segunda-feira, 17 de março de 2008

fèves au lard .....

Mais uma receitinha que faz parte do menu da Cabane à sucre. Já falei sobre a Cabane à sucre e algumas delícias do Québec aqui, aqui, aqui e aqui. Fèves au lard são feijões brancos cozidos lentamente no forno, com fatias de bacon e temperados basicamente com sirop d'érable (maple syrup) e cassonade (acredito que seja equivalente ao açúcar mascavo no Brasil). É um prato servido no café da manhã.....no início estranhei um pouco mas agora adoro. Nada como se adaptar a cultura local. Como o feijão é cozido lentamente o sabor é fantástico. Adorei a maneira de cozinhar o feijão......vou adotar para muitos outros pratos à base deste grão. Para uma primeira vez até que acertei em cheio na receita. Usei a receita do site da Josée di Stasio (já falei sobre o site aqui) e resolvi acrescentar 1 tomate picadinho (sugestão do Ricardo Larrivée). Fiz a receita usando apenas metade da quantidade sugerida na receita original. Não é um prato para se comer muito pois é bem docinho.......nada de exagerar. Mais uma das delícias tipicas da província do Québec que adotei de coração. Acompanhamos com pão pita torradinho no forno......mas nao comemos no café da manha.....optei por servir no jantar. Delicioso.....

Fèves au lard (receita original)
500 g (1 lb) de feijão branco seco
250 g (1/2 lb) de bacon salgado cortado em tiras de aproximadamente 1 cm de espessura (comprei em fatias)
125 ml (1/2 xícara) de cassonade
80 à 125 ml (1/3 à 1/2 xícara) de sirop d’érable (usei 1/3 de xícara)
5 à 10 ml (1 à 2 c. de chá) de mostarda em pó
1 cebola descascada
Sal et pimenta-do-reino moída na hora

Deixar o feijão de molho na água fria na véspera. Escorrer e lavar. Cobrir o fundo de uma panela de fundo grosso (ou de barro) com metade do bacon. Acrescentar metade do feijão, em seguida o restante do bacon e por último o restante do feijão.
Espalhar o açúcar cassonade, o sirop d’érable e a mostarda sobre o feijão e tempere com sal e pimenta-do-reino. Colocar a cebola no centro e cobrir com água até atingir 1 cm acima do nível do feijão . Tampar e cozinhar no forno pré-aquecido à 150°C durante 4 horas.
Servir no café da manhã, com pão torrado e ovos mexidos.
obs: para dar um toque a mais acrescentei um tomate em cubinho e sem semente na primeira camada de feijão.

23 comentários:

Myllana disse...

Uau...parece ser apeitotoso mas no café da manhã???
:)
Não é um " cadim" pesado ?
rs

Boa semana:)

Suzana Parreira disse...

Tem feijão, eu gosto! Mas logo de manhã também é demais para mim!!

Bj

Filipa disse...

Fabrícia este feijão tem um aspecto absolutamente delicioso mas concordo com as meninas, não sei se seria capaz de comer logo de manhã. De qualquer das formas está super apetitoso.

Beijinhos

Sylvia disse...

Quando vi feijoes doces (baked beans) a primeira vez achei stranho ,mas quando proveis me apaixonei. Entendo o que voce quer dizer. Mas ,sempre nos acostumamos e gostamos de coisas novas. Adorei a receita e vou ver se faco, nao sei se para o cafe da manha ....mas farei
Beijos

Isabel (pipoka) disse...

Fabrícia,

Nos Açores (mais precisamente na ilha do faial, onde nasceram os meus pais) faz-se um prato chamado Feijão Assado que é todo coberto com melaço de cana e depois vai ao forno (até já postei a receita). É uma maravilha, tal como este que vc aqui apresenta.

bjs

Marizé disse...

Fantástica, maravilhosa, fenomenal!
È o que me ocorre para descrever esta receita.

Beijocas

Elvira disse...

Pois, logo pela manhã deve custar um pouco... :-D

Mas para o almoço, é perfeito.

Beijos.

Marcia disse...

Fa, essa receita é diferente e apetitosa, mas acho que tb não conseguiria comer as féves no café da manhã... Estou adorando as receitas com sirop d'érable! Bjs

Silvia Arruda disse...

Gostei do aspecto do prato. Aliás, tudo que vai feijão eu gosto... mas tb no café da manhã acho estranho hehehe

Eli disse...

Como as culturas são tão diferentes né?! Eu também adoraria comer essa comidinha mas iria no almoço ou jantar, hehehe. Sempre que venho aqui aprendo algo novo!

Luciana Macêdo disse...

Outra novidade, mas não sei se comeria no café da manhã.
Bjs!

Goreti disse...

Fa, uma das qualidades dos sere humanos, é a facilidade em se adaptar a diversas situações, claro que existem excessões. Por exemplo, minha sogra faz uma versão desse feijão, chamamos de "Feijão Melado", e é um dos pratos obrigatórios nas festa de fim de ano. No começo, não achava graça nenhuma, hoje se cogitar a idéia de não constar no cardápio, já entro com as minhas reivindicações...na boa...e com isso só vai aumentando o nosso leque de opções, não é mesmo?

Beijos!!!

Fabi disse...

Realmente no início a gente pensa em como é estranho comer de manhã... Me lembro quando fui para o México, achava super estranho, mas depois de uma semana estava comendo tortillas, guacamole e frijoles no café da manhã, e hoje em dia sinto falta disso! Só como feijão preto, uma doideira minha, vai entender! Mas este seu prato realmente me deixou curiosa. Beijos.

Odete disse...

Sua receita lembra muito Boston Baked Beans, que e feito com melado de cana (molasses) e acucar mascavo (brow sugar). Tambem demorei pra me acostumar com o sabor adocicado, mas agora gosto muito com BBQ.
bjs

laila radice disse...

nada como aprender co a sculuras diferentes...ué e no nordeste nao comem feijao com farinha logo cedo...´q nao esseS?? adorei! bjs

Flávia disse...

Parece bom. Em muitos lugares do mundo vejo que se come feijão no café da manhã, só nunca tinha visto deles doce para o café da manhã. :)

Anônimo disse...

Oiiii...
Não pude deixar de dar um pulinho aqui, adorei seu comentário no blog da Fê.
Um beijo carinho pra vc e saiba que estou sempre de olho no seu blog, adorei as sua aventuras culinárias.
Beijossss
Taty - CHOCOTATY

Vera disse...

Adoro feijão branco! Mas em determinados países onde o frio impera ....combina.É uma questão de costume!
bjo

Cláudia disse...

Fabrícia, também adorei a receita, achei que se tratava de um cassoulet diferente, mais adocidado, deve ser muito gostoso.
Até comeria de manhã num final de semana acordando à 10 hs. E de preferência num tempinho fresco. Se nevasse aqui estaria perfeito!(heheh)

bjs

Cris disse...

Está na crockpot já, não vejo a hora... fiz direitinho como você mandou, depois volto para contar! Bjs e bom finde!

Cris disse...

Aprovadíssimo!!! Fiz uma refeição completa, com ovos mexidos e ainda fritei uns triângulos pequenos de pastel para dar um toque. Divino, estou adorando esta comida com maple. Bjs!

Beatriz Belliard disse...

Oi Fabricia, obrigada pela dica, mas nao fui eu quem escreveu pedidnod as receitas de sirop, foi outro bia, rs, mas obrigada mesmo assim, pq assim achei esta receita que a Cris tinha me falado e nao tinha prestado atençao antes, quando ela falou me deu agua na boca, vou ate anotar ja ! beijinhos

Elvira disse...

Receita testada e aprovada.

Obrigada, Fabrícia. :-)

Beijos.