domingo, 3 de fevereiro de 2008

kefta com couscous e feta ...

Outro dia o maridoco apareceu em casa com uma surpresinha. Era um lindo livro de receitas marroquinas. Nem preciso dizer que amei ...... li o livro todinho no mesmo dia e me encantei com as receitas. O livro intitulado “Cuisine Marocaine” é do chef Hassan M’Souli. O Hassan é proprietário de um restaurante em Sydney, o Out of Africa. Gostei tanto do meu presente que no mesmo dia coloquei em prática uma das receitas do livro.

Como adoro kefta, queijo feta e azeitonas pretas não hesitei na escolha. Acompanhei a kefta com couscous. Não usei 1kg de carne como pedia a receita original pois estava sozinha e era carne demais. Também optei por não colocar alho na carne e substituí a salsinha fresca por coentro fresco. No lugar da páprica doce usei páprica picante. Apesar de longa, a receita não é nada complicada ... é bem simples e muito saborosa.

Preparei o couscous da seguinte maneira:
Numa panela fervi água com um pouco de sal. Num recipiente (pirex) coloquei uma xícara de sêmola de couscous e acrescentei água suficiente para hidratar a sêmola. Cobri com um pano e aguardei até a sêmola absorver toda a água. Ela deve ficar bem molinha. Salguei, coloquei 1 colher de manteiga e reguei azeite. Cuidado para não colocar água demais e virar uma papa. O ideal é seguir a recomendação que normalmente vem na embalagem do produto. No Brasil recomendo a sêmola da marca Ferrero. É gostosa e prática. Também podemos preparar a sêmola no vapor. Para isso é recomendável o uso de uma panela própria para o preparar couscous.

Kefta – receita original
1 kg de carne moída (boi ralado)
4 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
1 colher (sopa) de pimentão vermelho picadinho
1 colher (sopa) de cúrcuma em pó
2 colheres (sopa) de páprica doce
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
1 colher (sopa) de coentro em pó
1 colher (sopa) de cominho em pó
Sal à gosto
Salsinha à gosto
Suco de meio limão

Misturar todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Colocar a carne em palitinhos para churrasco e assar. Optei por grelhar no George Foreman.
Servir as keftas com o couscous, azeitonas pretas semi-secas e queijo feta.
Para dar mais sabor ao prato reguei azeite e um pouco de harissa diluída em água. Ficou delicioso ....... pelo menos eu comi tudinho.

8 comentários:

Elaine disse...

Fá,
Realmente ficou uma delícia...
você anda me deixando mal acostumada...rs!
Bjs
Gui

Sylvia disse...

Gosto muito da cozinha marroquina, que belo presente e que prato maravilhoso.
Beijos

Filipa disse...

Que belo presente o do maridão, não fabrícia?
O prato ficou com uma cara deliciosa.
Beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Adorei a tua receitinha devia estar maravilhosa um beijo. Natércia...

Natércia Ramalho disse...

Fabrícia desculpa eu copiei a foto que tens para te adicionar no meu blogo depois vi o que dizias não queres eu tiro sim querida diz logo se não responderes eu tiro um beijo. Natércia...

Mari disse...

Que tudo, heim.

anna disse...

Obrigada pela visita ao meu blog e pela simpatia do comentário.
Agora vim eu à descoerta do teu espaço, t
ao simpático...
Beijinhos.

Unknown disse...

Oi, assistindo o programa cardápios do mundo no universal channel me apaixonei pela comida marroquina. Gostaria de uma dica de lugares onde encontro o tajine(recipiente de barro). Moro em São Paulo. Obrigada. Nadir. E-mail: anitaoliva@globo.com