sábado, 16 de fevereiro de 2008

feijoada e afins.....

No sábado passado minha querida amiga Gui fez uma feijoada para comemorar seu aniversário. Claro que quando o assunto é cozinha me ofereci logo para ajudar.....e ela aceitou com muito carinho. Na sexta preparamos os petiscos e no sábado a feijoada. Mais uma vez fui a ajudante....assim como no aniversário do maridoco. Tudo ficou perfeito.....uma delícia mesmo. Nos divertimos muito....foi um dia muito agradável.
Como petisco fizemos tomatinho cereja recheado com couscous e queijo feta, mini casquinhas de sorvete recheadas com amendoin e milho frito, azeitona semi-seca com azeite e ervas finas e salaminho...... O almoço dispensou a entrada pois a feijoada já é uma refeição dos deuses. Como prato principal tivemos a saborosa feijoada acompanhada de arroz branco, farofa com bacon, torresmo, laranja e couve refogadinha. Tudo regado à batidinha de coco e caipirinha, preparadas pelo querido Humberto. As sobremesas estavam supimpas: bolo prestígio da Gui e sorvetão. A receita do sorvetão é muito antiga e muitos devem conhecer.....mas fazia tanto tempo que não comia que deu aquela vontade louca. Sucesso absoluto...tudo perfeito e a aniversariante ficou feliz da vida.......ela caprichou no preparo da feijoada.....muito carinho.

A feijoada .................
- 1 kg de feijão preto (deixar de molho na véspera)
- 4 linguiças peperoni em rodelas
- 4 linguiças italianas picantes em rodelas
- 1 kg de lombo de porco em cubos
- 500 g de costela de porco
- 200 g de bacon
- 2 caldos em cubo sabor feijão com bacon
- 2 folhas de louro
- pimenta calabresa
- tabil (tempero tunisiano)
- pimenta-do-reino
- sal
-harissa em pó

Refogar 1 cebola em 4 colheres de azeite. Em seguida fritar o bacon. Acrescentar o feijão, dar uma refogadinha e adicionar água suficiente para cobrir o feijão passando 4 dedos. Colocar os temperos: louro, caldo em cubo, pimentas, sal, tabil, harissa. Refogar a costela de porco e o lombo levemente, 1 minuto de cada lado. Deixar o feijão cozinhar durante 30 minutos e acrescentar as carnes. Depois de aproximadamente 30 minutos acrescentar as linguiças e corrigir o sal. Se necessário acrescentar mais água na feijoada. Deixar mais 45 minutos, verificar se o feijão está bem cozidinho........desligar e se deliciar. Cuidado para não grudar no fundo da panela. O ideal é preparar uma panela de ferro....... Quem gostar pode colocar orelha de porco, rabo, entre outros. Bom apetite ......

7 comentários:

Anônimo disse...

Amo feijão e essa feijoada está com um cara ótima!!! Também deixo de molho na véspera!!!

Beijão, adoro esse cantinho sempre estou passando por aqui!!!

Filipa disse...

Fabrícia, que feijoada apetitosa... Adorei!!
Passa no meu blog, atribui-te um prémio :-)

Beijinhos

Natural Naturalmente disse...

Não sei onde devo posta o elogio, na foto do seu super dog, nos tomatinhos, ou aqui.

Desde sempre a feijoada é um prato das festas aqui de casa, eu adoro.

Os tomates cereja ficam optimos com quase tudo, mas a sua receita tá o maximo.

O meu cão tambem, adora dormir em qualquer lugar, mas de preferencia bem pertinho de nós..

Boa Semana

Márcia

Cláudia disse...

Eu adoro feijoada, ontem mesmo disso ao meu maridoco* que estava com vontade de comer, mesmo no calor.... que coincidência!

bjs



* depois eu pago os direitos autorais que são seus!

anna disse...

Esta feijoada está de fazer perder a cabeça... que coisa maravilhosa!
Beijinhos.

Cris disse...

Hummmmmmmm, que delícia, adorei esta feijoada adaptada, ainda mais que leva minha pimentinha predileta...

Natércia Ramalho disse...

Fabricia que maravilha de feijoada eu adoro um beijo. Natércia...