sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Tarte au sucre du Québec .....

A Tarte au sucre (Torta de açúcar) é uma sobremesa que está sempre presente na mesa dos quebécois. A origem é belga e francesa mas cada país tem sua maneira de prepará-la. No Québec utiliza-se a cassonade no preparo apesar de muita gente pensar que é preparada com xarope d'érable. A cassonade é um açúcar cristalizado de coloração avermelhada que contém 95% de sacarose. O nome cassonade é derivado do termo "casson". No século XVI, o termo casson era utilizado para desginar um açúcar que se reduzia facilmente em pó. Possuí um aroma maravilhoso de baunilha e rhum..... Tem um aspecto molhado e os cristais pequenininhos.

A cassonade seria equivalente ao açúcar mascavo no Brasil. A diferença é que a cassonada tem um gostinho de maple. Essa receita é do Ricardo Larrivée. Ele apresenta um programa na Tv Radio Canadá, de segunda à sexta, às 11h00 da manhã. Ele tem 2 livros publicados: "Ma cuisine week-end" (em inglês: Week-end cooking) et "La chimie des desserts: Tout comprendre pour mieux les réussir". A torta ficou deliciosa e a receita está aprovadíssima. Adoramos e devoramos ......

Tarte au sucre du Québec (Torta de açúcar do Québec)
Massa
Não fiz a receita da massa do Ricardo. Optei pela minha receita básica de massa...bem mais fácil. A mesma massa que usei para a receita da Tarte aux pommes...... A receita da massa original está no site do programa do Ricardo.
Cobertura
- 1 1/2 xícara (375 ml) de cassonade
- 1/4 de xícara (60 ml) de farinha
- 2 colheres (sopa) (30 ml) de amido de milho
- 1 ovo
- 1/2 xícara (125 ml)de creme de leite fresco
- 2 colheres (sopa) (30 ml) de manteiga
Em um recipiente misturei a cassonade com a farinha e o amido de milho. Adicionei os ovos, o creme de leite e misturei bem. Usei creme de leite em lata. Abri a massa em uma forma de fundo removível e acrescentei a mistura de cassonade. Adicionei pedacinhos de manteiga por cima e assei em forno pré-aquecido à 180°C por 30 minutos. Minha torta ficou exatamente 30 minutos........ É perfeita e fica mais saborosa ainda se devorada bem quentinha.

2 comentários:

Cris disse...

Yummy!!!! Já fui a Quebec, mas você não vai acreditar, já vai fazer 20 anos daqui a pouco, quando eu fiz intercâmbio passeamos lá com a escola. Bjs!

Marizé disse...

Que bela explicação, por onde é que eu andava nesta altura que ainda não conhecia o delicioso Sopa Vermelha"!

Essa torta parece-me um manjar dos Deuses.

Obrigada amiga.