domingo, 2 de março de 2008

salada de lulas grelhadas......

Estava louca de vontade de comer uma saladoca com lulas......... Vi uma super receitinha no livro "Cuisine Marrocaine", do Hassan M'Souli...... Comprei as lulas e estava pronta para começar a preparar a saladoca...........quando abri a gaveta da geladeira meu manjericão estava mal das pernas, o espinafre parecia sair de um filme de terror, nada de salsinha....e agora? O jeito foi improvisar mesmo........... Tinha lindas vagens, alguns tomates meia boca, um pé de alface americana, coentro fresco, queijo feta do Québec e um limão siciliano. Falando em limão, me recuso à comprar limão daqui para frente..........o preço está um absurdo.......chega à custar 1$ cada limão.......esse inverno ainda vai me matar....... Chega à dar um desanimo, uma tristeza......mas aguentarei firme ...... minha estação preferida chegará em breve. Primavera cadê você? A saladoca ficou supimpa...o maridoco adorou.

Vamos à saladoca para duas pessoas .....
- algumas vagens
- 3 tomates
- 20 anéis de lula (aproximadamente)
- alface americana (1/2 pé)
- queijo feta
- 2 colheres (sopa) de coentro fresco
- 1 colher (chá) de ervas de provence
- 1 colher (sopa) de páprika picante
- azeite extra-virgem
- aceto balsamico
-sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Preparo:
Segui a dica da Ana e levei minhas vagens no forno, embrulhadas no papel alumínio com uma pitadinha de sal. Deixei durante uns 10 minutinhos. Ficaram super macias.

Para aproveitar o forno coloquei 3 tomates para dar uma grelhadinha....deixei durante 15 minutinhos. Retirei os tomates do forno, retirei a pele, as sementes e cortei em cubinhos e dei uma refogada na frigideira.......

Num pilão coloquei o coentro fresco, a páprika picante, 1 colher (sopa) de azeite extra-virgem, as ervas de provence (tomilho + orégano + manjericão + alecrim + manjerona + segurelha), sal e pimenta-do-reino moída na hora........amassei tudinho e reservei. Temperei os anéis de lula com essa misturinha. Numa frigideira aqueci duas colheres (sopa) de azeite e coloquei os anéis de lula. Deixei 3 minutinhos de cada lado. Depois levei os anéis de lula ao forno para dar uma grelhada por aproximadamente 10 minutinhos.

Montei os pratos individualmente: coloquei o alface, os tomates, as vagens, os anéis de lula e o queijo feta cortado em cubinhos. Reguei azeite, aceto balsamico, limão, sal et voilà.........comemos tudinho....

15 comentários:

Odete disse...

O improviso deu certo hein! Adoro lulas. Tomara que a primevera chegue logo por ai. beijo

Laurinha disse...

Muuuuuuuito boa, muuuuuuuuuito boa!
Beijinhos,

Marcia disse...

Linda, e com certeza deliciosa! Meu filho e meu marido vão amar. Parabéns por publicar mais uma receita tão gostosa! Bjs

Ana Canuto disse...

Ah, se eu pudesse te mandava um monte de manjericão.

Aguente firme, se servir de consolo pense nos esquimós.

Um beijo querida.

Filipa disse...

Fabrícia adoro as tuas saladas, sempre tão bonitas e originais e super saudáveis. Uma maravilha!

Beijinhos

Vera disse...

Hummmm, amo lulas de montão,
esta salada está maravilhosa!
Bjo
Vera

Luciana Macêdo disse...

Que salada divina! Leve bastante apetitosa. Bjs!

Suzana Parreira disse...

Belo improviso! Curiosamente, o meu almoço hoje (num restaurante muito engraçado) foi muito parecido com a sua salada.

Bj

Leila disse...

ontem mesmo comemos lula e polvo grelhadinho. gostoso ne?
beijinhos

anna disse...

A tua saladinha está um verdadeiro apetite... quem me dera apanhá-la por aqui!
Beijos.

nieves disse...

Estupendo blog de cocina. Te felicito. Coincidimos en el gusto por la fotografía y la cocina. Con tu permiso, te seguiré visitando.

Saludos.

Cris disse...

Nossa 1$ cada limão? E aqui está perdendo... eu comeria esta saladinha de olhos fechados, parece divina, estou rindo com sua descrição da gaveta da geladeira, hehe.

Beatriz Belliard disse...

supimpa mesmo ! bjs

Iliane disse...

amei..amei..amo lulas..e..amo tudo que tem nessa receita!!bom demais..bjus

Abel Pascoal Pinto disse...

Olá Fab, daki Lisboa. Gostei da tua receita, mas fikei com uma dúvida, já k escreveste em Brasileiro e não entendi o k são vagens...mi isplike, tá? ( Como diria o Jô... desculpe a ignorância do macaco... beijinhos !!!