quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

harira ......

Simplesmente adoro harira. A harira é uma sopinha supimpa que está sempre presente nos meus jantares. A primeira vez que provei foi na casa da cunhadoca.......comecei pela versão tunisiana. A harira tunisiana difere um pouco dessa harira marroquina....ambas são deliciosas e seria um crime dizer que uma é melhor que a outra. Na verdade mesmo na culinária marroquina existem diferentes maneiras de se preparar a harira. Qualquer dia desses publicarei a versão tunisiana por aqui ....hoje fico com a versão marroquina que fiz esta semana. A receita é da mãe de um colega marroquino que me cedeu gentilmente a receitinha da família. Claro que não sobrou nadinha......

HARIRA marroquina
250 g carne em cubo
150 g de lentilhas (usei a variedade du Puy)
150 g de grão-de-bico
400 g de tomates pelados em lata
2 colhere (sopa) de extrato de tomate
3 limões cortados em quatro
1 cebola grande cortadinha
um punhado de coentro fresco picadinho
1 colher (sopa) de salsinha fresca picadinha
1 colher (café) de cúrcuma em pó
1 pitada de açafrão em pó
1/2 colhere (café) de cominho em pó
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
100 g de farinha peneirada + 300 ml de água à temperatura ambiente
1 bom punhado de macarrão cabelo de anjo
Sal et pimenta-do-reino à gosto
2 litros de água fervente

Preparo
Numa panela de fundo grosso aquecer o azeite e acrescentar a carne em cubinhos, o cúrcuma, o açafrão, o coentro fresco , a salsinha e a cebola picadinha. Mexer durante 5 minutos. Adicionar um copo de água e mexer por mais 10 minutos em fogo baixo. Acrescentar os dois litros de água fervente.
Lavar as lentilhas em água fria e acrescentar à sopa juntamente com o grão-de-bico. Deixar cozinhar durante aproximadamente 50 minutos em fogo médio.
No liquidificador, bater os tomates pelados juntamente com o extrato de tomate, um pouquinho de água quente e o cominho. Adicionar essa mistura à sopa. Deixar cozinhar por mais 20 minutos. Verificar se a lentilha e o grão-de-bico estão bem cozidos....caso não estejam deixar mais um pouquinho.
Misturar bem a farinha com a água. Se formar grumos é melhor coar. Adicionar essa mistura à sopa e mexer delicadamente com uma colher de pau para não formar os indesejáveis grumos.
Acrescentar o macarrão e deixar cozinhar por mais 10 minutos mexendo delicadamente. Fica ligeiramente grossinha......(a harira não pode ficar muito grossa). Servir bem quente com o limão......divina.

9 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Fabricia deve ficar uma maravilha tudo o que é de comer eu gosto um beijo. Natércia:))

Marizé disse...

Fabricia eu adoro estas suas receitas internacionais, vou guardando todas.
Esta sopa está de cair de costas! he, he, he...

Beijocas

Filipa disse...

Não conhecia esta receita, mas gostei logo de caras e vou tomar nota.
Concordo com a Marizé, adoro estas receitas internacionais com que nos presenteias.

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Esta "sopinha" é novidade para mim. Deve ser bastante saborosa. Daqui alguns dias,quando o tempo refrescar vou experimentar.
Bjs!

Anônimo disse...

Até deu uma 'saudadezinha' do inverno, eu amo sopa...

Beijinhos

Odete disse...

Tenho uma quedaça por especiarias. Esta sopa ia cair muito bem para um dia como hoje, chuvoso e frio.
beijo p/ ti e bom fim de semana!

Suzana Parreira disse...

Fabricia, essa sopa deve ser de comer e chorar por mais! Quase consigo imaginar o cheiro fantástico das especiarias. Já anotei esta e fico a aguardar a outra versão. :)

Bj grande

Beatriz Belliard disse...

vale uma refeiçao esta sopa ! adoro ! bjs

Cláudia disse...

Fabrícia, que vontade de tomar uma sopa, ainda mais essa que vai lentilha e grão de bico que eu adoro, sem falar nas especiarias? E o caldo da carne? Isto sim é uma sopa! Não é sopinha...

Aguardo a versão tunisiana.

Ah, uma perguntinha, aqui no Brasil só conheço um tipo de lentilha, aquela meio verde meio marrom, este variedade que falou como é? que se tem nome em português, qual é?

bjs