)
- 1 colher (sopa) de manteiga para refogar a cebola + 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga derretida para pincelar as folhas de brick.
- 1/4 de cebola picadinha
- 80 g de bacon
- 50 g de parmesão ralado ou o queijo de sua preferência
- 20 g de farinha de rosca
- 100 ml de creme de leite (lata ou fresco ... usei em lata)
- sal e pimenta-do-reino à gosto

Cortei finamente a acelga. Numa frigideira de fundo grosso dei uma leve refogada na acelga, cerca de 8 minutos e deixei esfriar. A quantidade de acelga vai reduzir pela metade.

Numa panela refoguei a cebola e o bacon na manteiga. Numa vasilha, coloquei a acelga e misturei com o bacon e a cebola. Em seguida incorporei o queijo, a farinha de rosca, o creme de leite, o sal e a pimenta-do-reino. Misturei bem.

Pincelei manteiga em 4 folhas folhas de brick, distribuí o recheio, dobrei em forma de triângulo (pode ser em rolinho também), pincelei mais manteiga e levei ao forno até dourar. Tem que ficar atento pois é bem rapidinho. É importante virar o brick para assar dos dois lados. Servir com limão .....

8 comentários:

Odete disse...

Menina, gostei da ideia pricipalmente porque eh assado.
beijo e uma linda semana p/ ti

ameixa seca disse...

Que lindo prato que ficou :) E deve ser super saboroso... deu fome ;)

Iliane disse...

muito boa ideia essa sua Fá...amei..bjus

Gourmandisebrasil disse...

Super diferente! Adorei!
Preciso arrumar um bom fornecedor de phyllo. Das duas últimas vezes que comprei da marca Arosa (em locais diferentes), a massa estava toda grudada!!! Joguei metade!
bjo

laila radice disse...

humm q maravilhosos q ficaram..e a apresentação está linda!! bjs

mamaeuquerobolos disse...

FÁ,O TEU MAIRIDOCO TEM MUITA SORTE!!!!!, QUE MULHER MAIS PRENDADA QUE FOI ARRANJAR!!!,CADA JANTAR MAIS SABOROSO E BONITO QUE O OUTRO.
BEIJINHOS

Filipa disse...

A apresentação está linda e o ssbor deve ser maravilhoso.

Beijinhos

A Dona da Cozinha disse...

humm muito bom!!!vou testar aqui com phyllo.
abraços
paula