sábado, 8 de dezembro de 2007

Costelinha de porco ......

......com batata ralada, farofa e arroz.
Esse foi o jantar de domingo passado. Buscávamos algo bem brasileiro. Temperamos a costela de porco com sal rosa, pimenta-do-reino, cominho e alecrim fresco. Deixamos marinar por 2 horas no suco de duas laranjas. Levamos ao forno préaquecido (180 graus celsius) e à cada 10 minutos regamos a costela com caldo de laranja. Utlizamos mais 2 laranjas para regar a costela. Levou aproximadamente 45 minutos no forno até dourar.

A farinha de mandioca foi comprada num mercado português lá no plateau Mont-Royal. Numa frigideira derretemos 1 colher de manteiga e douramos a farinha de mandioca. Numa outra frigideira, derretemos mais 1 colher de manteiga e refogamos 1/4 de cebola picadinha. Adicionamos bacon, peperoni e azeitonas pretas. Quando tudo estava bem refogado adicionamos a farinha de mandioca, salgamos e estava pronta nossa farofa.

A receita do assado de batatas foi inspirada no livro sobre batatas que comprei outro dia: "Top cuisine - Pommes de terre". Cozinhamos duas batatas descascadas por 7 minutos. Elas nao podem ficar muito cozidas. Deixamos esfriar e ralamos as batatas na parte grossa do ralador. Depois de raladas, acrescentamos sal, pimenta-do-reino, 1 colher de manteiga derretita e cebola em pó. Distribuímos a mistura em forminhas para muffins untadas. Cobrimos com queijo e farinha de rosca. Levamos ao forno por 45 minutos. Desenformamos ainda quente.

Servimos a costelinha de porco com arroz branco, farofa e a batata ralada.

Um domingo bem basileiro......

2 comentários:

Doce de Leite disse...

Oi, Fabrícia!
Pergunta: em qual rua fica esse mercado português? Tô loca pra comer um tutu de feijão... mas ainda não fiz porque não sei onde encontrar a farinha de mandioca aqui em Montreal!
Abraço,
Nívea

Fabrícia disse...

Oi Nivea,
Fica na St Denis .... bom infelizmente o nome não tenho em mente. Agora eu compro em outro mercado português também no Plateau que oferece uma gama enorme de produtos brasileiros. Vou verificar o nome e te encaminho por e-mail .... vou deixar meu e-mail para que fique mais facil: fabrirocha@gmail.com.
Beijos.