domingo, 16 de dezembro de 2007

Bolo prestígio da Gui ......

Essa foi a nossa sobremesa do domingo passado. Eu que nao sou muito fã de bolo mas esse eu comi sem reclamar. Insisti para que a Gui escrevesse o post mas ela não quis.... ela está aqui do meu lado para passar essa receita que vale a pena fazer....... Divino ....... com gostinho de quero mais.

Seguem abaixo as palavras da Gui sobre o preparo desta gostosura:
Bolo prestígio à moda da Gui

Ingredientes para a massa do bolo
- 1 xícara (200g) de açúcar
- 1 xícara de achocolatado em pó
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite quente
- 1/2 xícara de óleo de canola
- 3 ovos (separar as claras da gema)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Bati 3 claras em neve e reservei. Em um outro recipiente bati com o batedor elétrico o açúcar, as gemas e o óleo até ficar com uma consistência cremosa e clara. Adicionei o leite quente à essa mistura, o chocolate em pó e a farinha aos poucos. Bati por mais 5 minutos. Depois adicionei o fermento, as claras em neve e mexi delicadamente com uma colher de pau até incorporar à mistura. Pré-aqueci o forno à 180 graus celsius e assei o bolo por aproximadamente 40 minutos. Depende do forno.

Recheio
- 1 lata de leite condensado
- 100g de coco ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga

Em uma panela misturei todos os ingredientes e levei ao fogo até engrossar. Leva aproximadamente 5 minutos depois que levantou fervura.

Cobertura
- 100g de chocolate meio amargo (1 barra)
- 1 lata de creme de leite
- chocolate granulado

Piquei o chocolate e derreti em banho-maria. Depois acrescentei o creme de leite e mexi até incorporar.

Calda para molhar o bolo
Usei 2 colheres de açúcar, 2 colheres de achocolatado em pó, 3/4 de copo de leite e 1 colher de margarina. Levei ao fogo até levantar fervura.

Quando o bolo estava assado e frio, cortei ao meio com uma faca. Molhei o bolo com a calda, coloquei o recheio, cobri e salpiquei o granulado. Levei à geladeira e servi no dia seguinte. Uma delícia! Gostinho do Brasil nas terras geladas do norte.
Com carinho, Gui.

Nenhum comentário: