terça-feira, 11 de março de 2008

uma delícia do Québec ......

O pouding-chômeur é uma especialidade do Québec.......é uma das delícias que fazem parte do cardápio da Cabane à sucre. Como está aberta a temporada do sirop d'érable (maple syrup) resolvi fazer a receitinha....... A temporada da Cabane à sucre vai de março à abril. O pouding-chômeur é uma sobremesa que não pode faltar no menu das tradicionais Cabane à sucre onde o érable predomina na grande maioria dos pratos servidos. Para terem uma idéia fazem até ovos no sirop d'érable. Durante todo o mês de março tentarei reproduzir algumas das receitas servidas nas Cabanes...... A Cabane à sucre é um local onde vamos para dançar, ouvir música típica e comer maravilhas preparadas com érable. Além de tudo isso algumas érablières oferecem passeio à cavalo, visita ao galpão onde processam o sirop, visita à plantação e também vendem os produtos locais fabricados com sua produção érable. Já falei sobre o érable (maple) aqui e aqui. Estamos planejando ir à uma Cabane à sucre no próximo final de semana......... que maravilha...... A receita é do site do programa "À la di Stasio"...... já falei do programa aqui. Fiz a receitoca hoje e optei por fazer metade da receita.....mesmo assim rendeu 5 ramequins. A receita original diz para deixar 30 minutos no forno mas meu pouding levou 20 minutos para ficar pronto. O pouding-chômeur é uma sobremesa bem doce.......mas vale à pena experimentar....... muita tradição no meio de todas essas calorias...... Eu adoro !!!!!
pouding-chômeur
- 540 ml de sirop d’érable (1 lata)
- 540 ml de crème fraîche (usei creme de leite misturado com duas colheres de leite)
- 125 ml (1/2 xícara) de manteiga à temperatura ambiente
- 250 ml (1 xícara) de açúcar (usei açúcar mascavo)
- 2 ovos
- 500 ml (2 xícaras) de farinha
- 10 ml (2 c. chá)) de fermento em pó
- uma pitada de sal
- 125 ml (1/2 xícara) de leite
Pré-aquecer o forno à 200°C (400 °F).
Numa panela de fundo grosso, ferver sirop d’érable com o creme e ficar de olho para evitar que transborde. Deixar ferver de 3 à 4 minutos e retirar do fogo. Reservar.
Bater a manteiga e o açúcar na batedeira. Acrescentar os ovos e bater por aproximadamente 2 minutos. Misturar a farinha, o fermento e o sal. Incorporar os ingredientes secos à mistura de ovos alternando com o leite.
Colocar o preparo num recipiente retangular de 32 X 23 cm ( 13 X 9 po). Cobrir o preparo com a mistura de sirop d’érable e creme e assar por aproximadamente 30 minutos.
Dica: Também podemos assar o pouding em pequenas forminhas individuais. Podemos também colocar algumas framboesas frescas nas forminhas antes de despejar a mistura de sirop d'érable com creme. Amusé vous ......

17 comentários:

Suzana Parreira disse...

Nunca provei essa delícia e tem realmente um aspecto maravilhoso! Infelizmente por aqui maple syrup só em sonhos. Imagino que se eu substituir por mel diluído o sabor não fique nem parecido... Enfim, tenho de ir ao Quebec! ;)

Bj

Marizé disse...

Amiga, este pudim está a chamar por mim, que maravilha!

Estou aqui sem folego à espera de mais receitas com esse precioso elixir.

Beijocas

Isabel (pipoka) disse...

Pode ser que consiga encontrar o maple syrup, pois esta receita deixou-me encantada!

bjs

laila radice disse...

e vou ficar sonhando com esse maravilhoso pudim...pq só em sonho conseguirei o xarope em matao(ahaha), mas quem sabe em sp ano em animo a caçar!! bjao

Filipa disse...

Eu vou ter que ficar a sonhar com esse pudim e com o maple syrup, por aqui não há mesmo...

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Receita para o futuro, que espero não esteja muito distante.
Parece mesmo delicioso.
Bjs!

Anônimo disse...

Hum... deu água na boca essa "Delícia"!!!!

Odete disse...

Descobri as delicias feitas do maple na epoca que morei em Vermont, pertinho do Canada. Tive oportunidade de ver como eh extraido e depois transformado nas sugarhouses.
Bem, naquela epoca eu nao cozinhava, mas agora ja posso ate arriscar com sua receitinha. Alem do que adoro pudins.
bjs

Marcia disse...

Fa, acho que estou apaixonada por esta sobremesa! ;D Bjs

Marina disse...

Ai que saudade desse docinho maravilhoso!!!!!
adorei! já adoçou meu dia!
beijocas

Laurinha disse...

adorei conhecer, não faço idéia do sabor... mas que parece tentador, ah parece!
Beijinhos,

Leila disse...

estou super curiosa com esse doce. nao tenho a minima ideia de como deve ser o gostp.
beijinhos

nieves disse...

Qué pena, desconozco el sirope d'erable. Este puding tiene un aspecto extraordinario. Buscaré un buen traductor, para comprender bien la receta.

Un beso.

Natércia Ramalho disse...

Querida eu digo como as outras amigas só mesmo em sonhos deve ser uma maravilha um beijo. Natércia:))

Jen of MadeByGirl disse...

esta RICO'!
I'd love to try this recipe....looks so good! : )


Jen Ramos
'100% Recycled DESIGNER Cards'
www.madebygirl.com

Cris disse...

Com suas receitas e este charme francês misturado ao texto dá vontade de começar a aprender francês! Já falei né, você nos leva a um mundo encantado de sonhos...

Simone Izumi disse...

Hullo...tudo jóia?
Fabrícia, vou pedir para o meu irmao me mandar algumas coisinhas por uma pessoa que está passando uma temporada aí e gostaria de saber qual marca de maple syrup vc acha gostosa . Queria muito fuçar sites de mercados locais daí. Vc conhece algum?
Merci!
si