sábado, 15 de dezembro de 2007

endívias .....

Essa receita de endívia fez parte do nosso cardápio no domingo passado. Todos os domingos seguimos a tradição do almoço dos vizinhos e preparamos um cardápio diferente à cada encontro. Os almoços, quase jantares são aqui em casa. Digo quase que jantares pois sempre almoçamos depois das 16:00h. A preguiça do domingo....... É sempre agradável estar em companhia dos queridos amigos e vizinhos Gui e Erasmo.
Essa receita é do Larousse: Les légumes du marché. Adoro endívia e quando vi esta receitinha maravilhosa fiquei encantada. Na minha versão da receita substituí o gruyère por emmental ralado. Fui fiel aos outros ingredientes da receita. Acredito que se possa substituir o mascarpone por creme de leite e o presunto de Parma por outro presunto defumado. Mas eles deram um sabor todo especial ao prato. Ficou super saborosa..... o sabor amargo da endívia fica bem acentuado e elas derretem na boca.

Endívias enroladas no presunto de Parma
Para 4 pessoas

- 50g de manteiga
- 4 endívias
- 250 ml de caldo de légumes ou de frango
- 4 fatias de presunto de Parma
- 80g de mascarpone
- 50g de fatias de gruyère bem finas
- sal e pimenta-do-reino moída na hora

1- Pré-aquecer o forno à 180°C. Untar um pyrex pequeno. Preparar as endívias retirando o cône que fica na base. É só cortar com uma faca.

2- Em uma frigideira derreter a manteiga e refogar as endívias durante 4 ou 5 minutos, virando-as de vez em quando. As folhas externas vão ficar quase transparentes.

3- Em uma panela colocar o caldo de légumes, as endívias, sal e pimenta. Deixar ferver e em seguida abaixar o fogo. Deixar as endívias por mais 4 ou 5 minutos. As endívias devem estar macias.

4- Retirar as endívias com a ajuda de uma escumadeira. Enrolar cada uma com uma fatia de presunto de Parma e colocá-las lado à lado no pyrex untado com manteiga.

5- Deixar o caldo de légumes reduzir pela metade (no fogo), desligar o fogo e adicionar o mascarpone. Misturar bem e acrescentar o molho às endívias. Colocar as fatias de queijo por cima e levar ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até que a superfície esteja bem dourada.

3 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Ola Fabricia, vim aqui conhecer seu blog, ja vi que vou amar, e ja estou te linkando ! Adorei as receitas ! bjs

Cris disse...

Que blog mais maneiro seus amigos tem, temos um ponto em comum, qualquer hora eu digo (offline), qual seu e-mail? Bjs!

Cris disse...

Ah, ficou faltando dizer que eu adoro endivias, não conheço muita gente que goste, eu sempre faço quando acho uma receita diferente, só para mim... :-)