terça-feira, 15 de julho de 2008

bette à cardes ....

A bette à cardes me deixou surpresa quando busquei pela tradução do francês para o português....pois é.... bette à cardes em português é acelga. Acho que fiquei surpresa pois nunca encontrei acelga assim colorida. No Brasil se parecem mais com o Bok Choy. O talo tem a mesma coloração do ruibarbo. Em francês a acelga é também conhecida como blette ou joutte e em inglês é chamada de chard ou swiss chard. É de origem européia. A bette à cardes é prima da beterraba mas é na realidade um variedade de espinafre. Os talos podem ser encontrados nas cores branca, amarela ou vermelha-rosada. Lindas......
Na hora de comprar bette à cardes (acelga) é importante escolher aquelas com talos e folhas bem firmes, coloridas. Estamos em plena temporada de acelga por aqui. A minha cesta orgânica vem sempre recheada de acelga. Essa verdura deliciosa se conserva durante 1 semana na geladeira....adoro.
É rica em ferro, cobre, ácido fólico e muitas vitaminas (A, B2 e C), além de magnésio e potássio.

Na hora de plantar: as sementes devem ser plantada à 2 cm de profundidade, e 15 à 20 cm de distância. Na província do Quebec o melhor período é início de maio. Após 60 dias podemos colher as folhas maduras. Na hora de colher podemos arrancar a planta por completo, ou cortar algumas folhas, ou ainda cortar o talo à 5 cm de distância do solo. Variedades preferidas no Quebec: Brights Lights, Bright Yellow, Pink Passion, Charlotte, Lucullus, Bionda di Lyon, Silverado e Fordhook Giant.
informações: Anne Samson ("Cuisiner les légumes oubliés du Québec") e do querido Ricardo Larrivée.

Um comentário:

Noelle Aquino disse...

UAU, que cores!!! Fiquei com água na boca e muita vontade de experimentar... =d