quinta-feira, 31 de julho de 2008

citron c'est si bon .....

Adoro limão.....se vai limão só pode ser "bão" ..... O maridoco também não fica atrás....adora limão. Nos rendemos ao limão sem medo e sem culpa ...... Quanto mais azedinho melhor.... Essa torta ficou supimpa.... cuidado que sou suspeita quando o assunto é limão. A massa ficou leve, derrete na boca. O recheio ficou bem azedinho, na medida certa ....
Torta de limão
massa
- 185 g de farinha
- 40 g de açúcar de confeiteiro
- 30 g de farinha de amêndoas
- 125 g de manteiga cortada em pedaços
- 1 gema
creme de limão
- 1 colher (sopa) de casca de limão ralada
- 125 ml de suco de limão
- 5 ovos
- 165 g de açúcar
- 250 ml de creme de leite fresco (mais grossinho)
Para a massa:
- Misturar a farinha, o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoa e a manteiga. Acrescentar a gema e misturar bem. Trabalhar um pouco a massa numa superfície enfarinha até que ela fique bem lisinha. Enrolar a massa no papel filme e levar à geladeira durante 30 minutos.
- Abrir a massa com um rolo e forrar o fundo de uma forma com fundo removível com 24 cm de diâmetro. Preferi usar mini-forminhas com fundo removível. A forma deve ser untada. Deixar a forma ou as forminhas já forradas com a massa descansarem na geladeira por 30 minutos. É importante cobrir com papel filme.
- Pré-aquecer o forno à 200°C. Forrar a torta com papel alumínio e colocar grãos secos (ex: feijão) no fundo da massa. Levar ao forno por aproximadamente 15 minutinhos. Retirar os grãos e o papel alumínio e deixar no forno por mais 10 minutinhos. A massa não pode ficar muito douradinha pois ela voltará ao forno.
Baixar a temperatura do forno para 180°C.
Preparar o creme de limão:
Bater todos os ingredientes e deixar descansar 5 minutos.
Colocar o creme na massa e assar por aproximadamente 30 minutinhos. No meu forno levou uns 20 minutinhos. Deixar a torta esfriar antes de levar à geladeira. Se conserva durante alguns dias na geladeira quando coberta com papel filme.

14 comentários:

historias na cozinha disse...

Querida, o meu ponto fraco....limão. Amo, amo, amo....beijocas pra vc, Célia.

Isabel (pipoka) disse...

Eu também sou doida por citrinos, nomeadamente lima e limão.

bjs

Anônimo disse...

Estão lindas! Eu adoro lima (aquilo a que no Brasil vocês chamam limão) por não ser tão ácida e ter um toque adocicado. Adoro! E as tarteletes têm um ar maravilhoso!

Beijo *
Mariana

Leila disse...

Oi Fabricia... ao contrario de ti e do teu maridoco, eu nao gosto muito de limao mas as tartes ficaram lindas.
beijinhos

Filipa disse...

Fabrícia, que lindas as tartes, lindas mesmo! E estas eu vou ter que fazer pois eu também sou completamente doida por sabores cítricos.

Beijinhos

Aline Neme disse...

Que delícia Fabrícia... tembém adoro limão... em tudo... hummmm... adoro a mistura do azedinho doce!

Bjundas

Mari Rezende disse...

É engraçado o que acontece comigo. Só de pensar em limão eu começo a salivar! E essa sua receita deliciosa, então... Me deixou com água na boca!
Beijinhos

Iliane disse...

hummmm..que torta linda ficou essa sua..e..o azedinho do limão dá agua na boca..bjus

Sabrina disse...

limão é tudo de bom... Receita anotada
Beijos

Luciana Macêdo disse...

Estou imaginando o quanto esta tortinha é gostosa. Também adoro os sabores cítricos.
Bjs!

edinha disse...

O aspecto destas tartes é magnifico.Estão bem apetitosas.
Beijinho

Simone Izumi disse...

fiquei com água na boca!!!hmmmmmm......

Cris disse...

Você fica nos provocando com estas tortas azedinhas deliciosas, fotos lindonas. Bjs!

Laurinha disse...

Também sou 'fanzoca' de torta de limao, assim, sem merengue! Anotada para experimentar!
Beijinhos