segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

bolo de fubá da mamãe ultra mega delicioso .....

Nada como um bolo de fubá para animar esta tarde de inverno rigoroso que faz aqui nessa terra.......ainda mais se for com sementinhas de erva-doce. Esse bolo é uma carta na manga pois sempre acerto...... é aquela receitinha da mamãe que farei a vida inteira e sempre me trará boas lembranças. Para mim é uma receita muito especial ........ Uma delícia quando acompanhado de uma bela xícara de café ou de uma boa taça de chá.......estou saboreando uma fatia nesse exato momento com uma enorme xícara de chá de baunilha......delicioso. Façam pois é muito, muito bom mesmo ....

Bolo de fubá com sementes de erva-doce ( receita da mamãe)
- 1 xícara de fubá
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de óleo
- 2 xícaras de açúcar
- 4 ovos (separar as gemas da clara)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
- açúcar de baunilha para decorar

Colocar o fubá num recipiente fundo e reservar. Ferver o leite e misturar com o fubá até obter uma massa homogênea. Acrescentar o óleo e bater com um batedor elétrico. Em seguida acrescentar as 4 gemas, o açúcar e bater. Acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó e bater. Adicionar as sementes de erva-doce e misturar com uma colher de pau. Num outro recipiente, bater as claras em neve. Incorporar as claras delicadamente à mistura com uma colher de pau. Untar uma assadeira redonda e levar ao forno pré-aquecido à 180°C por aproximadamente 35 minutos. O bolo cresce e fica bem coradinho. Esperar esfriar para desenformar e decorar com açúcar de baunilha. Delicioso para todos os dias ......

12 comentários:

Odete disse...

Acho que estamos sincronizadas com os bolos,hein! Como voce disse, uma fatia de bolo com cafe ou cha arriba os animos no inospito inverno. Adoro bolo de fuba com erva-doce mas o hubby nao!!! bjs

Isabel de Miranda disse...

Bolo da mamãe só pode ser bom.Receita guardada...beijinhos dices

Isabel Salvador disse...

k belo bolinho e da mamãe melhor ainda........bjokitas grandes

Filipa disse...

Para mim podem ser duas fatias e uma chávena desse chá de baunilha que deve ser uma delícia também :-)
Bolinho da mãe é sempre tudo de bom, ficou lindo!
Beijinhos

Marizé disse...

Eu gosto muito de usar sementes nas receitas, este bolinho conquistou-me.

Beijocas

Eli disse...

Eu gosto tanto de bolo de fubá que como até no calor escaldante aqui do brasil, lindo ficou seu bolo e a foto uma perfeição!

Anônimo disse...

Vou experimentar.
Deve ser muito bom! Uma delicia!
Obrigado.
bjinhos.Pedro

Fabrícia disse...

Odete...verdade....oh pena que ele não gosta das sementinhas e que maravilha que adoramos.

Isabel mamãe é mamãe...tudo é gostoso.

Belinha.... sempre o da mamãe é o melhor....

Filipa...pode deixar que te mando pelo correio.....corre o risco de chegar congelado.....ahaha

Marizé....que delícia que foi conquistada por esta gostosura.

Eliana..idem para mim...não importa a T°C....uma delícia.

Pedro experimenta sim que não vai se arrepender.

laila radice disse...

eu sou louca por bolo de fuba e tacho obrigatorio a inclusão de erva doce! tem q ter pq é bom d+!!!as fotos estão um desbunde! bjos

Marcia disse...

Bolinho de mãe é tudo de bom! Vou fazer para o meu marido... Bjs

Cris disse...

Para mim não tem nada mais gostoso que bolo de mãe! É reconfortante, traz boas lembranças e além do mais, é sempre feito especialmente para nós!

Marcia disse...

Ahá!Achei a receita do bolo delicioso de fubá! É este mesmo, né Fá?
huum, vou fazer assim que comprar fubá! :)
Beijinhos