quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Yo-yo .....

Fazia algum tempo que queria postar essa receitinha aqui. É mais uma das gostosuras da cozinha tunisiana que aprendi a fazer e que me conquistou. É simplesmente supimpa......Tem uma pequena sessão fritura mas posso garantir que o cheirinho da calda de água de flor de laranjeira deixa o ambiente super perfumado. Fazemos sempre à olho até dar o ponto da massa..........mas consegui medir tudinho e voilà. Os da foto cresceram horrores..........por isso ficaram assim gordinhos. Bom demais........no café da tarde, da manhã, como sobremesa, com uma xícara de café......não importa a hora ..... sempre é bom.

Yo-yo - cozinha tunisiana

Ingredientes massa
- 4 ovos
- 4 colheres sopa de óleo
- 4 colheres (sopa) de suco de laranja
- raspas de 1 laranja
- 40 g de açúcar
- 10 g de açúcar de baunilha
- 375 g de farinha de trigo
- 12 g de fermento em pó
Para a calda :
- 200 g de açúcar
- 1/2 limão espremido
- 200 ml de água
- 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Óleo para fritar ......

Preparo :
Bater os ovos com o óleo, as raspas da laranja, o suco de laranja e o açúcar. Num outro recipiente peneirar a farinha e o fermento e ir adicionando aos poucos à mistura de ovos batidos até obter uma massa firme. Deixar descansar por 30 minutos.

Enquanto isso levar à calda no fogo até levantar fervura. Depois que ferveu, deixar mais 5 minutinhos e desligar. Reservar bem tampada para não esfriar.

Numa frigideira funda aquecer o óleo à 180°C . Modelar bolinhas com a massa, dar uma apertadinha com a palma da mão e fazer um buraquinho no meio. Forrar um prato com papel absorvente e fritar os yo-yo por aproximadamente 2-3 minutos de cada lado....até ficarem douradinhos.

Fazer furinhos com um palitinho nos yo-yos e mergulhar na calda quente. Servir imediatamente....claro que não sobra nadinha.

11 comentários:

Marizé disse...

Fabricia minha amiga, isso eu vou fazer pode ter a certeza!

Embora tente evitar os fritos, os bolinhos fritos tipo sonhos ou filhós eu não consigo resistir.

Beijocas

Filipa disse...

Fabrícia ADOREI esta receita, já anotei e vou fazer com certeza!
Estão mesmo lindos!

Beijinhos

Fabrícia disse...

Querida Marizé....tb evito frituras mas a couve-flor no molho e este bolinho não resisto...assim como os deliciosos sonhos.
Bjcas.

Filipa....faça que vai amar....Bjcas.

Luciana Macêdo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Macêdo disse...

Amiga, esta delícia com o meu cafezinho é de viver. Simplesmente adoro! A foto não abriu, mas dá para imaginar e a vontade aumenta ainda mais.

Você me contou que morou aqui. Vim para cá quando me casei, há 27 anos. Gosto daqui mas já gostei mais. Acho que é a falta que sinto dos meus pais e irmãs. Vamos ficando mais velhos e a saudade fica mais doída. Enfim, vamos em frente.
Bjs!

laila radice disse...

adorei o nome!! e td o resto..rs!!

parace otima!!

bjs

Natural Naturalmente disse...

Os teus yo-yo estão super apetitosos, ja anotei.
Só preciso de uma explicação, a água da flor de laranjeira é comprada, ou é feita em casa?
Um beijinho
Márcia

Laurinha disse...

Fabricia-do-ceu, que delícia isto!!! menina, eu quero!!

Beijinhos,

Cris disse...

Hum, deve ter este nome porque a mão não para de entrar e sair do prato, pela descrição é um bolinho de chuva aprimorado, ai ai ai parece muito bom, e esta calda... hummmmmmmm

Odete disse...

Seus bolinhos estao lindos.Uma receitinha nova para usar a agua de flor de laranjeira, adoro! bjs

Betechef disse...

Que lindos, fabricia!
Assim não dá pra resistir,vou ser obrigada fazer. Fiquei com água na boca, o pior de tudo é que não possso comer frituras, meu colesterol está sempre alto.
O bom é que tenho duasbocas nervosas aqui emcasa que dão conta
do recado rapidinho.
bjs!