quinta-feira, 15 de maio de 2008

sequinhos ....

Na Tunísia, secar hortelã e outras ervas é uma prática muito comum. Aprendi essa técnica com a sogrita. Ela sempre me mandava pacotes e pacotes de hortelã seco da Tunísia. Agora faço meu prórpio hortelã bem sequinho. Uso o hortelã seco para preparar o famoso chá verde com hortelã, muito apreciado na Tunísia e também para temperar carnes, saladas, etc......É sempre uma excelente saída quando não tenho o hortelã fresco em casa, ou quando o inverno rigoroso acaba por matar meu pé de hortelã.
Na semana passada, o maridoco apareceu em casa com muito hortelã e tomilho para secar..... 4 dias na sombra (de um dia ensolarado) e já estavam sequinhos. Depois é só guardar em saquinhos bem fechadinhos e no escurinho do armário para melhor conservar. Uma "belezura" como diz minha vovó Alice....

15 comentários:

pipoka disse...

è uma excelente sugestão....estou pensando na quantidade de vezes que desperdicei hortelã (comprei demasiada e depois não usei...) e nunca me tinha lembrado de secá-la ao sol. Infelizmente, a nossa primavera aqui está chuvosa e enevoada!

bjs

Filipa disse...

É realmente uma bela dica. Eu de vez em quando também seco as ervas e guardo, mas nem sempre me lembro.

Beijinhos e bom fim de semana!

Nana disse...

Adorei a dica!!!
bjs

claudia disse...

Ervilhas na cozinha são sempre muito boas e nada melhor que as ter sempre à mão. !

Gourmandise disse...

A minha sogra sempre seca ervas! Muito prático!
bjo,
Nina.

anna disse...

Esta dica é super boa, pois adoro hortelã e nem sempre tenho... outras vezes tenho em excesso e acabo por deitar fora...
Obrigada e beijocas.

Cris disse...

Achei ótima esta idéia, já perdi hortelã também. Agora me deu vontade de tomar um chá com bolo! bjs e bom finde!

BetiCris disse...

Bebi muito chá de menta com hortelã quando estive em Marrocos. Adoro! Não me recordo de beber na Tunisia, mas é natural porque já foi há 10 anos que estive lá.

beijinhos

Bete disse...

Eu adoro um chazinho de hortelã.Acalma o estômago e é delicioso.Obrigada pela dica.
Bjs!

Cláudia disse...

Ótima idéia. Vou fazer isso também.
Ter um pouco das minhas ervas secas, caso alguma praga, formiga, etc, resolvam atacá-las, pois não coloco nada, são puramente orgânicas.

bjs

Goreti disse...

Sou mais uma da time que perdeu ervas , pelo simples fato de não ter aparecido antes na minha vida uma senhora de um blog chamado "Sopa Vermelha".

Brigadinha pela dicona.

Beijos!!!

laila disse...

um primor!!!

Anônimo disse...

Visitei o blog e fiquei super feliz em saber que pessoas como vc ajuda outros a conservar suas ervas. Podemos secar muitas outras ervas e ter sempre um pouco em casa, afinal elas são ricas em nutrientes.
Mari Santos
http://plantasmedicinaisdaamazonia.googlepages.com/

Marta Cristina disse...

Eu pesquisei e verifiquei que não devemos lavar as ervas e nem tirar as folhas dos galhinhos para garantir uma boa secagem.... Será verdade?

Fabrícia disse...

Marta eu não lavo e prefiro secar no galho pois facilita a secagem e também o armazenamento. Minha sogra que me ensinou assim ... Hoje mesmo coloquei meu hortelã para secar ... tão aromático.
Bjs.