sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

sorvetão .....

Essa é uma receita que faz sucesso absoluto ...... é uma receita bem antiga .... me recordo que minha mãe fazia quando era ainda uma garotinha. É a primeira receita do caderninho que ganhei da mamãe anos atrás. Infelizmente não deu tempo de tirar uma bela foto mas posso garantir que não tem como se arrepender.....é uma delícia. Fiz para o aniversário da querida Gui e não sobrou nadinha....... Aproveitei e testei a versão da calda de caramelo do livro "Mon cours de cuisine: La pâtisserie"........ nunca acerto fazer a calda de caramelo (acho que tenho problema...coitada) mas desta vez ficou impecável. Aprovadíssima....
Prometo que da próxima vez que fizer o sorvetão coloco uma bela foto aqui para ilustrar a receitinha......divina !!!!
Calda de caramelo
- 100 g de açúcar
- 30 ml de água
Numa panela de fundo grosso misturar o açúcar e o caramelo. Levar ao fogo baixo e misturar com um fouet até o açúcar dissolver por completo. Deixar ferver e não tocar mais na panela até que o caramelo fique douradinho. Retirar do fogo, colocar o fundo da panela por alguns segundos em contato com água fria. Utilisar imediatamente.
Sorvetão.....
Fazer a calda de caramelo e colocar numa forma com buraco no meio (forma para pudim). Fazer uma outra calda com 9 colheres (sopa) de água e 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó e colocar sobre a calda de caramelo. Levar a forma ao congelador durante 1 hora.
Primeiro creme: 2 gemas, 1 lata de leite condensado, suas vezes a medida da lata de leite condensado de leite. Misture tudo e leve ao fogo até engrossar.
Segundo creme: Bater 3 claras em neve. depois de bem firme acrescentar 6 colheres (sopa) de açúcar, bater bem. Acrescentar 1 lata de creme de leite e misturar delicadamente.
Misturar os dois cremes, colocar na forma reservada no congelador e cobrir com papel filme. deixar no congelador até o dia seguinte e desenformar no momento de servir.

5 comentários:

Beatriz Belliard disse...

acho que este sorvetao vai fazer sucesso aqui ! bjs

Laurinha disse...

Tb tenho uma receita destas, antiiiiiiiiga, quasiquasi igual... fica ótima mesmo!!

Beijinhos,

Luciana Macêdo disse...

Esta é uma sobremesa que sempre faz sucesso. Também costumo fazer e é muito boa mesmo.
Bom final de semana com muito sossego.
Bjs!

Anônimo disse...

Eu também tenho esta receita que a família ama de paixão...tenho até histórias engraçadas sobre ela...aqui chamamos Pudim de sorvete e brigamos de tapa por cada pedacinho...risos.
Beijos

Cláudia disse...

Assim como Laurinha(até comentamos uma vez, quando fiz um doce gelado), também tenho uma receita antiga da minha mãe, praticamente idêntica, tão simples e tão deliciosa! Super gelada!


bjs