segunda-feira, 7 de julho de 2008

sorvete de iogurte com sirop d'érable ....

De volta à Montreal...... a viagem foi perfeita, lugares lindos, família maravilhosa...tudo em sintonia. Muitas queijarias, padarias tradicionais, sorvetes caseiros, cervejas locais....um luxo. Espero poder contar tudinho em breve aqui no Sopa. Hoje minha querida irmã foi embora com meu cunhadoco. Muito triste vê-los partir..... Meu querido irmão e a cunhadoca Paula ainda estão aqui em casa para alegrar meus dias.....bom demais. Pena que não dure para sempre.
Chega de chororô e vamos à receitoca .....Na semana passada preparei um sorvete de iogurte com sirop d'érable (maple syrup) para a família. Ficou magnífico..... A receita é do livro "Desserts glacés"...... aprovadíssimo. Coloquei em prática meia receita...rendeu 500 ml. A família adorou ..... ficou super cremoso !!!!

yaourt galcé au sirop d'érable
rende 1 litro
- 185 ml de xarope de plátano (sirop d'érable, maple syrup)
- 6 gemas
- 750 g de iogurte de baunilha (não tinha iogurte de baunilha em casa então foi no improviso. Misturei iogurte natural com essência de baunilha e voilà!)

Numa panela, engrossar delicadamente o xarope de plátano (sirop d'érable ou meple syrup) no fogo médio, mexendo sempre. Numa vasilha bater as gemas com a ajuda de um batedor de arame. Em seguida adicionar o xarope de plátano ainda quente (em fio), batendo sem parar. Continuar batendo e acrescentar o iogurte. A mistura tem que ficar bem homogênea. Colocar na sorveteira conforme as insturções do fabricante. Levar ao freezer até o momento de servir.

sem a sorveteira: colocar a mistura num recipiente de metal não muito profundo e levar ao freezer. Bater à cada duas horas até obter uma mistura cremosa. Deixar no freezer a noite toda e retirar 30 minutos antes de servir.

13 comentários:

Filipa disse...

Fabrícia, esse sorvete está com uma cor linda e deve ter um sabor divino.

Beijinhos

mamaeuquerobolos disse...

Oi Fá, que bom que a viagem correu bem!!!! Não há nada como a sintonia.
Vamos a receitoca, mais um gelado delicioso dos teus!!!!
Beijinhos

Marizé disse...

Que engraçado, no fim de semana fiz um gelado de xarope de plátano, um pouco diferente, mas não há duvida que estamos a falar de um precioso néctar que deixa tudo delicioso.
Gostei desta receita com a baunilha.
Bem vinda de volta.

Bj

risonha disse...

tu e os teus sorvetes.... deixas-me sempre com água na boca.

Leila disse...

hummm, sounds delicious!
tudo bem contigo Fa?
beijnhos

Renata Barreto disse...

vou escrever um livro: Fabrizia, a menina que virou sorvete! beijos

Suzana disse...

Ando cheia de vontade de fazer um gelado, mas tem de ser sem sorveteira... Este teu ficou com um aspecto divinal! Gosto muito da adição da baunilha para incrementar o sbor dos outros ingredientes.

Bj grande

historias na cozinha disse...

Que bom que foi tudo lindo na sua viagem....mas suas amigas estavam com saudades, viu querida. eijocas pra vc. Célia.

Ana Elisa Granziera disse...

Fabrícia, naõ deixa meu marido ver isso, que o homem vai pirar. Já sei o que fazer para ele nesse fim de semana...! Ficou com uma cara tão cremosa....

Beijos!

ameixa seca disse...

Olá Fabrícia!
Este sorvete tem um aspecto estupendo :) Nunca provei maple syrup. Adorei o teu "filhote"... muito lindo ;)
Vou visitá-lo mais vezes ok?

Cris disse...

Seus sorvetes são sempre lindos, com uma cremosidade de dar água na boca... Tem uma surpresa no seu e-mail... espero que goste :-) Eu adorei... :-)

Cláudia disse...

Já me decidi, vou tentar fazer sorvete mesmo sem sorveteira.

bjs

Marcia disse...

Fa, o sorvete ficou um sonho... Bjs