segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Petits gâteaux aux dattes .....

Ontem, eu e a Gui, passamos a tarde cozinhando. Adoro quando ela tem um tempinho para cozinharmos juntas. O Mohamed ficou estudando e o Erasmo arrumando meus blogs. Merci Erasmo! Ao som de Luciano Bruno, decidimos testar uma receita de um livrinho que comprei semana passada. É um desses livros sem autor, mas as fotos sao incríveis e as receitas apetitosas. Comprei um de receitas de bolos, outro sobre quiches e tortas e um terceiro sobre batatas. A coleçao se chama Top Cuisine. Valeu à pena.......

Como tinha tâmaras na geladeira que sobraram de um jantar tunisiano que preparamos.......um bolo de tâmaras seria bem-vindo. Não tínhamos xarope de cana assim substituímos por mel. Usei creme de leite em lata e aproveitei uma dica do Olivier Anquier para deixá-lo com aparência de fresco: adicionei um pouco de leite e misturei com um fouet. Assamos em forminhas de muffin para servir individualmente. Ficou super saboroso e muito fofo........ Aprovadíssimo !!!!!


Mini-bolos de tâmaras

Ingredientes e modo de preparo da massa:

270 g de tâmaras sem caroço e picadinhas
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

60 g de manteiga (temperatura ambiente)

185 g de farinha

125 g de açúcar mascavo

1 colher cheia (sopa) de fermento em pó

2 ovos batidos

1- Colocar as tâmaras numa panela com 125 ml de água e levar ao fogo. Quando fever retirar do fogo, adicionar o bicarbonato e a manteiga. Mexer bem até a manteiga derreter.

2 - Misturar a farinha e o açúcar numa tigela grande. Adicionar a mistura de tâmaras, os ovos e misturar tudo com a ajuda da batedeira ou de um fouet.

3- Colocar o preparo nas forminhas para muffin e assar em forno préaquecido (180 graus celsius) por 20 minutos. Verificar se estao completamentamente assados antes de retirá-los do forno.

Cobertura:

90 g de manteiga (temperatura ambiente)

140 g de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de xarope de cana-de-açúcar

185 ml de creme-de-leite fresco

Levar todos os ingredientes ao fogo médio até levantar fervura. Abaixar o fogo, mexer por 2 minutos e desligar o fogo.
Desenformar os mini-bolos e fazer pequenos furinhos com um garfo. Colocar a cobertura ainda quente.

Um comentário:

Beatriz Belliard disse...

vou anotar esta receitinha !! bjs