quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Couve-flor à la tunisienne .....

Essa couve-flor é uma delícia. É uma receita tunisiana que aprendi com a minha sogrita. A couve-flor é empanada e servida no molho tomate. Sempre achei que couve-flor combinava com molho branco mas estava redondamente enganada. Ela nasceu para o molho de tomate. O único inconveniente da receita é que tem uma pequena sessão fritura....mas é bem rapidinha. Não sou muito fã de frituras mas me rendo quando se trata desta couve-flor.

Para esta receita usei 1 couve-flor média cortada em bouquets. Cozinhei os bouquets no vapor até ficarem quase macios. Eles não podem ficar muito macios para não desmancharem no molho de tomate.
Preparei uma massinha para empanar os bouquets de couve-flor.
Massinha:
120g de farinha
2 ovos (separar a gema das claras )
180 ml de água gelada
2 colheres de azeite extra-virgem
sal e pimenta-do-reino
Em um recipiente misturei a farinha, o sal e a pimenta-do-reino. Em um prato fundo misturei as gemas com a água e bati levemente com um garfo. Incorporei a mistura à farinha e bati com um batedor de arame (fouet) até ficar bem lisinho. Adicionei o azeite e em seguida as claras em neve. Empanei os bouquets e fritei.

Enquanto isso, preparei um molho de tomate. Refoguei meia cebola ralada em duas colheres de azeite. Acrescentei 1 lata grande de pomodori pelati, folha de louro, sal, pimenta-do-reino, cominho e um pouco de harissa (pimenta tunisiana em pasta). Deixei o molho apurar por aproximadamente 20 minutos, bati no liquidificador e voltei ao fogo. Adicionei 1/4 de copo de leite com uma colher (café) de amido de milho ao molho para ficar mais grossinho. Sempre faço isso nos meus molhos de tomate.....costume. Coloquei os bouquets fritinhos no molho de tomate e deixei cozinhar por 15 minutos. Servi com orégano seco e mozzarella em pedaços. Fiz bastante molho de tomate pois a couve-flor absorve boa parte dele. O sabor é maravilhoso........ Está na minha listinha dos preferidos ........

Usei o pomodori em lata pois não tive tempo para preparar um delicioso molho de tomate caseiro. Estava no Brasil durante a estação dos tomates, que geralmente é em agosto. Este ano fiquei sem minhas conservas ......

3 comentários:

Ludmila Carvalho disse...

Oi Fabrícia, cheguei ao seu blog através do Chucrute com Salsicha. Também sou brasileira, também moro em Montréal e também adoro cozinhar!! Seu blog é uma delícia, meus parabéns. Beijos, Lud

Cris disse...

Oi Fabricia, ultimamente tenho feito couve-flor com uma receita que me conquistou e ela é frita também, acho que se chama manchurian dry. Bjs!

Gracy disse...

Olá Fabricia, tudo bem? adorei seu blog, realmente ele é uma delicia..
Quero convidar vc e suas leitoras a dar uma passadinha no meu.
http://cantinhodagracy.blogspot.com
começei ele hoje e espero que gostem.

Um abraço.....